12491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Justificar opiniões

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Justificar opiniões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Compartilhamento de vídeos: FlipGrid, Google Docs ou Whatapp.

Optativas:
- Google Classroom, Padlet ou Moodle.
- Redes sociais.
- Google Forms.

Context
Compartilhe a imagem do context junto com uma pergunta diferente (das orientações) para cada dupla. Solicite que as duplas discutam as respostas via Whatsapp ou outro meio de interação síncrona. Compartilhe as perguntas prévias sobre o vídeo e a ficha de atividades. Oriente os estudantes a realizarem a atividade 1 enquanto assistem ao vídeo. Se achar necessário, compartilhe também a transcrição.

Input
No encontro síncrono, peça para um estudante de cada dupla expor o que discutiu sobre a imagem e a pergunta que recebeu. Conduza a discussão para que as duplas complementem as respostas umas das outras. Retome a atividade 1 e corrija.

Output
Realize a apresentação da tabela conforme as orientações.

Mostre a atividade 2 da ficha e divida os alunos em duplas ou trios. Oriente para que preencham a tabela e gravem um vídeo de até 2 minutos com a análise de um filme, conforme as orientações. O vídeo pode ser compartilhado via Whatsapp, postado no FlipGrid ou no Google Drive. Caso a turma ou a escola tenha uma página, você pode convidar os alunos a compartilharem os vídeos nessas redes, criando coletivamente uma hashtag para a proposta.

Feedback
Estimule o feedback colaborativo: peça aos estudantes que comentem os vídeos dos colegas, postando comentários na rede utilizada para o compartilhamento.

No próximo encontro síncrono, retome as aprendizagens e leia o slide final. Exiba os slides das aulas seguinte (link para o debate). Comece com o jogo do context. Em vez de realizá-lo de modo síncrono, crie um Google Forms no modo “teste”. Preencha as perguntas do teste com o início das frases. Peça para que os alunos preencham com as suas respostas pessoais. No modo Quizzes, você pode adicionar as respostas sugeridas. Assim, logo após responderem, os estudantes têm acesso a essas respostas. Explique que são sugestões e não respostas certas, e peça para que comparem as ideias deles com as propostas feitas por você (ou utilize as respostas das orientações do slide).

Você também pode compartilhar as perguntas, via Whatsapp, por exemplo, e pedir que respondam individualmente para a aula seguinte, já que elas serão retomadas no encontro síncrono da próxima aula. 

Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a assistirem aos vídeos dos demais estudantes da turma, interagindo com os estudantes autores.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_04UND04

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas