Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Ímãs, objetos diversos, cartolinas.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente à turma o episódio Larva - Magnet Man, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XalJhyxmgaE, no intervalo 0:00 a 1:50. Após os estudantes terem assistido ao episódio, motive uma breve discussão orientada pelas questões propostas no slide. O objetivo da contextualização é enfatizar que um ímã ocorre uma atrai alguns tipos de materiais, de forma geral os, metais. Questione sobre o motivo de apenas alguns objetos serem atraídos pelo íma e peça para as crianças tentarem identificar a semelhança entre eles.
O elemento de ficção mais relevantes presente no episódio é a intensidade do campo magnético gerado pelo ímã encontrado. Ele seria capaz de atrair grandes objetos a grandes distâncias, inclusive um avião que passava sobre ele. Ao encontrarmos um imã, ele provocará um efeito de atração, no entanto de intensidade muitíssimo menor e, quanto maior a distância entre o ímã e o objeto, menor será a intensidade dessa atração.
Observação importante: como bem mostra no episódio, um ímã possui dois pólos, o sul e o norte. Quando aproximamos dois ímãs, os pólos distintos são atraídos e os iguais são repelidos. Ao partirmos um ímã, como ocorre no instante 0:24, cada parte terá um pólo sul e um pólo norte, diferentemente do que sugere o desenho, quando uma larva fica com o polo norte e a outra com o polo sul.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora com a turma, relembre o comportamento dos objetos apresentados no vídeo, assim como das experiências de cada um com um ímã.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a turma em pequenos de grupos de três a cinco estudantes. Se possível, ofereça um ímã a cada pequeno grupo ou peça aos estudantes, na aula anterior, que tragam ímãs de casa. O ímã de geladeira é muito fácil de ser encontrado, no entanto, ele apresenta fraca intensidade de atração, além disso, é mais difícil de identificar seus pólos magnéticos. É possível encontrar ímãs mais ‘potentes’ em caixas de som, auto-falantes ou eletrônicos antigos que possam ser desmontados.
Oriente os pequenos grupos a levantar hipóteses sobre como os diferentes objetos se comportarão na presença no ímã. Motive-os a escolher objetos pela sala de aula ou pela escola e testar seu comportamento, respondendo e registrando as questões sugeridas no slide.
Caso não seja possível encontrar ímãs, os estudantes podem realizar a investigação em livros ou na internet.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Retome a questão disparadora com a turma: Como os objetos se comportam na presença de um ímã? Organize os estudantes para que cada grupo possa apresentar sua análise aos demais. Oriente os pequenos grupos a observar como os ímãs se comportam aos serem aproximados. Ressalte que eles podem ser tanto atraídos como repelidos e diga que isso dependerá da orientação dos pólos de cada ímã. Se possível, divida um ímã ao meio e motive uma nova observação, mostrando que, mesmo partido ao meio, o ímã permanece com um polo norte e outro sul.
Leia o slide com a turma e motive um registro de sistematização do que foi investigado.