12468
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Oralidade - Possessivo com apostrofo + s

POR: 30/08/2018
Código: ING6_06UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Oralidade - Possessivo com apostrofo + s

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula sobre o caso possessivo é a segunda aula de uma sequência que trata de relações de posse. A aula anterior tratou de adjetivos possessivos. Embora sejam uma sequência, ambas aulas podem ser utilizadas independentemente.

Preparação para a aula: Para esta aula, você irá precisar utilizar equipamento de multimídia para projetar o vídeo do Input. Caso esta tecnologia não esteja disponível, você poderá baixar o áudio e reproduzi-lo para os alunos. Será necessário, também, o uso de projetor para mostrar algumas imagens selecionadas do vídeo. Caso você prefira, poderá imprimi-las antecipadamente. Para o Output, será necessária uma caixa com o letreiro “Lost & Found” e sacolas em quantidade suficiente para que cada aluno receba uma. Como tarefa na aula anterior, você deverá pedir aos alunos que tragam consigo 3 a 4 objetos pessoais (de preferência que os outros não saibam que ele possui) e guardem-os em segredo até o momento da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula. Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já perderam algo. Do you ever lose things? Dê exemplos de coisas que as pessoas pessoas perdem com frequência: chaves, guarda-chuvas, etc. Peça aos alunos que observem o slide e e diga que esse astronauta perdeu seu capacete. He lost his hat. Incentive os alunos a responderem à pergunta proposta. Escreva a resposta utilizando o caso possessivo: This is the astronaut’s hat. Pergunte aos alunos que ideia a expressão sublinhada transmite. What is the idea when I say “astronaut’s”? Espere que eles respondam algo relacionado a posse ou The hat belongs to the astronaut. Se os alunos não responderem, questione: Is it about possession or appearance? Os alunos devem dizer: possession. Diga That’s it, this structure describes possession. The hat belongs to the astronaut. Nesse momento, aponte ou marque o apóstrofo “s” na frase.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em usar o caso possessivo. Diga: Today we will learn how to use the possessive case.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Assistir a um vídeo autêntico sobre uma situação corriqueira (perder objetos no ônibus ou metrô) e perceber como solucionar o problema.

Expectativa: Que os alunos percebam do que se trata o vídeo e como solucionar o problema de perder algo no transporte público.

Orientações:

  • Essa parte do Input deve durar 10 minutos.
  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pela Metro Los Angeles, o órgão que cuida do transporte público de Los Angeles. A intenção do vídeo é prestar informações sobre um determinado assunto aos usuários do transporte público (bus, metro etc.) da cidade de Los Angeles. Oriente que eles assistam ao vídeo atentamente para descobrir de que assunto o vídeo trata. Diga aos alunos que eles irão assistir ao vídeo mais de uma vez, então se não conseguirem responder a esta questão da primeira vez terão outras oportunidades.
  • Reproduza o vídeo que pode ser encontrado no seguinte link: Metrorocks, Lost and Found. https://www.youtube.com/watch?v=gRGStKmhFnE .
  • Após essa primeira reprodução, pergunte aos alunos se eles conseguiram entender qual o propósito do vídeo. Entregue aos alunos ou copie no quadro / em folha de papel craft as perguntas de compreensão que estão no documento disponível no link: Comprehension questions
  • Leia toda a atividade de compreensão com os alunos e reproduza o vídeo novamente. Após a reprodução do vídeo, corrija a atividade com os alunos esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.

Atividade Complementar:

  • Caso necessite, a transcrição do vídeo está disponível aqui.
  • Se houver tempo, passe novamente o vídeo para os alunos com as legendas ou poste a transcrição para que eles cantem o rap, desenvolvendo assim, habilidades de pronúncia e fluência.

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.

Expectativa: Que os alunos percebam e comecem a usar a estrutura apóstrofo +s para indicar relações de posse.

Orientações:

  • Esse e os próximos dois slides devem durar 10 minutos.
  • Apresente as imagens aos alunos e faça a leitura com eles enfatizando que essas frases estão indicando relações de posse. Explique a estrutura gramatical (pessoa + apóstrofo + s + objeto).

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.

Expectativa: Que os alunos pratiquem o uso do caso possessivo.

Orientações: Peça aos alunos que usem o caso possessivo para falar das imagens acima. Caso você, professor, perceba que os alunos ainda estão inseguros com relação à estrutura a ser utilizada, escreva no quadro a seguinte estrutura: person + apostrophe + s + object. Espere um pouco para que eles tentem formular as frases solicitadas. Faça a correção das mesmas escrevendo no quadro ou no próprio slide.

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Praticar o uso do apóstrofo +s para indicar relações de posse.

Expectativa: Que os alunos pratiquem o uso do caso possessivo.

Orientações: Peça aos alunos que usem o caso possessivo para falar das imagens acima. Caso você, professor, perceba que os alunos ainda estão inseguros com relação à estrutura a ser utilizada, escreva no quadro a seguinte estrutura: person + apostrophe + s + object. Espere um pouco para que eles tentem formular as frases solicitadas. Faça a correção das mesmas escrevendo no quadro ou no próprio slide.

Tempo sugerido: 17 minutos.

Propósito: Utilizar o caso possessivo numa situação comunicativa e lúdica.

Expectativa: Que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na aula numa situação comunicativa.

Orientações: Traga uma caixa para a sala com o letreiro “Lost and Found” . No início da aula, peça aos alunos que coloquem 3 - 4 objetos pessoais na caixa, sem que os outros vejam o que eles estão colocando. Coloque 3 - 4 objetos em sacolas e as distribua entre os alunos. Eles deverão sair pela sala perguntando: Are these your __________________? Ou Is this Mary’s _____________________? Ao mesmo tempo em que os colegas devem responder Yes, these are Joseph’s ___________________ . ou No, this is not my ______________________. Nesse momento é importante que o professor circule pela sala para se certificar de que os alunos estão, de fato, utilizando o possessive case. Se houver necessidade, escreva no quadro a linguagem que deve ser utilizada nessas interações.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês utilizando os possessivos de forma adequada. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês. Que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.

Orientações: Coloque os alunos em círculo explique que eles irão utilizar o caso possessivo para falar de algum objeto que pertence ao colega do lado. Eles devem então tocar o objeto pertencente ao colega e dizer This is Joe’s watch. O próximo (Joe) deve falar sobre algo do colega seguinte e tocar o objeto enquanto alguém segura seu relógio no seu braço. Eles devem permanecer tocando o objeto até que todos da turma tenham falado. Essa atividade fica divertida porque eles têm que se concentrar no que vão falar e também em não tirar a mão do objeto do qual falaram.

6o. Ano

Contents

  1. INPUT: ”Metrorocks: Lost and Found” video.
  2. OUTPUT: Lost and found situation in which students go around asking and answering whose item is this.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI22) Descrever relações por meio do apóstrofo + s

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 05

Oralidade - Possessivo com apostrofo + s

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes