12425
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O buraco negro

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre O buraco negro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto". Proponha uma conversa sobre quais seriam os perigos que o buraco negro poderia representar para o universo. É provável que os estudantes respondam coisas, como “absorve tudo”, “engole qualquer coisa que entra em contato com ele”, “destrói planetas”, entre outros conceitos de senso comum.

Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- De onde vem o poder do buraco negro?

Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos. Teremos dois grupos A e B. Envie, em Word, o texto (disponível aqui) e as informações dos grupos A e B.

Os alunos devem criar um texto para explicar aos companheiros do outro grupo sobre os assuntos abordados no texto, de forma simples e com termos mais próximo da realidade deles.

Após a criação do texto, eles devem responder a questão disparadora.

Explique que podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data para o representante do grupo enviar a atividade.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Esclareça que a gravidade é o ponto principal da força de um buraco negro, sendo o poder mais maciço e destruidor do universo.

Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_17T&U04

(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas