9710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando e calculando o perímetro de objetos reais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Estimar o perímetro de objetos da sala de aula;
  • Utilizar estratégias de medidas para confirmar ou refutar a estimativa;
  • Avaliar a estimativa pessoal, comparando-a com o perímetro real.

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • régua,
  • barbante.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre como encontrar o perímetro em objetos reais do dia-a-dia. Por meio de perguntas como citadas na figura acima, permita a discussão em sala de aula, anotando na lousa as estratégias citadas pelos alunos, porém não entregue a resposta correta antes de iniciar a atividade principal.

Propósito: Fazer com que o aluno analise estratégias para encontrar o perímetro de objetos reais utilizando como recurso barbante e régua.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo por meio da estimativa. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e manipulação de materiais concretos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome de forma breve o conceito de estimativa, perímetro e as estratégias para encontrá-lo usando barbante e régua. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva no quadro ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão (Clique aqui).
Nesta atividade, o aluno deverá refletir sobre a estratégia necessária para medir individualmente o contorno da porta usando o barbante. Para alcançar o objetivo o aluno poderá, por exemplo, colar a ponta do barbante ou prender com um apoio em um dos pontos da porta para iniciar suas medidas. Devido a altura da porta e por questões de segurança, o aluno poderá obter a ajuda do professor, de um adulto ou de um colega de maior estatura para auxiliá-lo.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro de forma prática.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Estimar o perímetro de objetos da sala de aula;
  • Utilizar estratégias de medidas para confirmar ou refutar a estimativa;
  • Avaliar a estimativa pessoal, comparando-a com o perímetro real.

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • régua,
  • barbante.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre como encontrar o perímetro em objetos reais do dia-a-dia. Por meio de perguntas como citadas na figura acima, permita a discussão em sala de aula, anotando na lousa as estratégias citadas pelos alunos, porém não entregue a resposta correta antes de iniciar a atividade principal.

Propósito: Fazer com que o aluno analise estratégias para encontrar o perímetro de objetos reais utilizando como recurso barbante e régua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo por meio da estimativa. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e manipulação de materiais concretos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
  • O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
  • Qual foi o tamanho da régua utilizada?
  • Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome de forma breve o conceito de estimativa, perímetro e as estratégias para encontrá-lo usando barbante e régua. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva no quadro ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão (Clique aqui).
Nesta atividade, o aluno deverá refletir sobre a estratégia necessária para medir individualmente o contorno da porta usando o barbante. Para alcançar o objetivo o aluno poderá, por exemplo, colar a ponta do barbante ou prender com um apoio em um dos pontos da porta para iniciar suas medidas. Devido a altura da porta e por questões de segurança, o aluno poderá obter a ajuda do professor, de um adulto ou de um colega de maior estatura para auxiliá-lo.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro de forma prática.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano