9709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Perímetro e malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada Converter centímetros em metros Realizar cálculos com números decimais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_21GRM_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Google Apresentações, Google Formulários, WhatsApp, Mentimeter, Google Documentos.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
O professor pode iniciar o trabalho com questões problematizadoras e que levem os alunos a refletirem sobre situações cotidianas que envolvam o cálculo de perímetro (a necessidade de medir o contorno da quadra da escola para decorá-la, ou ainda o contorno de uma sala para colocar rodapé em toda a sua volta, por exemplo). Esse bate papo pode ser feito de maneira síncrona usando o Google Meet ou via Mentimeter no caso de ser assíncrono, com a socialização das respostas dos alunos para toda a turma posteriormente.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, o professor pode fazer essa provocação dando exemplos de tais situações no material impresso que acompanhará a próxima etapa (Atividade Principal).

Atividade principal
Antes de partir para a atividade propriamente dita, tente encontrar uma situação real similar, com uma porta que possa ter medido o seu contorno e que esteja em uma parede com azulejos idênticos e quadrados (é possível até pesquisar entre os alunos para ver quem teria uma porta assim para fotografar e enviar ao professor via WhatsApp, para que a problematização possa ser construída com um modelo real após o exemplo hipotético levantado aqui no slide da atividade, tornando mais significativo para a turma). As problematizações podem ser organizadas pelo professor usando o Google Apresentações e as dimensões indicadas pelo proprietário da foto recebida. Pedir que os alunos usem o Google Documentos para inserir suas resoluções, explicando como fizeram para chegar às soluções.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode trabalhar com a atividade disponível aqui em folha impressa para posteriormente discutir as estratégias utilizadas. Lembrar de incluir as questões presentes nas orientações ao professor.

Discussão das soluções
O professor pode colher as estratégias utilizadas e socializa-las, para que os alunos identifiquem resoluções diferentes das escolhidas por eles e, quem sabe, utilizá-las em outras oportunidades de trabalho com perímetro. Isso pode acontecer via Google Apresentações ou em material impresso.

Sistematização
O professor pode fazer uma síntese do que foi trabalhado na aula, usando de exemplos, para que os alunos consultem posteriormente ao estudarem novamente o tema. Isso pode ser feito com o Google Apresentações ou compondo as atividades impressas enviadas, atendendo já a etapa seguinte (Encerramento).

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Propor a resolução da atividade do slide e as atividades complementares disponibilizadas. O professor pode inseri-las em arquivo via Google Formulários para facilitar a disponibilização das mesmas. Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode recorrer aos arquivos já disponíveis aqui no plano de aula de forma impressa.

Convite às famílias
Convidar as famílias a organizar as questões propostas na etapa de Raio X para compor a problemoteca pessoal dos alunos, criando uma frequência de estudos mesmo nos dias em que não tenham aula ou momento de estudo de Matemática.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_21GRM03

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas