12409
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Alimentação é mais do que ingerir nutrientes

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Alimentação é mais do que ingerir nutrientes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

CIE5_07VE05

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
-Ferramenta para compartilhamento de mensagens (Grupo de Whatsapp, por exemplo);
-Documento compartilhado no Google Drive (Tutorial disponível aqui)
-Formulários Google (Tutorial disponível aqui)

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o seguinte texto:

“Um grupo de amigos estava conversando sobre o que comeram na hora do almoço. Pode-se dizer que as refeições eram bem diferentes.
Depois de contarem uns para os outros, Artur perguntou:
- Que engraçado, nossos pratos têm coisas diferentes, qual será o prato mais saudável?”

Converse com os alunos sobre a variedade de alimentos que pode estar contida nas refeições e o que deve haver em um cardápio saudável.

Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Eles devem planejar três refeições (café da manhã, almoço e jantar) pensando na variedade dos grupos alimentares e em uma proposta nutricionalmente boa. Para isso, podem utilizar um documento compartilhado no Google Drive. Após terminarem a atividade, devem compartilhá-la com todos os alunos da sala e com você.

Sistematização
Após todos os alunos analisarem as refeições dos grupos, compartilhe um Formulário Google para os alunos responderem às seguintes perguntas:
- O que não pode faltar em uma boa refeição?
- Por que é importante escolher os alimentos consumidos em uma refeição?
- Quais são os benefícios de comer bem?

Convite às famílias
Os familiares podem se reunir para conversarem sobre o cardápio de cada refeição que fazem, quais os alimentos mais comuns que estão à mesa, quais os principais grupos de alimentos que consomem etc. Por fim, devem refletir se algum hábito alimentar deve ser reavaliado.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_07V&E05

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas