12481
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificar a ideia principal em um texto oral

POR: 30/08/2018
Código: ING7_04UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identificar a ideia principal em um texto oral

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido:5 minutos

Propósito: Identificar os tipos de vídeos populares entre alunos.

Expectativa: Que os alunos contribuam com suas informações pessoais sobre o assunto.

Orientações:

a. Use a pergunta mostrada no slide para pedir contribuições dos alunos. Se não houver computador, escreva a pergunta no quadro. Explore as figuras mostradas e peça para que os alunos dêem mais exemplos de vídeos em inglês que normalmente assistem. Caso não possa projetar, imprima as imagens e passe-as pela sala de aula . Pergunte: What other videos do you usually watch? Imagens de: https://www.youtube.com/watch?v=rLl9XBg7wSs (game); https://www.youtube.com/watch?v=VMACKNh5MuY&t=4s (history); https://www.youtube.com/watch?v=PNvYMCKWbXY&t=86s (football); https://www.youtube.com/user/FoodNetworkTV (recipe)

b. Incentive-os a responder fazendo perguntas extras como: How often do you watch videos on YouTube? Do you watch news on TV? Do you watch Netflix? How often do you do this?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma que o objetivo da aula será ouvir trechos orais e determinar a ideia principal dos vídeos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mostrar três fontes diferentes de áudio/ vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a ideia principal de cada aúdio.

Orientações:

  • Mostre os trechos um a um e peça para que os alunos identifiquem do que eles falam e em que contexto eles foram usados.

Links dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=CC9VgzmClR0 (cartoon)

https://www.youtube.com/watch?v=rmD0oKCBGkA (weather channel)/ https://www.youtube.com/watch?v=PTu9IZcao0c (slime tutorial)

b. Diga: We’re going to listen to three different extracts from conversations. What is each one about? Where do you normally see them? Try to get the main idea without trying to understand every word.

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Expor os alunos aos trechos mais uma vez e anotar informações mais específicas sobre cada um. Tocar mais de uma vez se houver necessidade.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o contexto, assunto, objetivo e quem são os interlocutores de cada aúdio.

Orientações:

a.Mostre os trechos um a um e peça que os alunos identifiquem e anotem as informações pedidas na tabela. Eles devem copiá-la no caderno.

b. Diga: We’re going to listen to them one more time and complete this table.

c. Confira com os alunos o que se espera de cada ítem.

d. Se houver necessidade, consulte o transcript no Material Complementar abaixo.

e. Verifique as respostas:

Video 1: A man and monsters/ It’s a cartoon./ They are talking about his plan.

Video 2: A TV presenter/ The news/ The weather for the next day.

Video 3: A presenter/ A tutorial/ How to make slime.

Material Complementar: Transcript https://docs.google.com/document/d/10ep-vB-Z059PSAKLeYZYQpExK8JM-kRLA6nwowSO0BM/edit

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Aprofundar as características dos trechos orais trabalhados e conhecer outros sugeridos pelos alunos.

Expectativa: Que os alunos conversem sobre os gêneros conhecidos pela atividade e deem informações pessoais extras sobre o assunto.

Orientações:

a .Mostre a pergunta e diga: Now you’re going to talk, in pairs, about your preferences. Use as perguntas no slide para introduzir a atividade.

b. Peça para duplas voluntárias usarem perguntas simples como os exemplos abaixo para demonstrar para a turma como perguntar e responder.

  • Do you watch _________________? (name of a cartoon) - Have you ever seen a tutorial? - What did you learn to do? - Is there any other kind of video you often watch?

c. Aloque tempo para que os alunos conversem em pares e em seguinte peça para que alguns voluntários reportem para a sala similaridades ou diferenças entre suas ideias e as do seu parceiro. Exemplo do que eles devem produzir: John and I watch ____________. We also like ___________________.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Amarrar os conhecimentos adquiridos na aula

Expectativa: Que os alunos estejam melhor preparados para ouvir trechos orais e entender a mensagem principal através de informações colhidas dos interlocutores, do objetivo, do contexto e da finalidade.

Orientações: Recapitule a sequência de atividades da aula, enfatize o significado e a importância de cada uma, foque especialmente nas estratégias de compreensão oral apontadas no slide.

7o.Ano

Contents

  1. INPUT: Three conversation extracts.
  2. OUTPUT: Talk about the kinds of videos they watch.

Habilidade  da Base Nacional Comum  Curricular

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

Professor-autor:  Josy Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Identificar a ideia principal em um texto oral

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes