12480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Pesquisa

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Pesquisa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Silva Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING7_01UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2109/pesquisa

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.

Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.

Context
Inicie o encontro síncrono exibindo na tela o slide do Input. Siga todas as orientações descritas para o momento de previsão nesta etapa da aula.

Input
Após contextualizar a aula com as previsões sobre o vídeo, apresente o slide adaptado com as questões norteadoras e envie no chat o link da reportagem para os alunos. Oriente-os a assistir a reportagem buscando as respostas para as perguntas propostas no slide e percebendo se as previsões feitas no momento anterior foram acertadas. Determine 10 minutos para a realização da atividade, assim os alunos poderão assistir ao vídeo mais de uma vez, caso sintam alguma dificuldade. Terminado o prazo, retome a palavra conferindo as respostas. Amplie a discussão propondo as seguintes reflexões:

"What questions do you think the researchers asked people in order to develop this study?"

Resposta: Espera-se que, neste momento, os alunos digam que, provavelmente, foram feitas perguntas como:
    - Do you like Instagram?
    - Do you have a Facebook profile page?
    - What’s your favorite social media network?
    - Do you still use Facebook?
    - What’s your favorite social media network? Which one do you use the most?

Output
Informe aos alunos que eles vão realizar uma pesquisa semelhante para saber qual é a rede social preferida da turma. Compartilhe na tela o slide 1 do output, explicando cada item. Explique que a pesquisa “face to face” será realizada virtualmente por chamada de áudio ou vídeo. Compartilhe com os alunos o template da atividade e instrua-os a fazer uma cópia do documento, identificando com o nome da dupla.

Apresente o slide 2 e explique como as duplas irão preencher a tabela e as lacunas em branco através do exemplo fornecido. Trabalhe também o modo como os alunos devem fazer as perguntas durante a pesquisa.

Em seguida, mostre o slide 3 e explique como montar a apresentação oral com os resultados da pesquisa. Determine um prazo para a realização da atividade e indique as formas de contato com o professor, caso precisem esclarecer dúvidas e receber orientações durante o período. As duplas podem narrar seus resultados enquanto exibem uma apresentação de slide em um encontro síncrono posterior.

Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.

Convite às famílias
A pesquisa também pode ser realizada com os familiares das duplas, ao invés de com os colegas.

Sugestão Enviada Por: Gleima Vanin


Código: ING7_01UND04

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

7º ano / Inglês / Oralidade

MAIS AULAS DE Inglês do 7º ano:

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas