12407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O sangue e a defesa do corpo

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre O sangue e a defesa do corpo

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o processo de defesa do nosso corpo, relacionado às estruturas que participam desse processo. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02 e CIE5_06VE03, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, utilize as aulas complementares CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-imunitario-celulas-de-defesa-anticorpos-vacinas-e-soros.htm

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-imunologico.html


Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como por exemplo:

  • Vocês imaginam como o corpo se defende de invasores ?
  • Quais são esses invasores?
  • Quais doenças vocês conhecem? Como será que o corpo se defende delas?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a criança da imagem da esquerda está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a pessoa está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida de acordo com os seguintes grupos: linfócitos T, linfócitos B, anticorpos, macrófagos, glóbulos brancos e células de memória. Neste momento, medie a formação dos grupos e prepare a sala para as orientações a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Cada um receberá a sua função no processo de defesa do corpo. Neste momento, passe pelos grupos dando algumas orientações:

  • Percebam o nome da estrutura que vocês representarão.
  • Qual sua função?
  • Fiquem atentos ao momento em que vocês entrarão em cena.

Assim que cada grupo compreender a função da sua estrutura recebida, oriente a turma a iniciar a encenação do corpo se defendendo contra algum invasor. Neste momento, auxilie na entrada de cada grupo na ordem correta, ressaltando as estruturas que estão entrando em ação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a primeira encenação com o auxílio do professor, a turma deve tentar representar o que foi feito anteriormente pela segunda vez, sem a ajuda do professor. Caso tenha algum aparelho celular disponível, grave a apresentação dos alunos para que eles possam vê-la posteriormente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Após a apresentação dos grupos, inicie sistematização apresentando o vídeo (8min19seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o na lousa, realizando a explicação contida nele.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ahzcg6dy5MM

Após a apresentação, peça para as crianças compararem a encenação que fizeram com o que assistiram no vídeo e questione-as:

  • Todos os elementos apareceram na dramatização?
  • Todas as ações do sistema imune foram contempladas?
  • Quais informações o vídeo acrescentou algo novo aos conhecimentos já sistematizados?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação dos grupos e do vídeo, projete o slide aos alunos e finalize a sistematização. Caso não possua recursos, escreva as informações no quadro. Durante a leitura, vá questionando os alunos sobre qual é o próximo passo, quais são os nomes das estruturas, pergunte se ele se recordam da sequência de acontecimentos. Após a finalização, apresente o vídeo da encenação dos alunos, caso tenha conseguido filmá-la.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o processo de defesa do nosso corpo, relacionado às estruturas que participam desse processo. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02 e CIE5_06VE03, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, utilize as aulas complementares CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-imunitario-celulas-de-defesa-anticorpos-vacinas-e-soros.htm

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-imunologico.html


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como por exemplo:

  • Vocês imaginam como o corpo se defende de invasores ?
  • Quais são esses invasores?
  • Quais doenças vocês conhecem? Como será que o corpo se defende delas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a criança da imagem da esquerda está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • O que vocês imaginam que esteja acontecendo na imagem?
  • O que a pessoa está usando?
  • Por qual motivo ela está usando essa máscara?
  • O que poderia acontecer se a pessoa não estivesse usando a máscara?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida de acordo com os seguintes grupos: linfócitos T, linfócitos B, anticorpos, macrófagos, glóbulos brancos e células de memória. Neste momento, medie a formação dos grupos e prepare a sala para as orientações a seguir.

Slide Plano Aula

Orientações: Cada um receberá a sua função no processo de defesa do corpo. Neste momento, passe pelos grupos dando algumas orientações:

  • Percebam o nome da estrutura que vocês representarão.
  • Qual sua função?
  • Fiquem atentos ao momento em que vocês entrarão em cena.

Assim que cada grupo compreender a função da sua estrutura recebida, oriente a turma a iniciar a encenação do corpo se defendendo contra algum invasor. Neste momento, auxilie na entrada de cada grupo na ordem correta, ressaltando as estruturas que estão entrando em ação.

Slide Plano Aula

Orientações: Após a primeira encenação com o auxílio do professor, a turma deve tentar representar o que foi feito anteriormente pela segunda vez, sem a ajuda do professor. Caso tenha algum aparelho celular disponível, grave a apresentação dos alunos para que eles possam vê-la posteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Após a apresentação dos grupos, inicie sistematização apresentando o vídeo (8min19seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o na lousa, realizando a explicação contida nele.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ahzcg6dy5MM

Após a apresentação, peça para as crianças compararem a encenação que fizeram com o que assistiram no vídeo e questione-as:

  • Todos os elementos apareceram na dramatização?
  • Todas as ações do sistema imune foram contempladas?
  • Quais informações o vídeo acrescentou algo novo aos conhecimentos já sistematizados?

Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação dos grupos e do vídeo, projete o slide aos alunos e finalize a sistematização. Caso não possua recursos, escreva as informações no quadro. Durante a leitura, vá questionando os alunos sobre qual é o próximo passo, quais são os nomes das estruturas, pergunte se ele se recordam da sequência de acontecimentos. Após a finalização, apresente o vídeo da encenação dos alunos, caso tenha conseguido filmá-la.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão- Mão na massa (fichas) - O sangue e a defesa do corpo


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Coração, vasos sanguíneos e sangue

AULA 02

Trilhando o caminho do sangue

AULA 03

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação...

AULA 05

O coração

AULA 06

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem...

AULA 07

A circulação pulmonar e as trocas gasosas

AULA 08

A produção e a eliminação da urina

AULA 09

A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulat...

AULA 10

Cuidados para manter o bom funcionamento do corpo

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O sangue e a defesa do corpo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Alimentação é mais do que ingerir nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Desnutrição: Causas e efeitos

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Distúrbios alimentares: conhecendo o que são

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os pulmões e as trocas gasosas

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Espirro, pelos do nariz e mucosa: os filtros naturais da respiração

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O sangue e a defesa do corpo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A circulação pulmonar e as trocas gasosas

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A produção e a eliminação da urina

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cuidados para manter o bom funcionamento do corpo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann