9709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Perímetro e malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada Converter centímetros em metros Realizar cálculos com números decimais.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Objetivos específicos

  • Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada
  • Converter centímetros em metros
  • Realizar cálculos com números decimais

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre o uso dos perímetros em situações reais do dia-a-dia. Desenhe uma janela no quadro, uma quadra ou um terreno que possa dar ideia e servir de âncora para o raciocínio dos alunos. Em volta do desenho, faça uma malha quadriculada e crie uma situação em torno de uma problematização. Por exemplo, José precisa encontrar o perímetro da janela para contorná-la com moldura, mas não tem uma ferramenta realizar a medição. No entanto, ele sabe que cada azulejo em torno da janela tem 20 cm. O que José poderia fazer para encontrar o perímetro?

Propósito: Fazer com que o aluno explore estratégias para encontrar o perímetro usando malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • O que José poderia fazer para encontrar o perímetro de sua janela?
  • De que forma a malha quadriculada poderia ajudar José encontrar o perímetro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome de forma breve o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo em uma malha quadriculada. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas, perímetro e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Objetivos específicos

  • Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada
  • Converter centímetros em metros
  • Realizar cálculos com números decimais

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre o uso dos perímetros em situações reais do dia-a-dia. Desenhe uma janela no quadro, uma quadra ou um terreno que possa dar ideia e servir de âncora para o raciocínio dos alunos. Em volta do desenho, faça uma malha quadriculada e crie uma situação em torno de uma problematização. Por exemplo, José precisa encontrar o perímetro da janela para contorná-la com moldura, mas não tem uma ferramenta realizar a medição. No entanto, ele sabe que cada azulejo em torno da janela tem 20 cm. O que José poderia fazer para encontrar o perímetro?

Propósito: Fazer com que o aluno explore estratégias para encontrar o perímetro usando malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • O que José poderia fazer para encontrar o perímetro de sua janela?
  • De que forma a malha quadriculada poderia ajudar José encontrar o perímetro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês não usaram um instrumento de medida, qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno desta porta?
  • A malha quadriculada facilitou sua estratégia? Como?
  • Como vocês fizeram para transformar centímetros em metros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome de forma breve o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo em uma malha quadriculada. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas, perímetro e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano