9710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando e calculando o perímetro de objetos reais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_21GRM_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais) barbante (linha, cadarço, etc) e régua
- Opcionais: YouTube, Google Planilhas, Google Documentos.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Proponha ao aluno trabalhar com um pedaço de barbante, linha ou o próprio cadarço do calçado para realizar a medição do perímetro de uma das portas e uma das janelas da casa. O aluno usará o barbante e uma régua, registrando as informações obtidas em uma planilha no Google Planilhas ou em folha impressa contendo:

 

Pedir que os alunos registrem também as estratégias utilizadas para a medição das dimensões encontradas. Dar devolutivas (por escrito ou digitalmente) sobre as estratégias utilizadas.

Atividade principal
Propor aos alunos estimarem o perímetro de uma mesa em sua própria residência e registrarem a medida. Em seguida propor que eles façam o processo de medição com o auxílio de um barbante ou régua, registrando o perímetro obtido. Peça aos alunos para identificarem o formato da mesa em suas respostas e relatar se o formato auxiliou ou prejudicou o processo de medição realizado por eles, indicando as facilidades e dificuldades encontradas.

Discussão das soluções
Solicitar aos alunos a comparação entre o valor estimado e o valor obtido no caso do perímetro da mesa medida por eles. O professor precisa dar uma devolutiva sobre a situação de cada aluno, fazendo apontamentos com questões que levem os alunos a refletirem sobre suas próprias resoluções. No caso de envio digital, o professor pode solicitar que isso seja feito via Google Documentos, possibilitando os apontamentos via comentários.

Sistematização
Reforçar a conversão de centímetros em metros e dar exemplos aos alunos de situações cotidianas em que essa conversão se torna importante. Isso pode ser feito com um breve vídeo disponibilizado via YouTube ou por material impresso, englobando a próxima etapa deste plano.

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Peça aos alunos que escolham a capa do seu livro preferido para fazer a estimativa do perímetro desta capa. Eles devem fazer o registro desta estimativa e, em seguida, usar a régua para medi-lo, comparando-os.

Convite às famílias
Convide a família a auxiliar os alunos nas medições realizadas nas etapas de Aquecimento e da Atividade Principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_21GRM04

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas