9707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Entre o papel e a mente

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Efetuar o cálculo mental de raízes exatas e não exatas (aproximadas).

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo do plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Efetuar o cálculo mental de raízes exatas e não exatas (aproximadas).

Conceito-chave

Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais através de intervalos de valores ou valores aproximados.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Retomando adição e subtração com radicais select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever propriedades de soma e subtração com radicais.

Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais, verificando as propriedades de adição e subtração com raízes não exatas. Ande pela sala verificando as produções dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
  • Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.
  • Perceber a relação de igualdade entre radicais, que os valores encontrado em um lado da igualdade precisam ser iguais aos valores do outro lado.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aplicando a estimativa por intervalo com radicais em um problema select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para pensarem sobre valores de radicais que os alunos já conheçam. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Problematizar a questão de intervalo de medidas de raízes não exatas.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar raizes exatas para criar intervalos?
  • Quais são as raízes exatas que vem antes e depois do número que queremos?
  • Como pode ser descoberto o intervalo de medidas?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Aplicando a estimativa de valores com radicais em um problema - Perguntas select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Problematizar a questão de valores aproximados para soma de radicais.

Discuta com a turma:

  • Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
  • Que operações precisaremos para resolver este problema?
  • É preciso supor valores?

Finalizando a atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 segundos.

Propósito: Perceber as dificuldades dos alunos.

Orientação: Perceba a expressão dos alunos após a atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a medida mais difícil de encontrar?
  • Houve alguma dificuldade em estimar o lado de um quadrado?

1º Parte da resolução da atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Leia o enunciado para os estudantes a fim de que eles possam perceber os detalhes. Ressalte aos estudantes a importância dessas informações, caso tenha impresso, peça aos alunos grifarem as informações mais importantes.

Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
  • Como fazemos para encontrar raízes que vem antes e depois?
  • O que são intervalos de valores?

2º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Continuar a resolução da atividade principal.

Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens, indicando estimativas sobre os valores. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Quais informações podemos obter da imagem?
  • Quais os raízes já conhecemos?
  • Como podemos relacionar raízes exatas e não exatas?

3º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.

Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram estimar alguns valores. Explique as partes e indique na figura onde se localiza o valor da medida (soma dos lado).

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o valor de cada raiz??
  • Como podemos utilizar os intervalos para nos ajudar?
  • Como supomos qual melhor aproximação?

Pensando e organizando o pensamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.

Orientação: Leia com os alunos.

Quadro de encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar o conteúdo visto em aula.

Orientação: Apresente aos alunos os conceitos. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos nos organizar com os radicais?
  • O que não podemos fazer?

Raio-X Plano de Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos pelo estudante.

Orientação: Leia para os alunos. Deixe-os pensar um pouco. Certifique-se que os alunos conseguiram realizar a proposta mentalmente, fazendo com que todos respondam ao mesmo tempo.

Discuta com a turma:

  • Valor intermediário de raiz.
  • Valor aproximado de raiz.
  • Cálculo mental.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Instigando o estudante para a próxima aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Propósito: Verificar como os alunos estão caminhando no tema.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O que acharam da soma e da subtração de radicais aproximando valores?
  • Como fazer quando se descobre o intervalo de possíveis valores?
  • Existem valores numéricos para raízes não exatas?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Efetuar o cálculo mental de raízes exatas e não exatas (aproximadas).

Conceito-chave

Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais através de intervalos de valores ou valores aproximados.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever propriedades de soma e subtração com radicais.

Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais, verificando as propriedades de adição e subtração com raízes não exatas. Ande pela sala verificando as produções dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
  • Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.
  • Perceber a relação de igualdade entre radicais, que os valores encontrado em um lado da igualdade precisam ser iguais aos valores do outro lado.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para pensarem sobre valores de radicais que os alunos já conheçam. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Problematizar a questão de intervalo de medidas de raízes não exatas.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar raizes exatas para criar intervalos?
  • Quais são as raízes exatas que vem antes e depois do número que queremos?
  • Como pode ser descoberto o intervalo de medidas?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Problematizar a questão de valores aproximados para soma de radicais.

Discuta com a turma:

  • Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
  • Que operações precisaremos para resolver este problema?
  • É preciso supor valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 segundos.

Propósito: Perceber as dificuldades dos alunos.

Orientação: Perceba a expressão dos alunos após a atividade.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a medida mais difícil de encontrar?
  • Houve alguma dificuldade em estimar o lado de um quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Leia o enunciado para os estudantes a fim de que eles possam perceber os detalhes. Ressalte aos estudantes a importância dessas informações, caso tenha impresso, peça aos alunos grifarem as informações mais importantes.

Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
  • Como fazemos para encontrar raízes que vem antes e depois?
  • O que são intervalos de valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Continuar a resolução da atividade principal.

Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens, indicando estimativas sobre os valores. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Quais informações podemos obter da imagem?
  • Quais os raízes já conhecemos?
  • Como podemos relacionar raízes exatas e não exatas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.

Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram estimar alguns valores. Explique as partes e indique na figura onde se localiza o valor da medida (soma dos lado).

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o valor de cada raiz??
  • Como podemos utilizar os intervalos para nos ajudar?
  • Como supomos qual melhor aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Propósito: Mostrar como estimar valores de soma de radicais através dos intervalos.

Orientação: Leia com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar o conteúdo visto em aula.

Orientação: Apresente aos alunos os conceitos. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos nos organizar com os radicais?
  • O que não podemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos pelo estudante.

Orientação: Leia para os alunos. Deixe-os pensar um pouco. Certifique-se que os alunos conseguiram realizar a proposta mentalmente, fazendo com que todos respondam ao mesmo tempo.

Discuta com a turma:

  • Valor intermediário de raiz.
  • Valor aproximado de raiz.
  • Cálculo mental.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Propósito: Verificar como os alunos estão caminhando no tema.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O que acharam da soma e da subtração de radicais aproximando valores?
  • Como fazer quando se descobre o intervalo de possíveis valores?
  • Existem valores numéricos para raízes não exatas?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano