Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Substitua o vídeo indicado no plano original por este, disponível aqui, e siga, em um encontro síncrono, as orientações indicadas. Apresente também o objetivo da aula.
Input
Informe os alunos sobre o texto que será lido, conforme a instrução 2 do plano original. Abra o link do conto indicado e compartilhe sua tela. Realize a leitura seguindo as orientações originais. A partir do parágrafo 26, os alunos continuarão a leitura individualmente, com o objetivo de descobrir a solução para o conflito. Indique a realização desta etapa em momento posterior ao encontro síncrono e envie o link aos alunos via e-mail, WhatsApp ou no chat. Leia o plano na íntegra para compreender a proposta.
Output
Determine um prazo para a finalização da leitura e, no grupo do WhatsApp da turma, peça aos alunos para mandarem um áudio dizendo a opinião deles sobre o conto. Se julgar necessário, apresente a proposta e explique a atividade. Se preferir, faça a socialização da leitura no próximo encontro síncrono.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Incentive os alunos a recontar o conto para seus familiares.
Sugestão Enviada Por: Gleima Vanin
Código: ING7_07UND02
(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
AULA 04
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes