12494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Discordar em debates

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Discordar em debates

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
Para compartilhar as produções (no caso desta aula, a diagramação do roteiro do debate), usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, Kahoot ou Mentimeter.

Context
Envie, via Whatsapp, a imagem do Context e faça a seguinte pergunta para ser respondida por todos em um mural no Google Docs, ou Padlet.
- Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why?
Neste documento do Google Docs, coloque uma mensagem comunicando o objetivo da aula, que está no slide 3 do plano.

Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Lembre-se de manter em mente a expectativa de resultado para esta atividade: que os alunos opinem sobre o tema de corporal punishment e relatem dados de uma pesquisa.

Envie, via Whatsapp, o segundo slide do Input, (o que tem a atividade para os alunos). E peça para fazerem a atividade e aguardarem a continuação dela no dia seguinte.
No dia seguinte, envie o primeiro slide do input (com o texto) e as perguntas. Diga que eles podem se organizar para responderem às perguntas em pares. Oriente que as opiniões das respostas irão ajudar para o momento síncrono no output.
Marque um momento síncrono com eles para o output. 

Output (aula síncrona)
Tempo sugerido: 15 minutos
Projete o slide do output e diga:
- Today, we are going to share your opinion about the ideias you watched in the video.

Primeiramente, faça em formato de enquete (via Mentimeter ou Google Forms): projete cada afirmação que está no slide e pergunte: "do you agree, yes or no"?

Peça para os alunos votarem por meio do celular deles. Vá compartilhando as respostas (o gráfico da resposta) que está na tela do seu computador.

Após este momento, leia uma afirmação em voz alta e peça para os alunos expressarem a opinião deles, falando uma das frases (da lista, ou outras) que melhor representa o que pensam.
Após isso, você pode colocar outras perguntas/afirmativas sobre algo que está acontecendo neste momento para saber a opinião deles.

Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos

Projete o slide de feedback.
Trabalhe com os alunos os conteúdos que foram adicionados na tabela. Projete a sua tela com a tabela aberta e veja possíveis dúvidas. Forneça feedback sobre as idéias e trabalhe com eles o conteúdo do slide. Se for o caso, você pode, rapidamente, relembrar algumas das maneiras de concordar com alguém. Relembre que eles estão vendo os passos para um debate e que esta linguagem será útil para conduzi-lo.

Convite às famílias
Diga aos alunos para perguntarem às famílias (pais, avós, tios etc.) como era o tipo de punição que recebiam quando crianças, como era a punição nas escolas e como acham que deve ser hoje. Peça para eles relatarem a opinião de, pelo menos, um membro da família durante o momento síncrono.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND04

(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas