Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é um plano sequência da aula desenvolvida no código CEI9_17TU03. Trata-se de uma continuação do conteúdo abordado sobre a massa e o destino das estrelas, que podem se tornar supernovas ou buracos negros.
Materiais necessários para a aula: Textos de apoio A e B.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título com os alunos e obtenha quais conceitos eles já possuem a respeito do tema.
Link de uma conversa com o Professor João Steiner, do Departamento de Astronomia da USP, para aprofundamento do tema. Este link contém um vídeo de mais de 30 minutos, não sendo indicado para exibição em sala de aula, por consumir tempo em demasia, servindo como um apoio para o professor: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=1207
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Leia a citação do professor/astrônomo da Universidade de Sonoma, na Califórnia, e converse com os alunos sobre quais seriam esses perigos que o buraco negro poderia representar para o universo. É provável que os estudantes deem respostas como “absorve tudo”, “engole qualquer coisa que entra em contato com ele”, “destrói planetas”, entre outros conceitos de senso comum.
O Dr. Phil Plait é um cientista cético e foi conhecido no mundo científico como Bad Astronomy, por meio de publicações feitas no blog de sua autoria sobre ciência. Ele é um dos astrônomos renomados que participam da criação de documentários por canais pagos, como o Discovery Channel. Já lançou dois livros sobre a área em que atua e participou de alguns programas de TV, sempre com suas posições contrárias às teorias de pseudociências, relacionadas ao espaço e à astronomia, como o Planeta X e acusações da falsidade do pouso na lua.
O discurso a seguir foi dado pelo Dr. Phil em uma feira de ciências após sua revolta com reportagens sobre pseudociências.
“[...] A ciência é uma forma de desvendar o mundo. Uma forma de testar o que é real [...] Um jeito de não nos fazer de bobo [...] Por mais que digam, médiuns nunca ajudaram a polícia a resolver crimes, mas cientistas forenses sim, e muito. [...] Criacionista algum desvendou o código genético. Foram os químicos. A biologia molecular [...] Você vai sentir o prazer da descoberta, a sensação visceral e inacreditável de fazer algo nunca antes feito, de ver coisas que nunca ninguém viu [...] Bem-vindo à ciência, eu sei que você vai gostar.”
Link sobre as opiniões do Dr. Phil - https://outrosquadrinhos.com.br/hq/lapis-zen/phil-plait-bem-vindo-a-ciencia/
https://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão com os alunos e peça que os alunos levantem algumas hipóteses sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Organize a sala em vários grupos. Para cada grupo, determine um texto de apoio. Os materiais terão como tema gravidade e matéria, e sua interação com o Buraco Negro. Proponha a leitura destes textos-base (https://docs.google.com/document/d/1VILT1BPJ26vnzuk7o8QFk1vxQZqB-sWy6ceP8etlgfc/edit) e os faça refletir sobre as assertivas apontadas no quadro acima. Diga que os alunos devem criar um texto para explicar aos companheiros do outro grupo sobre os assuntos abordados no texto, de forma simples e com termos mais próximo de suas realidades (auxilie os alunos nessa tarefa de transformar as palavras científicas em termos mais simples).
Entregue os textos aos grupos e solicite que criem um resumo sobre o tema abordado, trazendo uma breve explicação sobre os tópicos citados na tabela acima. Para a formação dos grupos, é indicado que exista sempre um número par de equipes, uma vez a sistematização será feita pelo trabalho conjunto dos grupos, dois a dois. Chame as equipes de A e B.
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos.
Orientações: Ao finalizar o momento de resumo, indicado no slide anterior, peça para que cada um dos grupos A deve se juntar a um dos grupos B. Depois, os estudantes solicite que iniciem uma conversa com o objetivo de expor conclusões, montando respostas para a questão disparadora, pois agora estão munidos de argumentos científicos ora trabalhados por todos. Utilize 13 minutos para realizar essa atividade.
Se possível, apresente o vídeo abaixo (03:59), para que os alunos possam entender melhor como funciona um buraco negro. Caso a apresentação não seja possível, o texto do próximo slide suprirá essa ausência, sem que haja perda no aprendizado do aluno - https://www.space.com/15421-black-holes-facts-formation-discovery-sdcmp.html
O material está em inglês e sem legenda, por essa razão, para as turmas que não dominem o idioma, apresente os instantes:
00:26 - 00:48 - Estrutura do buraco negro
00:56 - 02:05 - Funcionamento do buraco negro e primeiro buraco negro registrado
02:20 - 03:50 - Interação entre a matéria e o buraco negro
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Utilize os seis minutos restantes para sintetizar os conhecimentos necessários. Leia o texto com os alunos e esclareça que a gravidade é o ponto principal da força de um buraco negro, sendo o poder mais maciço e destruidor do universo. Relembre a eles a respeito do processo de formação de um buraco negro, que é decorrente da implosão de uma estrela com massa solar maior que sol. Ressalte também o fato de que, possivelmente, no centro das galáxias existem muitos buracos negros.