12486
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Quiz

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 30/08/2018
Código: ING7_11UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Quiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos deverão trazer uma tarefa de casa. Portanto, passe o exercício para eles na aula anterior. Eles devem pesquisar 4 habilidades de 4 animais diferentes que julguem interessantes. Cada frase deverá ser de um animal e não pode repetir. As frases podem ser afirmativas ou negativas. Clique aqui para imprimir o worksheet.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito, em grupo, um quiz sobre animais. Diga:

At the end of this class you’ll have written a quiz about animals in groups.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para aquecer os alunos para o tema da aula, animals, inicie com um vídeo de um porquinho com uma habilidade diferente: Ele sabe usar a cadeira de rodas. Pergunte:

Do you have a pet? What pet do you have? Muitos dirão que sim e a maioria terá animais de estimação mais comuns como cachorro, gato ou peixe, por exemplo.

Diga que eles conhecerão um animal de estimação diferente e com uma habilidade interessante. Diga: Let’s get to know a very cute and not very common pet: Chris P. Bacon, the pig. And he is even more special: He can’t walk but he can use a set of wheels.

Acesse o vídeo aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode imprimir fotos do Chris P. Bacon e mostrar aos alunos. Você encontra várias na página do facebook dele aqui.

Após o vídeo pergunte aos alunos o que acharam do Chris P. Bacon:

Did you like Chris P Bacon? What abilities doesn’t he have? What abilities does he have? Have you ever seen anyone who has a pig as a pet?

Para a segunda e terceira perguntas, algumas possíveis respostas são: He can’t walk. He can use a set of wheels. He can have fun as any other pet.

Input select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Apresentar sentenças que o modal can tem função de habilidade

Expectativa: Que os alunos entendam o uso do modal can como habilidade a partir dos exemplos trazidos pelo professor

Orientações: Comece explorando com os alunos um fato muito interessante, mas que nem todos conhecem. Pergunte:

Students, did you know that cats can’t taste sugar? Eles provavelmente ficarão surpresos. Se você quiser e puder, mostre um site que confirme a informação. Encontre um aqui.

Continue a conversa: Do you know any other weird facts about animals? Caso eles saibam, você anota no quadro, em inglês. Escreva o título Different abilities e anote abaixo o que os alunos disserem. Exemplo:

Aluno: “O golfinho dorme com um olho aberto”. Escreva no quadro: Dolphins can sleep with an eye open.

Após os alunos falarem, pergunte: These facts are a bit odd, aren’t they? Eles provavelmente dirão que sim.

Continue: Let’s get to know some more interesting but weird facts.

Abra o site aqui. Amplie a tela clicando nas duas flechas no canto direito da apresentação.

Pergunte: What kind of website is this? Have you ever heard of National Geographic? What do they talk about?

Alguns alunos já devem ter ouvido falar da Nat Geo. Caso você queira saber sobre sobre isso clique aqui.

Explique que o site que vocês acessaram é chamado National Geographic Kids Ele tem uma sessão chamada Weird but true que traz informações que são verdadeiras, mas consideradas estranhas por não serem de conhecimento de todos.

Explique: This National Geographic website is designed for kids. All the information here is easy for kids to follow. This session is called “Weird but true”. What does that mean? Como você já apresentou um exemplo previamente, eles podem adivinhar a resposta pelo contexto.

Continue: This session always brings information that are true but considered weird because many people don’t know about them. Let’s check some?

Explore as frases com os alunos. Leia ou peça para algum aluno ler. A cada frase comente e esclareça qualquer vocabulário.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula, você pode digitar as frases em folhas mais grossas (um fato em cada folha) e ir mostrando para os alunos como se fossem flashcards. Use imagens para ficar mais interessante. Você encontra imagens aqui.

Após a exploração das sentenças pergunte aos alunos qual palavra foi usada para indicar habilidade. Diga:

On the sentences we’ve just read, what word was used to describe abilities?

Caso ache necessário escreva algumas das frases que vocês viram no quadro. Eles provavelmente identificarão o modal can. Se não conseguirem, pergunte qual palavra se repete na maioria das frases:

Which word is used on all sentences? Eles certamente apontarão o can.

Explique que o modal can é usado para expressar habilidade:

The word can is used to talk about abilities. I can speak English. Can you?

Se achar preciso, peça mais exemplo dos próprios alunos.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever um quiz sobre habilidades

Expectativa: Que os alunos consigam montar um quiz junto com seus colegas usando as sentenças que trouxeram como tarefa de casa.

Orientações: Separe os alunos em grupos de no máximo 4 alunos. Escolha a maneira de dividir os grupos: agrupados da maneira que quiserem, colocar os 4 alunos mais próximos juntos ou fazer isso por sorteio. Uma forma interessante é você escrever no quadro os grupos que serão formados (Group 1 - Group 2 - Group 3 - Group 4 etc. ) em forma de colunas. Cada grupo deverá ter 4 alunos. Então, divida a quantidade total de alunos por 4 para descobrir quantos grupos serão formados. Por exemplo, uma turma de 32 alunos terá 8 grupos. Abaixo do nome de cada grupo você escreve aleatoriamente os números da chamada. Escreva os números de forma aleatória. Assim:

Group 1 Group 2

1 2

5 7

6 10

15 19

Faça isso com todos os número da chamada. Quando terminar, peça para que formem seus grupos de acordo com o número da chamada. Explique: There are 8 groups in this class. Under each group’s name there are the numbers of the attendance. Check your number to see which group you belong to.

Entregue o worksheet 1 e diga:

You are going to write an Animal Quiz. Follow the steps on your worksheet.

STEP 1: Primeiro eles devem selecionar, entre as frases que todos trouxeram de casa, as 10 mais interessante do grupo para montarem o quiz e anotarem no worksheet 1. Diga:

First you must choose from the sentences you wrote at home the 10 most interesting ones. Each of you have 4. It means as a group you have 16. Choose only ten. (este número é para grupos de 4 alunos)

Relembre que as frases devem conter o modal can. É bem possível que eles não tenham trazido as frases com o modal. Fale: All the sentences must have the modal can. If your sentence doesn’t have it, you need to adapt it.

Caminhe pela sala para auxiliar no que for preciso.

STEP 2: Em seguida leia com eles o step 2. Eles irão montar o quiz. Entregue o worksheet 2. No título de cada folha está escrito Quiz ____. O espaço serve para colocarem o número do grupo. É preciso um quiz por grupo. Group 1 escreve Quiz 1, Group 2 escreve Quiz 2 , e assim por diante. Isso servirá para você separar as folhas de respostas depois que os quizzes estiverem prontos.

Eles irão montar o quiz de acordo com as frases que escreveram. Explique:

Now you have to use the sentences you chose to ask questions. Dê um exemplo. Escreva no quadro:

Can cats taste sugar?

Yes, they can.

No, they can’t.

Siga dizendo: Now, do the same with your sentences. Don’t show the correct answer to other groups.

Eles devem escrever as perguntas e respostas na primeira folha do worksheet 2 e anotarem as respostas na segunda folha. Nesse momento, é importante que você os auxilie se necessário. Circule pela sala e esclareça dúvidas.

Quando eles terminarem, cada grupo terá um quiz com 10 perguntas cada. Entregue o worksheet 3 com perguntas de autocorreção. Uma folha para cada grupo. Eles devem ler e verificar seus textos e corrigir o que for necessário.

Após a correção, você pode recolher os quizzes e distribuir aleatoriamente para que outros grupos respondam. Caso você ache interessante, mantenha a folha de resposta (que está no worksheet 2) separada. Eles tendem a olhar a resposta caso não saibam. A folha de resposta contém um resultado de acordo com o desempenho dos alunos. O resultado serve apenas para tornar a atividade mais divertida.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal can para habilidades e com um pouco mais de conhecimento sobre os animais.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos deverão trazer uma tarefa de casa. Portanto, passe o exercício para eles na aula anterior. Eles devem pesquisar 4 habilidades de 4 animais diferentes que julguem interessantes. Cada frase deverá ser de um animal e não pode repetir. As frases podem ser afirmativas ou negativas. Clique aqui para imprimir o worksheet.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito, em grupo, um quiz sobre animais. Diga:

At the end of this class you’ll have written a quiz about animals in groups.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para aquecer os alunos para o tema da aula, animals, inicie com um vídeo de um porquinho com uma habilidade diferente: Ele sabe usar a cadeira de rodas. Pergunte:

Do you have a pet? What pet do you have? Muitos dirão que sim e a maioria terá animais de estimação mais comuns como cachorro, gato ou peixe, por exemplo.

Diga que eles conhecerão um animal de estimação diferente e com uma habilidade interessante. Diga: Let’s get to know a very cute and not very common pet: Chris P. Bacon, the pig. And he is even more special: He can’t walk but he can use a set of wheels.

Acesse o vídeo aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode imprimir fotos do Chris P. Bacon e mostrar aos alunos. Você encontra várias na página do facebook dele aqui.

Após o vídeo pergunte aos alunos o que acharam do Chris P. Bacon:

Did you like Chris P Bacon? What abilities doesn’t he have? What abilities does he have? Have you ever seen anyone who has a pig as a pet?

Para a segunda e terceira perguntas, algumas possíveis respostas são: He can’t walk. He can use a set of wheels. He can have fun as any other pet.

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Apresentar sentenças que o modal can tem função de habilidade

Expectativa: Que os alunos entendam o uso do modal can como habilidade a partir dos exemplos trazidos pelo professor

Orientações: Comece explorando com os alunos um fato muito interessante, mas que nem todos conhecem. Pergunte:

Students, did you know that cats can’t taste sugar? Eles provavelmente ficarão surpresos. Se você quiser e puder, mostre um site que confirme a informação. Encontre um aqui.

Continue a conversa: Do you know any other weird facts about animals? Caso eles saibam, você anota no quadro, em inglês. Escreva o título Different abilities e anote abaixo o que os alunos disserem. Exemplo:

Aluno: “O golfinho dorme com um olho aberto”. Escreva no quadro: Dolphins can sleep with an eye open.

Após os alunos falarem, pergunte: These facts are a bit odd, aren’t they? Eles provavelmente dirão que sim.

Continue: Let’s get to know some more interesting but weird facts.

Abra o site aqui. Amplie a tela clicando nas duas flechas no canto direito da apresentação.

Pergunte: What kind of website is this? Have you ever heard of National Geographic? What do they talk about?

Alguns alunos já devem ter ouvido falar da Nat Geo. Caso você queira saber sobre sobre isso clique aqui.

Explique que o site que vocês acessaram é chamado National Geographic Kids Ele tem uma sessão chamada Weird but true que traz informações que são verdadeiras, mas consideradas estranhas por não serem de conhecimento de todos.

Explique: This National Geographic website is designed for kids. All the information here is easy for kids to follow. This session is called “Weird but true”. What does that mean? Como você já apresentou um exemplo previamente, eles podem adivinhar a resposta pelo contexto.

Continue: This session always brings information that are true but considered weird because many people don’t know about them. Let’s check some?

Explore as frases com os alunos. Leia ou peça para algum aluno ler. A cada frase comente e esclareça qualquer vocabulário.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula, você pode digitar as frases em folhas mais grossas (um fato em cada folha) e ir mostrando para os alunos como se fossem flashcards. Use imagens para ficar mais interessante. Você encontra imagens aqui.

Após a exploração das sentenças pergunte aos alunos qual palavra foi usada para indicar habilidade. Diga:

On the sentences we’ve just read, what word was used to describe abilities?

Caso ache necessário escreva algumas das frases que vocês viram no quadro. Eles provavelmente identificarão o modal can. Se não conseguirem, pergunte qual palavra se repete na maioria das frases:

Which word is used on all sentences? Eles certamente apontarão o can.

Explique que o modal can é usado para expressar habilidade:

The word can is used to talk about abilities. I can speak English. Can you?

Se achar preciso, peça mais exemplo dos próprios alunos.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever um quiz sobre habilidades

Expectativa: Que os alunos consigam montar um quiz junto com seus colegas usando as sentenças que trouxeram como tarefa de casa.

Orientações: Separe os alunos em grupos de no máximo 4 alunos. Escolha a maneira de dividir os grupos: agrupados da maneira que quiserem, colocar os 4 alunos mais próximos juntos ou fazer isso por sorteio. Uma forma interessante é você escrever no quadro os grupos que serão formados (Group 1 - Group 2 - Group 3 - Group 4 etc. ) em forma de colunas. Cada grupo deverá ter 4 alunos. Então, divida a quantidade total de alunos por 4 para descobrir quantos grupos serão formados. Por exemplo, uma turma de 32 alunos terá 8 grupos. Abaixo do nome de cada grupo você escreve aleatoriamente os números da chamada. Escreva os números de forma aleatória. Assim:

Group 1 Group 2

1 2

5 7

6 10

15 19

Faça isso com todos os número da chamada. Quando terminar, peça para que formem seus grupos de acordo com o número da chamada. Explique: There are 8 groups in this class. Under each group’s name there are the numbers of the attendance. Check your number to see which group you belong to.

Entregue o worksheet 1 e diga:

You are going to write an Animal Quiz. Follow the steps on your worksheet.

STEP 1: Primeiro eles devem selecionar, entre as frases que todos trouxeram de casa, as 10 mais interessante do grupo para montarem o quiz e anotarem no worksheet 1. Diga:

First you must choose from the sentences you wrote at home the 10 most interesting ones. Each of you have 4. It means as a group you have 16. Choose only ten. (este número é para grupos de 4 alunos)

Relembre que as frases devem conter o modal can. É bem possível que eles não tenham trazido as frases com o modal. Fale: All the sentences must have the modal can. If your sentence doesn’t have it, you need to adapt it.

Caminhe pela sala para auxiliar no que for preciso.

STEP 2: Em seguida leia com eles o step 2. Eles irão montar o quiz. Entregue o worksheet 2. No título de cada folha está escrito Quiz ____. O espaço serve para colocarem o número do grupo. É preciso um quiz por grupo. Group 1 escreve Quiz 1, Group 2 escreve Quiz 2 , e assim por diante. Isso servirá para você separar as folhas de respostas depois que os quizzes estiverem prontos.

Eles irão montar o quiz de acordo com as frases que escreveram. Explique:

Now you have to use the sentences you chose to ask questions. Dê um exemplo. Escreva no quadro:

Can cats taste sugar?

Yes, they can.

No, they can’t.

Siga dizendo: Now, do the same with your sentences. Don’t show the correct answer to other groups.

Eles devem escrever as perguntas e respostas na primeira folha do worksheet 2 e anotarem as respostas na segunda folha. Nesse momento, é importante que você os auxilie se necessário. Circule pela sala e esclareça dúvidas.

Quando eles terminarem, cada grupo terá um quiz com 10 perguntas cada. Entregue o worksheet 3 com perguntas de autocorreção. Uma folha para cada grupo. Eles devem ler e verificar seus textos e corrigir o que for necessário.

Após a correção, você pode recolher os quizzes e distribuir aleatoriamente para que outros grupos respondam. Caso você ache interessante, mantenha a folha de resposta (que está no worksheet 2) separada. Eles tendem a olhar a resposta caso não saibam. A folha de resposta contém um resultado de acordo com o desempenho dos alunos. O resultado serve apenas para tornar a atividade mais divertida.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal can para habilidades e com um pouco mais de conhecimento sobre os animais.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

7º ano

Contents

  1. INPUT: A presentation showing some weird abilities
  2. OUTPUT: Write an animal quiz in groups

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado)

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes