12479
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Rotinas

POR: Edson José Cortiano 11/12/2018
Código: ING6_13UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Rotinas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

  • Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).
  • Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso você deseje propor.
  • As habilidades trabalhadas (identificar-se, apresentar membros da família e descrever rotinas) podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.
  • Há ainda outro plano de aula que pode ser utilizado antes deste: ING06_02UN02, que foca em rotinas.

Preparação para a aula: Peça aos alunos que revejam em seus cadernos (ou releiam nos livros didáticos sobre) o Simple Present e os Frequency Adverbs.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre o slide, escreva no quadro, ou leia para a turma o objetivo desta aula: Today you are going to describe your school routine in writing.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande da imagem).
  • Em seguida, faça algumas perguntas (o ideal é que as perguntas mexam com a imaginação da turma. Eles devem adivinhar a idade, o nome personagem, etc.)

a. What can you see in this picture? (Maria’s routine / Aline’s day / A girl / A girl and her routine / what a girl does every day, etc.)

b. How old is she? (He’s 9/ 10/ 11/ 12)

c. What is she doing in picture 1? (getting up / waking up.) Você pode dizer: That’s right! She is getting up. On weekdays, she gets up at 7 o’clock.

d. What is she doing in picture 3? (going to school) Você: Yes! She goes to school at 8 o’clock.

e. What is she doing in picture 5? (eating lunch) Você: Yes! She eats lunch at 12 noon. Etc.

Pensando no contexto geral e no componente comunicativo da aula (que é compartilhar a rotina do aluno com seu pen pal), você pode fazer algumas perguntas que exploram esse aspecto sociocultural da língua. Por exemplo:

a. Do you think weekly routines are different in other countries? (Yes! In the US, classes go until 3pm…)

b. Do some students go to school on weekends? (Yes. Some Japanese schools have classes on Saturday…)

c. Do you and your pen pal have similar / different subjects at school? (In the US they have Language Arts, Reading, Social Studies, Mathematics...)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósitos:

  • Ler uma carta a um pen pal;
  • Observar e praticar o uso do Simple Present para expressar rotinas;
  • Reforçar o vocabulário referente à família, rotinas de vida e da escola e termos típicos de uma carta (Dear, Sincerely, January 31, 2019, etc.).

Expectativa: Que este texto estimule os alunos para o tema de descrever sua rotina escolar. (Eles não precisam compreender a totalidade da carta, mas devem perceber o uso do vocabulário, especialmente dos verbos go, have, like, love, etc.)

Orientações: Projete o slide para os alunos lerem a carta ou entregue uma cópia impressa da carta.

Algumas sugestões de atividades para explorar o texto:

  • Pergunte: What kind of text is this? (A letter to a pen pal.)
  • Leia a carta em voz alta. Em seguida peça aos alunos para ler novamente a carta, individualmente ou em pares;
  • Peça que destaquem, verbalmente, (ou sublinhem / destaquem no papel, caso tenham a cópia impressa da carta) os verbos que irão utilizar em suas próprias cartas (have, go, love, like, etc).
  • You can ask:

What’s his name? (João.)

Who is he writing to? (His pen pal.)

Where does he live? (Lisboa) You can ask: Is this in English? (No.) How do you say “Lisboa” in English? (Lisbon.)

How many people are there in his family? (Five)

How many animals? (Two), etc

  • É importante focar especialmente no parágrafo sobre as rotinas escolares. Pergunte, por exemplo:

What school does he go to? (Pedro Álvares Cabral Elementary School)

What grade is he in? (He’s in the 7th grade.)

Which is his favorite school activity? (Reading / Playing sports.)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: O aluno produzirá um pequeno parágrafo, contando ao seu pen pal sua rotina escolar.

Orientações:

  • Lembre-os de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final das próximas duas aulas.
  • Projete este slide, ou escreva no quadro o roteiro.
  • Pergunte: Which grade are we in? (6th.) Comece escrevendo no quadro: “I am in the 6th / sixth grade.”
  • Continue: Which subjects do we have? (Portuguese, History, Geography, Science…) Continue escrevendo: “The subjects that I have are / My subjects are…” (Aqui, se desejar, pode mostrar novamente o slide 3, com a class schedule, para que vejam os nomes das disciplinas que têm em comum.)
  • Em seus cadernos, os alunos continuam seguindo o roteiro e cada um vai completando com os seus likes, loves e dislikes.
  • Ao final, você pode projetar o slide 4 como referência para eles compararem o que escreveram com o modelo e fazerem os ajustes necessários.
  • Você também pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.
  • Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para a turma.

? Material complementar:

-Uma ideia alternativa seria pedir que elaborem sua própria class schedule em inglês.

-Outra alternativa de output para esta aula, além do parágrafo sobre a rotina escolar, é incentivar o hábito de journaling entre os alunos. Por enquanto, podem escrever sobre seus hábitos. Mais tarde, quando trabalharmos o simple past, podem narrar o que aconteceu no dia.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar o material apresentado.

Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você sempre pode avaliar as crianças observando sua participação nas diversas fases da aula. Por exemplo, no slide Context, notar quem responde às perguntas. Pode também dar um visto nos cadernos em que os alunos escreveram o parágrafo. Resumindo, nesta aula:

  • Utilizamos o simple present para falar da rotina escolar dos alunos;
  • Aprendemos mais sobre cartas a um pen pal;
  • Escrevemos mais um parágrafo de nossa carta a um pen pal.

6o Ano

Contents

  1. INPUT: Pen-pal letter
  2. OUTPUT: Students will write a paragraph about their school routine.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias.

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes