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Plano de aula - Interpretação de texto

POR: 30/08/2018
Código: ING6_11UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Interpretação de texto

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Introduzir o texto que será utilizado na aula e despertar a curiosidade dos alunos.

Expectativa: Que os alunos compreendam o texto e façam inferências acerca do texto que será trabalhado em classe.

Orientações: Imagem da lâmpada retirada deste site.

Comece a aula apresentando este trecho do livro “Wonder”, de R. J. Palacio. Explique apenas que se trata de uma narrativa retirada de um livro infantil. Diga “it’s a children’s novel”. What do you expect to find in a story? Os alunos responderão algo como “characters/ scenario/ setting/ narrator”. Explique aos alunos que esta é a história de um menino norte-americano, e que eles descobrirão mais sobre ele ao longo do texto.

Leia o texto em voz alta para os alunos. Apresente o vocabulário mais difícil, para que compreendam o texto. Uma boa maneira de fazer com que a turma entenda o contexto é utilizar o Total Physical Response. Não é necessário que os alunos entendam cada palavra do texto, e sim tenham uma ideia do todo. Assim, leia o texto em voz alta para a turma e utilize o gestual e a entonação para que os alunos compreendam o trecho. Dê enfase nos termos mais complicados, como os sugeridos abaixo (ou quaisquer outros que você julgue que a turma não conheça):

  • Wish
  • Notice
  • Walk down
  • Look-away
  • Think
  • Ordinary
  • No one else
  • Whatever
  • Worse

Ao final da leitura, pergunte: Who is narrating the story? As crianças deverão responder: August. Pergunte: What does he want to find? Os alunos responderão: A magic lamp. Continue a exploração do trecho com perguntas como:

  • Why does he want to find a magic lamp? (To have a normal face)
  • How do people react when they see his face? (They do the look-away thing)
  • Why does he think he is not ordinary? (Because no one sees him that way)

Explique, então, que este texto é uma narrativa, ou seja, um texto literário que envolve a contação de uma história a partir de um ponto de vista. Diga: This is a literary text that involves the retelling of a story from a specific point of view. Pergunte aos alunos: Whose point of view is this story being told from? Os alunos responderão: August. Explique aos alunos que esta é a história de August, contada por ele mesmo.

Volte ao texto, releia com os alunos a última frase e pergunte à turma: What do you think August looks like?

OBJECTIVE <\title>

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que a aula de hoje será dedicada a trabalhar com uma narrativa literária, e que o processo já começou no slide anterior. Diga: Today we will read a short text from a novel about a boy with disabilities. Diga aos alunos que seria interessante que continuassem a leitura em casa, caso gostem da história.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Imagens retiradas dos sites:

Penguin Random House

Allocine

Orientações:(10 minutos para este slide e 15 minutos para o próximo). Esta atividade de warm up tem como objetivo apresentar o contexto da atividade, para que os alunos entendam com maior facilidade o input. Mostre a imagem e pergunte aos alunos: Do you know this story? Talvez alguns alunos já tenham visto o filme, outros não. Chame a atenção dos alunos para os detalhes na primeira imagem, como as palavras best seller, read an excerpt, look inside. Pergunte: What is represented in the first picture? Os alunos responderão: a book/ a book cover.

Pergunte aos alunos: What is the name of the book? Os alunos responderão ‘Wonder’. Mostre o significado de wonder no dicionário, ou peça para que o procurem. Alguns significados possíveis:

  • Maravilha
  • Miraculoso
  • Espanto
  • Admiração
  • Perguntar-se/ Querer saber
  • Assombro
  • Surpresa

Pergunte: Who is the author of the book? Os alunos responderão ‘R.J. Palacio’.

Leia para os alunos a frase na parte superior da capa do livro: A beautiful, funny and sometimes sob-making story of quiet transformation. Pergunte aos alunos: Who wrote that sentence? Os alunos responderão: The Wall Street Journal. Pergunte aos alunos: Why is that sentence on the cover of the book? Caso a turma ainda não conheça o termo, explique que se trata de um review, ou seja, uma crítica feita por especialistas sobre um produto. Lembre aos alunos que qualquer produto pode ser criticado, positivamente ou negativamente. Pergunte aos alunos: Is this review positive or negative? Os alunos responderão: Positive.

Passe para a segunda imagem: What does this image represent? Os alunos responderão: A movie poster. Pergunte: What do you see in this picture? Os alunos responderão: a kid, an astronaut helmet. Talvez alguns alunos já tenham assistido ao filme e mencionem o fato. Explore o texto contido no cartaz: Who is Julia Roberts? Who is Owen Wilson? Who is Jacob Tremblay? Os alunos responderão: actors/ the mom, the dad and August, dependendo do nível de conhecimento deles com o filme. Pergunte: When did the movie come out? Os alunos responderão: November 17. Explique que o 17 não é o dia, e sim o ano de 2017, quando o filme foi lançado.

Explique aos alunos que muitos filmes são baseados em livros, e tantos outros em histórias reais. Conte aos alunos que este filme é baseado nos dois: no livro Wonder, escrito por R. J. Palacio, e em uma experiência que seu filho viveu aos 3 anos de idade, quando fugiu de medo ao encontrar uma criança com uma doença parecida com a de Auggie. A autora se colocou no lugar daquela criança e escreveu a história, que é um trabalho de ficção que fez tanto sucesso que já foi traduzida em mais de 40 línguas e que, só no primeiro ano de publicação (2012/2013), vendeu mais de 1 milhão de cópias. Hoje, o livro é muito utilizado por escolas para tratar sobre o bullying. Caso queira se aprofundar no processo de criação da história, este artigo sobre a autora pode ajudar.

Volte à segunda imagem e pergunte aos alunos: Why is the kid holding a helmet? Os alunos farão inferências como he’s shy/ he likes it/ he wants to be an astronaut/ he’s playing/he wants to be ordinary/ he’s ashamed/ he doesn’t like people looking at him/he’s ugly.

  • MATERIAL COMPLEMENTAR:

Caso julgue necessário, você pode passar o trailer do filme para os alunos. Clique no link (ou salve o vídeo de antemão). Ao final, você pode fazer perguntas sobre o trailer que assistiram. Caso seja necessário, forneça um glossário com as palavras mais difíceis, ou volte o vídeo em algum ponto que tenha chamado mais a atenção. Seguem algumas sugestões de perguntas:

  • What is the boy’s name?
  • Which grade is he in?
  • Why does he wear a helmet?
  • Has he been to school before?
  • How does he feel about going to school for the first time?
  • How many surgeries has he had?
  • How do the other students react when he arrives at school?
  • How do you think Auggie feels?

Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto e consigam interpretar o primeiro parágrafo, fazendo inferências e comprovando-as ou refutando-as.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 15 minutos. Entregue o handout aos alunos com o texto (que pode ser encontrado aqui). Explique aos alunos que este é o primeiro parágrafo do primeiro capítulo do livro Wonder, da autora R. J. Palacio, e pode ser encontrado aqui. Neste primeiro momento, explore o contraste entre o título do livro (Wonder) e do capítulo (Ordinary) com os alunos, cujo significado já foi explicado nos slides anteriores. Para o restante da atividade, existe no handout um glossário com o significado de algumas palavras e expressões do texto. Se preferir, você pode apresentar o vocabulário de antemão, ou fixá-lo no quadro, ou pedir aos alunos que utilizem o dicionário para traduzir as palavras mais difíceis.

Faça as seguintes perguntas e peça que os alunos sublinhem as respostas no handout: What is the name of the chapter? Os alunos responderão ‘Ordinary’. Relembre a diferença entre ordinary (comum) e wonder (maravilha/maravilhoso). Chame a atenção da turma para a “contradição” entre as duas palavras. How can an ordinary person be a wonder? How can a wonder be an ordinary person? Talvez os alunos ainda não consigam entender o quão notável é o fato de uma criança como Auggie estar viva, ser inteligente, independente, etc. mas, por enquanto, não importa. Peça aos alunos que guardem essas duas palavras com carinho na mente, pois serão utilizadas no output.

Divida a turma em duplas ou grupos e faça a leitura compartilhada com a turma sobre o texto, que conta um pouco da vida de Auggie. Leia o texto por partes com os alunos e peça que e tentem identificar os seguintes aspectos:

  • How old is Auggie? (ten years old)
  • What hobbies does he have? (playing with a ball, bike riding, playing XBOX)
  • Why do kids run away screaming when he arrives? (They are afraid, he looks different)

Ao final, pergunte aos alunos: What is the main idea of this text? (Auggie wishes he could be seen as ordinary by others).

SUGESTÃO: Você pode pedir também que os alunos respondam às questões por escrito, caso haja tempo. Neste caso, imprima o handout (que pode ser encontrado aqui) e peça aos alunos que respondam em duplas ou em grupos. Dê aos alunos 5 minutos para que completem a atividade. Em seguida, leia o texto em voz alta e cheque as respostas da turma.

Ao terminar, abra a discussão para as questões que o texto traz e leve-as para o cotidiano dos alunos. Faça perguntas como:

  • Do you think Auggie is ordinary?
  • Do you think Auggie is different from you?
  • Would you play with Auggie?
  • Do you stare when someone different arrives?

Este é um bom momento para explicar a importância de combater o bullying e desmistificar conceitos, caso os alunos achem que um menino como Auggie não tem uma vida “normal”. Pergunte: Do you think Auggie’s life is easy or difficult? Do you think he lives a normal life?

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Que os alunos procurem as informações no texto para responder o questionário

Expectativa: Que os alunos encontrem as informações no texto e respondam ao questionário de maneira correta

Orientações:

Peça aos alunos que respondam ao questionário. Você pode pedir que o façam individualmente ou em duplas. Ao final, faça a correção com toda a turma, e veja se as respostas estão adequadas com o texto.

Ao final, pergunte: Did you like the text? Would you recommend it to a friend? Would you like to read the whole book?

  • MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode indicar aos alunos onde podem encontrar o livro ou e-book, se está disponível na biblioteca da escola ou pode levar uma cópia para a sala de aula e sugerir o seguinte:

  • Cada aluno levará o livro para casa durante uma semana.
  • Este aluno deverá ler um certo número de páginas determinado em sala de aula e fazer um resumo de um parágrafo para contar sobre o que leu.
  • No dia marcado, o aluno deverá levar o livro e seu resumo para a sala e lê-lo para o restante da classe.
  • Neste dia, o próximo aluno já levará o livro para casa com as páginas seguintes marcadas para ler e resumir.

Esta é uma boa maneira de estimular os alunos a ler em inglês e a se interessar por literatura. Os resumos podem ser compilados em um livro próprio da turma, em um blocão ou slides, e farão parte das produções dos alunos e poderão servir de base para outros projetos de leitura e escrita.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados. Use o slide como um guia para mostrar aos alunos as ferramentas que utilizaram durante a aula para compreender o texto.

6º ano

Contents

  1. INPUT: Excerpt of book “Wonder”, by R. J. Palacio
  2. OUTPUT: Questionnaire based on text and personal questions

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua)                                  



Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


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