Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a quarta de cinco aulas sobre o papel do inglês na produção científica. Desta vez, os alunos deverão ouvir detalhes específicos em um vídeo. Apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles deverão assistir a uma Ted Talk para extrair informações.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que assistam o que está sendo discutido.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide do context e discuta as imagens com a turma. Em seguida, converse com a turma sobre o vídeo que assistiram e peça para que façam o link com a discussão da aula. Caso deseje, passe o vídeo novamente e peça aos alunos para que o resumam em uma frase.
Apresente o segundo slide do input e discuta a questão com os alunos. Você pode dividi-los em grupos para que conversem entre si ou abrir uma discussão geral.
Passe o vídeo para os alunos e peça para que anotem as ideias principais e os detalhes que as apóiam, como sugerido no terceiro slide do input. Caso necessite de ajuda para identificar o que é uma main idea, assista ao vídeo (disponível aqui) disponibilizado na lesson.
Você pode deixar o jogo (disponível aqui) sugerido no input como atividade extra para a turma, a ser feita assincronamente.
Output
Assincronamente, você pode dividir os alunos em grupos e pedir para discutirem as questões do output. Compartilhe com a turma o slide e peça para que gravem um vídeo ou um áudio resumindo as ideias do grupo e enviem para você.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais foram as dificuldades encontradas pela turma. Como tarefa extra, compartilhe o worksheet (disponível aqui) e peça aos alunos para criarem um pequeno parágrafo contando sobre o que aprenderam na lesson.
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos para fazerem uma sondagem de quais cientistas do sexo feminino eles conhecem. Peça aos alunos para coletarem os resultados e compartilharem com o grupo. Você pode criar um mural no FlipGrid ou no Padlet com os resultados.
Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre
Código: ING9_03UND04
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
AULA 02
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 12
AULA 13
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes