12417
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bioma Caatinga

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Bioma Caatinga

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: isopor (se tiver), cola, papel sulfite branco e de cores diferentes (se possível), lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta-guache, pincel, tesoura sem ponta, papelão, palitos de picolé, massinha de modelar, galhos secos, sucatas, pedrinhas, texto base disponível em <https://bit.ly/2tkVth4 > e projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma caatinga e suas principais características, bem como os principais seres vivos que habitam neste bioma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas:

  • Vocês sabem do que a imagem?
  • Vocês se lembram em que país aconteceu a Copa do Mundo de 2014?
  • Qual o nome deste mascote?
  • Alguém sabe o significado do nome do mascote?
  • Que espécie ele representa?
  • Vocês sabem por que esse mascote foi escolhido?

Possíveis respostas (distribuídas na mesma ordem das perguntas):

  • A imagem representa o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014;
  • Brail
  • Fuleco
  • “Ful”: futebol e “eco”: meio ambiente, natureza.
  • Tatu-bola, uma referência ao principal objeto do futebol, a bola.
  • Uma forma de representar a fauna brasileira;

Explique aos alunos que nesta aula eles conhecerão o único bioma 100% brasileiro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Distribua um arquivo contendo um texto e imagens da catinga (disponível em < https://bit.ly/2tkVth4 >) para cada equipe. Solicite aos alunos que façam uma leitura atenciosa do texto e uma análise das imagens, para que compreendam como é a caatinga e como são os seres vivos que habitam nela. Depois, distribua os seguintes materiais entre as equipes: isopor (se tiver), cola, papel sulfite branco e de cores diferentes (se possível), lápis de cor, giz de cera, canetinha, guache, pincel, tesoura sem ponta, papelão, palitos de picolé, massinha de modelar, galhos secos e pedrinhas. Esses materiais poderão ser solicitados aos alunos, ou seja, eles podem trazer de casa. Também é possível ver qual é a disponibilidade de materiais na própria escola e pedir que os alunos levem o somente o que não estiver disponível. Diga que cada equipe deverá construir uma maquete para representar a caatinga e suas características. Informe aos grupos que as maquetes devem conter, pelo menos, três características da Caatinga.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a construção das maquetes, cada grupo deverá apresentar para a sala a maquete construída, apontando as características solicitadas. Retome a questão disparadora: Como é a Caatinga? Ao final de sua apresentação, os alunos de cada grupo deverão, com suas próprias palavras, citar as principais características da caatinga e correlacioná-las à adaptação das espécies. Espera-se que os estudantes digam que a caatinga tem como principais características: o clima semi-árido (ou quente); poucas chuvas; duas estações (período de chuva e período de seca); é rico em biodiversidade; as plantas perdem suas folhas para economizar água no período de seca; algumas plantas possuem espinhos para se proteger e também economizar água; e exemplos de plantas e de animais. O objetivo é que eles consigam correlacionar a caatinga à adaptação de espécies, por exemplo: as espécies animais e vegetais, em sua maioria, são adaptadas ao ambiente com baixo teor pluviométrico; as plantas perdem suas folhas para economizar água no período de seca; algumas plantas possuem espinhos para se proteger e também economizar água etc. Oriente a cada grupo que fique atento às apresentações dos demais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente esta tabela com um resumo das principais características da caatinga para os alunos. Peça para que eles a leiam em voz alta e, em seguida, verifique se compreenderam as informações.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e diga que a mesma se trata de uma paisagem da caatinga. Pergunte a eles quais características contidas na tabela são observáveis na imagem. Acrescente também (caso os alunos não tenham citado) que dá para observar bem os arbustos e as plantas com espinhos, a cor acinzentada característica da vegetação. Também dá para perceber pela imagem que a temperatura está elevada, o solo raso etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: isopor (se tiver), cola, papel sulfite branco e de cores diferentes (se possível), lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta-guache, pincel, tesoura sem ponta, papelão, palitos de picolé, massinha de modelar, galhos secos, sucatas, pedrinhas, texto base disponível em <https://bit.ly/2tkVth4 > e projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma caatinga e suas principais características, bem como os principais seres vivos que habitam neste bioma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas:

  • Vocês sabem do que a imagem?
  • Vocês se lembram em que país aconteceu a Copa do Mundo de 2014?
  • Qual o nome deste mascote?
  • Alguém sabe o significado do nome do mascote?
  • Que espécie ele representa?
  • Vocês sabem por que esse mascote foi escolhido?

Possíveis respostas (distribuídas na mesma ordem das perguntas):

  • A imagem representa o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014;
  • Brail
  • Fuleco
  • “Ful”: futebol e “eco”: meio ambiente, natureza.
  • Tatu-bola, uma referência ao principal objeto do futebol, a bola.
  • Uma forma de representar a fauna brasileira;

Explique aos alunos que nesta aula eles conhecerão o único bioma 100% brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Distribua um arquivo contendo um texto e imagens da catinga (disponível em < https://bit.ly/2tkVth4 >) para cada equipe. Solicite aos alunos que façam uma leitura atenciosa do texto e uma análise das imagens, para que compreendam como é a caatinga e como são os seres vivos que habitam nela. Depois, distribua os seguintes materiais entre as equipes: isopor (se tiver), cola, papel sulfite branco e de cores diferentes (se possível), lápis de cor, giz de cera, canetinha, guache, pincel, tesoura sem ponta, papelão, palitos de picolé, massinha de modelar, galhos secos e pedrinhas. Esses materiais poderão ser solicitados aos alunos, ou seja, eles podem trazer de casa. Também é possível ver qual é a disponibilidade de materiais na própria escola e pedir que os alunos levem o somente o que não estiver disponível. Diga que cada equipe deverá construir uma maquete para representar a caatinga e suas características. Informe aos grupos que as maquetes devem conter, pelo menos, três características da Caatinga.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a construção das maquetes, cada grupo deverá apresentar para a sala a maquete construída, apontando as características solicitadas. Retome a questão disparadora: Como é a Caatinga? Ao final de sua apresentação, os alunos de cada grupo deverão, com suas próprias palavras, citar as principais características da caatinga e correlacioná-las à adaptação das espécies. Espera-se que os estudantes digam que a caatinga tem como principais características: o clima semi-árido (ou quente); poucas chuvas; duas estações (período de chuva e período de seca); é rico em biodiversidade; as plantas perdem suas folhas para economizar água no período de seca; algumas plantas possuem espinhos para se proteger e também economizar água; e exemplos de plantas e de animais. O objetivo é que eles consigam correlacionar a caatinga à adaptação de espécies, por exemplo: as espécies animais e vegetais, em sua maioria, são adaptadas ao ambiente com baixo teor pluviométrico; as plantas perdem suas folhas para economizar água no período de seca; algumas plantas possuem espinhos para se proteger e também economizar água etc. Oriente a cada grupo que fique atento às apresentações dos demais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente esta tabela com um resumo das principais características da caatinga para os alunos. Peça para que eles a leiam em voz alta e, em seguida, verifique se compreenderam as informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e diga que a mesma se trata de uma paisagem da caatinga. Pergunte a eles quais características contidas na tabela são observáveis na imagem. Acrescente também (caso os alunos não tenham citado) que dá para observar bem os arbustos e as plantas com espinhos, a cor acinzentada característica da vegetação. Também dá para perceber pela imagem que a temperatura está elevada, o solo raso etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano