12475
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Linguagem de sala de aula

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Linguagem de sala de aula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Ventura Calabre

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING6_10UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2104/linguagem-de-sala-de-aula

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube

Optativas:
- Zoom, Hangout
- Google Sheets, Mentimeter
- Flipgrid, Padlet

Context
Explique aos alunos que irão explorar a linguagem que pode ser utilizada em sala de aula, e o objetivo é identificar e praticá-la durante a aula.

Antes de entrarem em contato com o texto, sugira que a turma assista ao trecho do filme Catch Me If You Can. Peça aos alunos que identifiquem o gênero do filme e levem suas anotações para a aula.

Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, compartilhe as imagens do slide de Context. Siga as instruções do slide para trabalhar o vocabulário que será utilizado na aula.

Passe novamente o trecho do filme para a turma, e siga as instruções do slide de input. Converse sobre a cena: se já conhecem o filme, qual é o comportamento esperado em sala de aula, etc. Você pode compartilhar a transcrição do vídeo com a turma para facilitar a compreensão ou pedir que liguem as CC (Closed Captions).

Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do input através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.

Output
Divida a turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que alunos que completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.

Aproveite um encontro síncrono para fazer a dinâmica presente no output: utilizando o vocabulário aprendido durante a lesson, você escolherá aleatoriamente um comando e o falará em voz alta. Os alunos devem obedecê-lo o mais rápido que puderem. Quem errar, sai da brincadeira.

Em uma aula assíncrona, você pode compartilhar as atividades extras presentes na lesson: "Fill in the blanks" e "Match the halves". Você pode enviá-las através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter.

Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de palavras relacionadas ao tema da aula que conseguirem. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a pergunta "What do you do when you want to ask the teacher a question?" e deixar que os alunos enviem a resposta.

Convite às famílias
Você pode pedir às famílias que compartilhem suas memórias de sala de aula. Quais comandos eles nunca esqueceram? Como era a disciplina em sua escola? Quem eram seus professores mais rígidos? Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING6_10UND01

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas