12487
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perfil de um animal

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 30/08/2018
Código: ING7_11UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Perfil de um animal

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos lerão um texto sobre 8 animais com habilidades incríveis. Para que você esteja bem preparado para a aula, aqui você encontra a lista desses animais com links para mais informações sobre eles.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula os alunos terão escrito o perfil de um animal para um site da internet. Diga:

At the end of this class you’ll have written an animal profile for a website.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anote o nome cheetah no quadro e diga aos alunos que trata-se de um animal selvagem. Pergunte se eles o conhecem.

Cheetah is a wild animal. Do you know it?

Talvez, alguns reconheçam pelo nome em inglês, mas não estranhe se disserem que não. Diga que irão ler um texto sobre esse animal e anotar algumas características dele:

Let’s learn a bit more about this animal. We’re going to read about it and you have to find some information.

Mostre o slide e anote o conteúdo no quadro. É importante anotar essas informações no quadro porque servirão de referência para os alunos nos próximos exercícios. Abra o site aqui. Explique:

Let’s try to find these characteristics on this website.

Mostre a foto do guepardo para que o reconheçam. Não deixem que o confundam com a onça (Jaguar) ou o leopardo (leopard). Uma das características mais visíveis do guepardo (cheetah) é uma mancha preta abaixo de cada olho que vai até a boca. Além de serem mais esbeltos, as manchas do corpo serem diferentes e as pernas serem mais longas do que dos outros felinos. Se você quiser saber mais sobre eles e estar melhor preparado para eventuais perguntas, clique aqui. Não há necessidade de mencionar isso com os alunos. Apenas responda o que eles perguntarem.

Após o reconhecimento do animal explore a página com os alunos em busca das respostas e anote-as no quadro. Exemplo:

Students, let’s start by the name. What’s the name of the animal? (eles responderão cheetah e você anota no quadro: Name: cheetah)

Now, can you find the classification of this animal? (Classification: mammal)

Continue até que eles encontrem todas as informações. Faça isso de forma dinâmica, Essa atividade serve apenas para aquecê-los para o tema da aula e conhecerem os elementos que deverão levar em consideração para a produção do texto no OUTPUT. Para encontrar as habilidades você precisará ler o texto embaixo da imagem e extrair as respostas dali. Peça para que algum aluno leia o texto e pergunte quais são as habilidades do animal. Você deverá adaptar as respostas para uma oração mais simples. Por exemplo:

Texto: Fastest mammal on land, the cheetah can reach speeds of 60 or perhaps even 70 miles (97 or 113 kilometers) an hour over short distances”

Você escreve: They can run at 97 or 113 km an hour. Aqui você pode optar por usar a unidade de distância quilômetro por ser algo mais próximo da realidade dos alunos. A referência sobre milhas (distância) e libras (peso) está na folha de respostas. Você a encontra aqui.

Se você não tiver acesso à internet durante a aula, você pode escrever as características do guepardo em uma cartolina e colar no quadro para que todos vejam.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar o modal can de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos compreendam que o modal can é usado para falar de habilidades a partir da produção de frases relacionadas às habilidades dos animais descritas no texto.

Orientações: Mostre a eles o slide e diga que eles verão habilidades que alguns animais têm que nem imaginamos. Explique:

Now we’re going to see other animals and their unbelievable abilities.

Abra o texto aqui. Inicie com a exploração do contexto de produção do texto. Pergunte se eles conhecem o site thedodo.com:

Have you ever seen anything about The dodo?

Os alunos que estão na rede social Facebook e gostam de animais muito provavelmente já viram algum desses vídeos. The Dodo produz diversos vídeos e artigos sobre animais. Caso você queira conhecer mais sobre The Dodo para estar melhor preparado para a aula, aqui você encontra informações.

Pergunte: Who likes to follow the dodo’s videos and texts? (pessoas que gostam de animais)

Continue: Let’s read the text now. You’ll have to work in pairs.

Leia o título e texto abaixo da primeira imagem com os alunos e esclareça qualquer dúvida.

Coloque-os em pares e peça para que leiam o restante do texto e anotem quais são as habilidades inacreditáveis dos animais. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode escrever o texto em tamanho grande e colar no quadro para que todos consigam ler.

Faça o primeiro como exemplo. Explique:

You must read about the animals and write down in a concise way what these abilities are. For example:

Leia o texto sobre o primeiro animal com eles e depois escreva no quadro:

Addax Antelope: This animal can change its mane color whenever the season change. It’s white in the summer and grayish-brown in the winter.

Continue: Now you must do it with the other 7 animals.

Após 10 minutos faça a verificação das frases. Você encontra as possíveis respostas aqui. Porém, caso eles escrevam de maneira diferente, não diga imediatamente que está errado. Explique, e, se for possível, mostre a forma que ficaria melhor. Por exemplo: Suponhamos que o aluno escreva sobre o lyrebird assim: This bird can speak many languages. Explique que pássaros não falam, mas cantam. A referência à línguas é metafórica, uma vez que esse pássaro pode imitar o som de muitos outros pássaros, “falando outras línguas”. O mais correto seria: This bird can make the sounds of other birds ou This bird can copy the sounds of other birds.

Peça para que algumas duplas leiam o que escreveram e anote no quadro. Certifique-se de usar o modal can em todas as frases. Em seguida, peça para que todos analisem as frases do quadro e pergunte: What do all the sentences have in common? Which word is repeated in all of them? Eles certamente identificarão o modal can. Reforce que esse modal é usado para falar de habilidades. Caso julgue necessário peça exemplos para os alunos de suas habilidades e esclareça quaisquer dúvidas.

Output select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Escrever o perfil sobre um animal inventado.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever de maneira simples e direta um perfil de um animal tratando principalmente de suas habilidades.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão escrever o perfil de um animal recém descoberto para um site na internet. Cada aluno deverá inventar o seu animal e escrever sobre ele. Explique:

Let’s create a website about unknown animals. It’s a website about animals that nobody knows. You’re scientists and you have just found out about them. You have to write their profile. First, you must create the animal. Think about its name, species, size, habitat, diet and abilities.

Entregue o worksheet 1. Eles devem escrever o texto e desenhar o animal. Dê a eles 15 minutos. Caminhe pela sala e ajude no que for preciso. Se você não estiver familiarizado com o vocabulário trabalhado nas atividades, aqui você encontra um glossário com outros exemplos de classificação, habitat e dieta. Esse material serve apenas para sua referência e não há necessidade de trabalhar todo vocabulário contido nele com os alunos. Se atenha apenas ao que eles perguntarem.

Quando eles terminarem, peça para que releiam seus textos e façam a correção caso seja preciso. Diga que, como é um texto que será publicado, precisa ser revisado. Após lerem, peça para que troquem de texto com um colega para ele fazer a revisão. Explique:

As your text will be published online, it needs to be read again and checked for any mistakes that you may not have seen when you read your own text. Exchange your paper with your friend and read his or hers.

Após a primeira leitura para conhecimento do texto do colega, entregue o worksheet 2 com a tabela de revisão. Peça para que leiam o texto novamente e respondam às perguntas da tabela. Agora eles irão ler o texto do colega de forma crítica e tomar notas de alguns aspectos. Lembre-se: “crítico” aqui quer dizer de forma analítica e não possui uma conotação negativa, mas sim uma forma do aluno ler o texto com foco em alguns elementos de verificação. Incentive-os a analisar o texto como um possível leitor do site. Explique:

Now you’re going to review your friend’s text. Imagine you are searching online for interesting animals and you find this website. The text must be clear and easy to understand. Read the questions on the review table and write your comments.

Dê a eles 5 minutos para fazer a revisão. Em seguida, eles devem devolver o texto com a tabela para o autor e discutir sobre as colocações do colega revisor. Explique:

Now, give the text and the review table back to your friend. Read what he/she wrote about your text. Do you agree? If you don’t, ask him/her to explain his/her opinion. Then make any changes on your text that you think are necessary.

Esta parte leva os alunos a exercitarem a habilidade da argumentação, uma vez que têm que convencer o colega do porquê da sua colocação sobre o texto dele/dela.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal can para habilidades.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos lerão um texto sobre 8 animais com habilidades incríveis. Para que você esteja bem preparado para a aula, aqui você encontra a lista desses animais com links para mais informações sobre eles.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula os alunos terão escrito o perfil de um animal para um site da internet. Diga:

At the end of this class you’ll have written an animal profile for a website.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anote o nome cheetah no quadro e diga aos alunos que trata-se de um animal selvagem. Pergunte se eles o conhecem.

Cheetah is a wild animal. Do you know it?

Talvez, alguns reconheçam pelo nome em inglês, mas não estranhe se disserem que não. Diga que irão ler um texto sobre esse animal e anotar algumas características dele:

Let’s learn a bit more about this animal. We’re going to read about it and you have to find some information.

Mostre o slide e anote o conteúdo no quadro. É importante anotar essas informações no quadro porque servirão de referência para os alunos nos próximos exercícios. Abra o site aqui. Explique:

Let’s try to find these characteristics on this website.

Mostre a foto do guepardo para que o reconheçam. Não deixem que o confundam com a onça (Jaguar) ou o leopardo (leopard). Uma das características mais visíveis do guepardo (cheetah) é uma mancha preta abaixo de cada olho que vai até a boca. Além de serem mais esbeltos, as manchas do corpo serem diferentes e as pernas serem mais longas do que dos outros felinos. Se você quiser saber mais sobre eles e estar melhor preparado para eventuais perguntas, clique aqui. Não há necessidade de mencionar isso com os alunos. Apenas responda o que eles perguntarem.

Após o reconhecimento do animal explore a página com os alunos em busca das respostas e anote-as no quadro. Exemplo:

Students, let’s start by the name. What’s the name of the animal? (eles responderão cheetah e você anota no quadro: Name: cheetah)

Now, can you find the classification of this animal? (Classification: mammal)

Continue até que eles encontrem todas as informações. Faça isso de forma dinâmica, Essa atividade serve apenas para aquecê-los para o tema da aula e conhecerem os elementos que deverão levar em consideração para a produção do texto no OUTPUT. Para encontrar as habilidades você precisará ler o texto embaixo da imagem e extrair as respostas dali. Peça para que algum aluno leia o texto e pergunte quais são as habilidades do animal. Você deverá adaptar as respostas para uma oração mais simples. Por exemplo:

Texto: Fastest mammal on land, the cheetah can reach speeds of 60 or perhaps even 70 miles (97 or 113 kilometers) an hour over short distances”

Você escreve: They can run at 97 or 113 km an hour. Aqui você pode optar por usar a unidade de distância quilômetro por ser algo mais próximo da realidade dos alunos. A referência sobre milhas (distância) e libras (peso) está na folha de respostas. Você a encontra aqui.

Se você não tiver acesso à internet durante a aula, você pode escrever as características do guepardo em uma cartolina e colar no quadro para que todos vejam.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar o modal can de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos compreendam que o modal can é usado para falar de habilidades a partir da produção de frases relacionadas às habilidades dos animais descritas no texto.

Orientações: Mostre a eles o slide e diga que eles verão habilidades que alguns animais têm que nem imaginamos. Explique:

Now we’re going to see other animals and their unbelievable abilities.

Abra o texto aqui. Inicie com a exploração do contexto de produção do texto. Pergunte se eles conhecem o site thedodo.com:

Have you ever seen anything about The dodo?

Os alunos que estão na rede social Facebook e gostam de animais muito provavelmente já viram algum desses vídeos. The Dodo produz diversos vídeos e artigos sobre animais. Caso você queira conhecer mais sobre The Dodo para estar melhor preparado para a aula, aqui você encontra informações.

Pergunte: Who likes to follow the dodo’s videos and texts? (pessoas que gostam de animais)

Continue: Let’s read the text now. You’ll have to work in pairs.

Leia o título e texto abaixo da primeira imagem com os alunos e esclareça qualquer dúvida.

Coloque-os em pares e peça para que leiam o restante do texto e anotem quais são as habilidades inacreditáveis dos animais. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode escrever o texto em tamanho grande e colar no quadro para que todos consigam ler.

Faça o primeiro como exemplo. Explique:

You must read about the animals and write down in a concise way what these abilities are. For example:

Leia o texto sobre o primeiro animal com eles e depois escreva no quadro:

Addax Antelope: This animal can change its mane color whenever the season change. It’s white in the summer and grayish-brown in the winter.

Continue: Now you must do it with the other 7 animals.

Após 10 minutos faça a verificação das frases. Você encontra as possíveis respostas aqui. Porém, caso eles escrevam de maneira diferente, não diga imediatamente que está errado. Explique, e, se for possível, mostre a forma que ficaria melhor. Por exemplo: Suponhamos que o aluno escreva sobre o lyrebird assim: This bird can speak many languages. Explique que pássaros não falam, mas cantam. A referência à línguas é metafórica, uma vez que esse pássaro pode imitar o som de muitos outros pássaros, “falando outras línguas”. O mais correto seria: This bird can make the sounds of other birds ou This bird can copy the sounds of other birds.

Peça para que algumas duplas leiam o que escreveram e anote no quadro. Certifique-se de usar o modal can em todas as frases. Em seguida, peça para que todos analisem as frases do quadro e pergunte: What do all the sentences have in common? Which word is repeated in all of them? Eles certamente identificarão o modal can. Reforce que esse modal é usado para falar de habilidades. Caso julgue necessário peça exemplos para os alunos de suas habilidades e esclareça quaisquer dúvidas.

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Escrever o perfil sobre um animal inventado.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever de maneira simples e direta um perfil de um animal tratando principalmente de suas habilidades.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão escrever o perfil de um animal recém descoberto para um site na internet. Cada aluno deverá inventar o seu animal e escrever sobre ele. Explique:

Let’s create a website about unknown animals. It’s a website about animals that nobody knows. You’re scientists and you have just found out about them. You have to write their profile. First, you must create the animal. Think about its name, species, size, habitat, diet and abilities.

Entregue o worksheet 1. Eles devem escrever o texto e desenhar o animal. Dê a eles 15 minutos. Caminhe pela sala e ajude no que for preciso. Se você não estiver familiarizado com o vocabulário trabalhado nas atividades, aqui você encontra um glossário com outros exemplos de classificação, habitat e dieta. Esse material serve apenas para sua referência e não há necessidade de trabalhar todo vocabulário contido nele com os alunos. Se atenha apenas ao que eles perguntarem.

Quando eles terminarem, peça para que releiam seus textos e façam a correção caso seja preciso. Diga que, como é um texto que será publicado, precisa ser revisado. Após lerem, peça para que troquem de texto com um colega para ele fazer a revisão. Explique:

As your text will be published online, it needs to be read again and checked for any mistakes that you may not have seen when you read your own text. Exchange your paper with your friend and read his or hers.

Após a primeira leitura para conhecimento do texto do colega, entregue o worksheet 2 com a tabela de revisão. Peça para que leiam o texto novamente e respondam às perguntas da tabela. Agora eles irão ler o texto do colega de forma crítica e tomar notas de alguns aspectos. Lembre-se: “crítico” aqui quer dizer de forma analítica e não possui uma conotação negativa, mas sim uma forma do aluno ler o texto com foco em alguns elementos de verificação. Incentive-os a analisar o texto como um possível leitor do site. Explique:

Now you’re going to review your friend’s text. Imagine you are searching online for interesting animals and you find this website. The text must be clear and easy to understand. Read the questions on the review table and write your comments.

Dê a eles 5 minutos para fazer a revisão. Em seguida, eles devem devolver o texto com a tabela para o autor e discutir sobre as colocações do colega revisor. Explique:

Now, give the text and the review table back to your friend. Read what he/she wrote about your text. Do you agree? If you don’t, ask him/her to explain his/her opinion. Then make any changes on your text that you think are necessary.

Esta parte leva os alunos a exercitarem a habilidade da argumentação, uma vez que têm que convencer o colega do porquê da sua colocação sobre o texto dele/dela.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal can para habilidades.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

7º ano

Contents

  1. INPUT: An article about 8 animals with unbelievable abilities
  2. OUTPUT: Write an animal profile for a website

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado)

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes