12476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Leitura

Plano de aula - Aprendendo sobre blogs

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Aprendendo sobre blogs

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Ventura Calabre

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING6_10UND03
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2105/aprendendo-sobre-blogs

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Hospedeiros de blog (Wordpress, Blogspot, Wix)

Optativas:
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
- Programas de edição de fotos
- Google Forms

Context
Explique aos alunos que o tema da aula é blogs, e que irão explorar o gênero, ler posts, identificar seus elementos criar um blog post.

Compartilhe com antecedência o link do blog que será analisado durante a lesson através de alguma plataforma de troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Messenger).

Para auxiliar no entendimento da atividade, envie também este tutorial do Youtube que mostra, de maneira concisa e direta, os componentes de um blog.

Peça aos alunos que assistam ao vídeo e identifiquem as partes citadas no blog da Betsy Lou. Eles podem dar prints na tela e salvar cada parte pelo seu nome ou anotar no caderno.

Peça aos estudantes que anotem suas respostas e as levem para a aula síncrona, ou enviem suas respostas através de um formulário no Google Sheets ou Mentimeter.

Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, compartilhe a tela com os alunos e explore o blog, seguindo as instruções do slide. Caso deseje, você pode pedir antes da aula dicas de outros blogs aos alunos, e explorar os diferentes formatos e temas com eles.

Em seguida, concentre-se no post citado no Plano de Aula. Siga as instruções do segundo slide do input para conduzir a aula. Compartilhe o worksheet e divida os alunos em grupos para realizarem a atividade.

Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do input através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.

Output
Aproveite um encontro síncrono para criar um blog junto com a turma. Escolha uma plataforma (Blogger, Wix, Wordpress etc), e combine com os alunos a escolha de todos os elementos. Você pode criar enquetes no Google Forms com opções para cada parte do blog e pedir aos alunos que deixem seus votos.

Em seguida, separe a turma em grupos ou duplas e peça que cada um crie um post para o blog, seguindo o tema definido pela classe. Os posts alimentarão o blog da turma.

Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer uma dinâmica, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de palavras sobre a lesson que lembrarem, ou perguntando "Name 3 elements of a blog", por exemplo.

Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos que criem um post sobre suas famílias, relacionados ao assunto escolhido como tema do blog. Eles podem criar vídeos, fazer fotos e entrevistas com seus familiares, e postar no blog da turma.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING6_10UND03

(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas