Objetivo do plano
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF09MA03 - Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.
Objetivos específicos
Efetuar o cálculo mental de raízes exatas e não exatas (aproximadas).
Conceito-chave
Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais através de intervalos de valores ou valores aproximados.
Recursos necessários
Lousa
Impressão das atividades
Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula.
Retomando adição e subtração com radicais
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Rever propriedades de soma e subtração com radicais.
Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais, verificando as propriedades de adição e subtração com raízes não exatas. Ande pela sala verificando as produções dos alunos.
Discuta com a turma:
- Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
- Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.
- Perceber a relação de igualdade entre radicais, que os valores encontrado em um lado da igualdade precisam ser iguais aos valores do outro lado.
Aplicando a estimativa por intervalo com radicais em um problema
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para pensarem sobre valores de radicais que os alunos já conheçam. Ande pela sala fornecendo dicas.
Propósito: Problematizar a questão de intervalo de medidas de raízes não exatas.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar raizes exatas para criar intervalos?
- Quais são as raízes exatas que vem antes e depois do número que queremos?
- Como pode ser descoberto o intervalo de medidas?
Aplicando a estimativa de valores com radicais em um problema - Perguntas
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.
Propósito: Problematizar a questão de valores aproximados para soma de radicais.
Discuta com a turma:
- Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
- Que operações precisaremos para resolver este problema?
- É preciso supor valores?
Finalizando a atividade
Tempo sugerido: 30 segundos.
Propósito: Perceber as dificuldades dos alunos.
Orientação: Perceba a expressão dos alunos após a atividade.
Discuta com a turma:
- Qual foi a medida mais difícil de encontrar?
- Houve alguma dificuldade em estimar o lado de um quadrado?
1º Parte da resolução da atividade principal
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Leia o enunciado para os estudantes a fim de que eles possam perceber os detalhes. Ressalte aos estudantes a importância dessas informações, caso tenha impresso, peça aos alunos grifarem as informações mais importantes.
Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
- Como fazemos para encontrar raízes que vem antes e depois?
- O que são intervalos de valores?
2º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Continuar a resolução da atividade principal.
Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens, indicando estimativas sobre os valores. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Quais informações podemos obter da imagem?
- Quais os raízes já conhecemos?
- Como podemos relacionar raízes exatas e não exatas?
3º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.
Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram estimar alguns valores. Explique as partes e indique na figura onde se localiza o valor da medida (soma dos lado).
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir o valor de cada raiz??
- Como podemos utilizar os intervalos para nos ajudar?
- Como supomos qual melhor aproximação?
Pensando e organizando o pensamento
Tempo sugerido: 15 segundos.
Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.
Orientação: Leia com os alunos.
Quadro de encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar o conteúdo visto em aula.
Orientação: Apresente aos alunos os conceitos. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.
Discuta com a turma:
- Como podemos nos organizar com os radicais?
- O que não podemos fazer?
Raio-X Plano de Aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos pelo estudante.
Orientação: Leia para os alunos. Deixe-os pensar um pouco. Certifique-se que os alunos conseguiram realizar a proposta mentalmente, fazendo com que todos respondam ao mesmo tempo.
Discuta com a turma:
- Valor intermediário de raiz.
- Valor aproximado de raiz.
- Cálculo mental.
Instigando o estudante para a próxima aula
Tempo sugerido: 15 segundos.
Propósito: Verificar como os alunos estão caminhando no tema.
Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.
Discuta com a turma:
- O que acharam da soma e da subtração de radicais aproximando valores?
- Como fazer quando se descobre o intervalo de possíveis valores?
- Existem valores numéricos para raízes não exatas?