12423
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Associação de Espelhos Planos

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Associação de Espelhos Planos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a qual objeto você compararia a superfície da água do rio retratado na imagem. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível determinar o número de imagens que podem ser formadas utilizando dois espelhos planos?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Marque uma videochamada pelo Google Meet e explique que a parte experimental da atividade deverá ser realizada individualmente. Depois, ele podem se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp, para compartilharem as observações.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Link de transferidor:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Materiais Necessários:
- Dois espelhos planos.
- Livros para apoio dos espelhos.
- Fita adesiva.
- Transferidor impresso em papel A4.
- Objeto de pequena dimensão (moeda ou pilha).

Siga a orientação do slide Mão na massa. A tabela, que pode ser enviada no formato word e entregue aos alunos, está disponível aqui.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio (disponível aqui). 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e conclua a aula respondendo a questão disparadora. Explique para os alunos que, em função das sucessivas reflexões da luz sobre os espelhos, ela vai diminuindo a intensidade. Diga que, se não fosse isso, seria possível enxergar infinitas imagens refletidas pelos espelhos em paralelo. Conte que isso ocorre porque cada nova imagem se comporta como um objeto para o espelho que está à frente e essas sucessivas reflexões promovem a sensação de infinitas imagens nos espelhos.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_04M&E05

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas