12407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O sangue e a defesa do corpo

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre O sangue e a defesa do corpo

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o processo de defesa do nosso corpo, relacionado às estruturas que participam desse processo. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02 e CIE5_06VE03, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, utilize as aulas complementares CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-imunitario-celulas-de-defesa-anticorpos-vacinas-e-soros.htm

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-imunologico.html


Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como por exemplo:

  • Vocês imaginam como o corpo se defende de invasores ?
  • Quais são esses invasores?
  • Quais doenças vocês conhecem? Como será que o corpo se defende delas?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a criança da imagem da esquerda está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a pessoa está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida de acordo com os seguintes grupos: linfócitos T, linfócitos B, anticorpos, macrófagos, glóbulos brancos e células de memória. Neste momento, medie a formação dos grupos e prepare a sala para as orientações a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Cada um receberá a sua função no processo de defesa do corpo. Neste momento, passe pelos grupos dando algumas orientações:

  • Percebam o nome da estrutura que vocês representarão.
  • Qual sua função?
  • Fiquem atentos ao momento em que vocês entrarão em cena.

Assim que cada grupo compreender a função da sua estrutura recebida, oriente a turma a iniciar a encenação do corpo se defendendo contra algum invasor. Neste momento, auxilie na entrada de cada grupo na ordem correta, ressaltando as estruturas que estão entrando em ação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a primeira encenação com o auxílio do professor, a turma deve tentar representar o que foi feito anteriormente pela segunda vez, sem a ajuda do professor. Caso tenha algum aparelho celular disponível, grave a apresentação dos alunos para que eles possam vê-la posteriormente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Após a apresentação dos grupos, inicie sistematização apresentando o vídeo (8min19seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o na lousa, realizando a explicação contida nele.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ahzcg6dy5MM

Após a apresentação, peça para as crianças compararem a encenação que fizeram com o que assistiram no vídeo e questione-as:

  • Todos os elementos apareceram na dramatização?
  • Todas as ações do sistema imune foram contempladas?
  • Quais informações o vídeo acrescentou algo novo aos conhecimentos já sistematizados?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação dos grupos e do vídeo, projete o slide aos alunos e finalize a sistematização. Caso não possua recursos, escreva as informações no quadro. Durante a leitura, vá questionando os alunos sobre qual é o próximo passo, quais são os nomes das estruturas, pergunte se ele se recordam da sequência de acontecimentos. Após a finalização, apresente o vídeo da encenação dos alunos, caso tenha conseguido filmá-la.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o processo de defesa do nosso corpo, relacionado às estruturas que participam desse processo. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02 e CIE5_06VE03, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, utilize as aulas complementares CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-imunitario-celulas-de-defesa-anticorpos-vacinas-e-soros.htm

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-imunologico.html


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como por exemplo:

  • Vocês imaginam como o corpo se defende de invasores ?
  • Quais são esses invasores?
  • Quais doenças vocês conhecem? Como será que o corpo se defende delas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a criança da imagem da esquerda está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a pessoa está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida de acordo com os seguintes grupos: linfócitos T, linfócitos B, anticorpos, macrófagos, glóbulos brancos e células de memória. Neste momento, medie a formação dos grupos e prepare a sala para as orientações a seguir.

Slide Plano Aula

Orientações: Cada um receberá a sua função no processo de defesa do corpo. Neste momento, passe pelos grupos dando algumas orientações:

  • Percebam o nome da estrutura que vocês representarão.
  • Qual sua função?
  • Fiquem atentos ao momento em que vocês entrarão em cena.

Assim que cada grupo compreender a função da sua estrutura recebida, oriente a turma a iniciar a encenação do corpo se defendendo contra algum invasor. Neste momento, auxilie na entrada de cada grupo na ordem correta, ressaltando as estruturas que estão entrando em ação.

Slide Plano Aula

Orientações: Após a primeira encenação com o auxílio do professor, a turma deve tentar representar o que foi feito anteriormente pela segunda vez, sem a ajuda do professor. Caso tenha algum aparelho celular disponível, grave a apresentação dos alunos para que eles possam vê-la posteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Após a apresentação dos grupos, inicie sistematização apresentando o vídeo (8min19seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o na lousa, realizando a explicação contida nele.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ahzcg6dy5MM

Após a apresentação, peça para as crianças compararem a encenação que fizeram com o que assistiram no vídeo e questione-as:

  • Todos os elementos apareceram na dramatização?
  • Todas as ações do sistema imune foram contempladas?
  • Quais informações o vídeo acrescentou algo novo aos conhecimentos já sistematizados?

Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação dos grupos e do vídeo, projete o slide aos alunos e finalize a sistematização. Caso não possua recursos, escreva as informações no quadro. Durante a leitura, vá questionando os alunos sobre qual é o próximo passo, quais são os nomes das estruturas, pergunte se ele se recordam da sequência de acontecimentos. Após a finalização, apresente o vídeo da encenação dos alunos, caso tenha conseguido filmá-la.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano