12482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Atitudes e disposições favoráveis do leitor

POR: 30/08/2018
Código: ING7_06UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Atitudes e disposições favoráveis do leitor

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula é necessário que o aluno tenha conhecimento prévio sobre o significado da palavra well como advérbio. Leia as regras do jogo descrito no context, prepare os envelopes com as tarefas e cole-os nas carteiras dos alunos com antecedência.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Cumprimente a turma: Hello guys! Are you ready to another adventure in learning English? (Resposta esperada: Hello, teacher/Miss/Mr/Mrs… We are ready!)
  • Apresente os objetivos da aula projetando este slide para a turma ou escrevendo o texto no quadro. Diga: Today you’re going to read a text to find information and to explore different meanings of the word ‘well

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Ativar o conhecimento prévio da palavra well como advérbio através de um jogo.

Expectativa: Que os alunos relembrem o significado de well ao avaliarem a atuação do colega na realização de uma tarefa.

Orientações:

  • Apresente o slide (projetado ou impresso em tamanho grande, de modo que toda a turma possa ver. Você também pode escrever a frase no quadro e fazer os sinais quando for explicar as regras do jogo) e diga aos alunos: Let’s start the class playing a game that is called “Whatever you do, do it well!” This sentence was said by Walt Disney. Do you know Walt Disney? (Resposta Esperada: Yes, he is the creator of Disneyland) T: Yes, you’re right! He’s the creator of Disneyland. What does this sentence mean? (Os alunos podem responder algo parecido com: Do your best!) For sure, guys! This is the meaning!
  • Continue explicando aos alunos como é o jogo: Pay attention to the game instructions: some of you have an envelope with a task under your chair! Please everybody, look under your chair! (provável alvoroço neste momento!) If you found an envelope, come here, please! Enquanto os alunos se dirigem à frente da sala, diga aos demais: If you couldn't find the envelope you are going to be the ones who evaluate them! They have to do what is asked inside the envelope! If you think they did it well, you will show the thumbs up! If you think they didn’t do it well, show the thumbs down, ok?
  • Volte-se para os alunos que estão com os envelopes e diga: One at a time, open the envelope, read the task aloud and perform it!
  • Siga orientando os alunos a ler e realizar a tarefa e pedindo a avaliação dos estudantes que estão como plateia. Você pode, se desejar, entregar um presentinho (bombom, caneta, adesivo…) ao aluno que recebeu mais thumbs up.
  • Quando a atividade terminar, diga: Thank you, guys! You all did it well! Please, sit down and let’s continue the class!

Obs. Se preferir, ao invés de colocar os envelopes com as tarefas embaixo das carteiras dos alunos, você pode colocar os papéis com as tarefas em uma caixinha e perguntar quais alunos desejam participar da brincadeira. Diga assim: There are five tasks in this box. I need 5 volunteers to act what is asked in each one.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar a palavra well em um novo contexto e com um significado novo para os alunos

Expectativa: Que os alunos tomem consciência de que a palavra well tem mais de um sentido; que os alunos identifiquem, após a leitura do texto, qual projeto o hostel anuncia nesta página bem como o propósito que tem ao anunciá-lo.

Orientações:

  • Apresente para os alunos o slide 4 (Projete ou entregue para eles uma cópia do texto) e diga: This is the text you’re going to work with today! As you can see, this is an image of a website. Which elements of a website can you see here? (Respostas esperadas: name of the site, icons, images, links to other pages)
  • Continue os orientando na exploração do texto, assim: Great! What is the name of the site? (Resposta esperada: Mad Monkeys Hostels) Do you know what a hostel is? (Espera-se que algum aluno diga algo como: Yes! It’s a cheaper hotel) And what is the topic of this section in the site? (respostas esperadas: A project about water, a project developed by the hostel, clean water). Yes, it’s a project about water. But, why is a hostel doing a water project? What kind of project is this? (Respostas variadas) I see! So, let’s see the images in this web page. Can they confirm your predictions? What is happening in these pictures? (They’re constructing something/ They‘re doing a reservatory of water). Could you find, in the text, the word that can name the thing they are constructing? (Espera-se que digam: A well.); Well done! They are building a well!
  • Sintetize as descobertas até aqui, perguntando aos alunos: What do you know about the text until now? (resposta esperada: This is a web page of a hostel that has a water project)
  • Para finalizar, diga: Finally, you’re going to read the text. At this moment, your goal is to discover the purpose of this hostel water project: what’s the project about and why is the hostel announcing it in its web page.
  • Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto. Assim: From now on, you will read the text individually. Para ajudá-los na leitura, sugira algumas técnicas, tal como o apoio em palavras transparentes. Diga algo como: Don’t forget to pay attention to the transparent words. They can help you understand the text.

Material complementar:

Se desejar mostrar para seus alunos como um poço funciona, veja orientações de uma maquete em: https://www.education.com/activity/article/dig_a_well/ (Acesso em 05/06/2018). Essa é uma ótima ideia para uma atividade interdisciplinar entre você e seu colega de Ciências!

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Responder um questionário com informações retiradas do texto.

Expectativa: Que os alunos encontrem as informações solicitadas e as registrem no worksheet; que percebam que outras palavras em inglês podem ter mais de um significado.

Orientações:

  • Depois que os alunos realizarem a leitura do texto, peça que se agrupem em duplas e entregue o worksheet com as perguntas para que eles possam responder. Fica a seu critério determinar as duplas ou permitir que os alunos escolham com quem quer trabalhar.
  • Diga: It’s time to answer the worksheet! You are going to answer the worksheet with a colleague!
  • Estipule o tempo para a realização da atividade, assim: You have 10 minutes to find the information asked in the questions! Não esqueça de cronometrar o tempo. Essa técnica ajudará a manter os alunos concentrados e ativos durante a atividade!
  • Enquanto eles realizam a tarefa, ande pela sala observando cada dupla. Ajude aqueles que demonstrarem alguma dificuldade. Não se preocupe caso perceba algumas duplas interagindo entre si. A atividade é em dupla mas a cooperação entre os estudantes é uma atitude saudável e que deve ser estimulada!
  • Quando o tempo estipulado terminar, instrua os alunos: Now, you’re going to share your answers with the class!
  • Solicite que algumas duplas compartilhem as respostas da questão 1 com o restante da turma. Você pode dizer assim: Student A and Student B, what was your answer to question one? Enquanto os alunos vão dando as respostas, peça a confirmação das outras duplas: has anybody answered differently?
  • A questão 2 do worksheet sugere que os alunos pensem em outras palavras em inglês que sejam polissêmicas. Para finalizar, peça a cada dupla que compartilhe as palavras anotadas. É possível que eles se lembrem de: play - hard - can - glass - short. Você pode anotar as palavras que os alunos disserem no quadro e pedir que a dupla ou a turma elabore uma frase para cada significado que a palavra dita possuir. Diga: Can you think of sentences using the different meanings of this word? Não se espera que os alunos falem frases complexas. Podem ser frases simples como: I play soccer/ I play the guitar, por exemplo.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Para saber mais sobre polissemia, clique aqui: http://esl.fis.edu/teachers/support/vocabPoly.htm

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que perguntem e respondam cada um a sua dupla: What have you learned today?
  • Em seguida, apresente o slide e pergunte se alguém deu respostas muito diferentes do que as que estão no slide. Assim: Read the slide. Did anybody have different answers? Caso alguma dupla se apresente, peça que diga o que aprendeu. Diga: Student 1 and 2, share with us what you’ve learned today!
  • Parabenize-os pelas aquisições do dia: Congratulations, guys! Everything you had to do today, you did well!

7º ano

Contents

  1. INPUT: Website of a Donation Campaign
  2. OUTPUT: Worksheet to explore different meanings of a polysemic word and to select information in a text.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI09) Selecionar em um texto a informação desejada como objetivo de leitura;

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.



Professor-autor: Gleima Vanin Suzart

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes