Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: André Geraldo Cursino
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Objetivos específicos
- Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada
- Converter centímetros em metros
- Realizar cálculos com números decimais
Conceito-chave
Perímetro de figuras planas
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre o uso dos perímetros em situações reais do dia-a-dia. Desenhe uma janela no quadro, uma quadra ou um terreno que possa dar ideia e servir de âncora para o raciocínio dos alunos. Em volta do desenho, faça uma malha quadriculada e crie uma situação em torno de uma problematização. Por exemplo, José precisa encontrar o perímetro da janela para contorná-la com moldura, mas não tem uma ferramenta realizar a medição. No entanto, ele sabe que cada azulejo em torno da janela tem 20 cm. O que José poderia fazer para encontrar o perímetro?
Propósito: Fazer com que o aluno explore estratégias para encontrar o perímetro usando malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- O que José poderia fazer para encontrar o perímetro de sua janela?
- De que forma a malha quadriculada poderia ajudar José encontrar o perímetro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração.
Materiais complementares
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
- A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
- Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
- A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
- Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
- A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
- Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome de forma breve o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo em uma malha quadriculada. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.
Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.
Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas, perímetro e malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram alguma dificuldade? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado?
Materiais complementares