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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Comportamento magnético da matéria

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Comportamento magnético da matéria

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Ímãs, objetos diversos, cartolinas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título com a turma e identifique o que os estudantes entendem por ímãs.

Para saber mais sobre os ímãs acesse: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/CampoMagnetico/imasemagnetos.php

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-ima.htm

Como é feito um ímã artificial: https://www.youtube.com/watch?v=jCL2dLh5MME

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente à turma o episódio Larva - Magnet Man, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XalJhyxmgaE, no intervalo 0:00 a 1:50. Após os estudantes terem assistido ao episódio, motive uma breve discussão orientada pelas questões propostas no slide. O objetivo da contextualização é enfatizar que um ímã ocorre uma atrai alguns tipos de materiais, de forma geral os, metais. Questione sobre o motivo de apenas alguns objetos serem atraídos pelo íma e peça para as crianças tentarem identificar a semelhança entre eles.

O elemento de ficção mais relevantes presente no episódio é a intensidade do campo magnético gerado pelo ímã encontrado. Ele seria capaz de atrair grandes objetos a grandes distâncias, inclusive um avião que passava sobre ele. Ao encontrarmos um imã, ele provocará um efeito de atração, no entanto de intensidade muitíssimo menor e, quanto maior a distância entre o ímã e o objeto, menor será a intensidade dessa atração.

Observação importante: como bem mostra no episódio, um ímã possui dois pólos, o sul e o norte. Quando aproximamos dois ímãs, os pólos distintos são atraídos e os iguais são repelidos. Ao partirmos um ímã, como ocorre no instante 0:24, cada parte terá um pólo sul e um pólo norte, diferentemente do que sugere o desenho, quando uma larva fica com o polo norte e a outra com o polo sul.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma, relembre o comportamento dos objetos apresentados no vídeo, assim como das experiências de cada um com um ímã.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos de grupos de três a cinco estudantes. Se possível, ofereça um ímã a cada pequeno grupo ou peça aos estudantes, na aula anterior, que tragam ímãs de casa. O ímã de geladeira é muito fácil de ser encontrado, no entanto, ele apresenta fraca intensidade de atração, além disso, é mais difícil de identificar seus pólos magnéticos. É possível encontrar ímãs mais ‘potentes’ em caixas de som, auto-falantes ou eletrônicos antigos que possam ser desmontados.

Oriente os pequenos grupos a levantar hipóteses sobre como os diferentes objetos se comportarão na presença no ímã. Motive-os a escolher objetos pela sala de aula ou pela escola e testar seu comportamento, respondendo e registrando as questões sugeridas no slide.

Caso não seja possível encontrar ímãs, os estudantes podem realizar a investigação em livros ou na internet.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora com a turma: Como os objetos se comportam na presença de um ímã? Organize os estudantes para que cada grupo possa apresentar sua análise aos demais. Oriente os pequenos grupos a observar como os ímãs se comportam aos serem aproximados. Ressalte que eles podem ser tanto atraídos como repelidos e diga que isso dependerá da orientação dos pólos de cada ímã. Se possível, divida um ímã ao meio e motive uma nova observação, mostrando que, mesmo partido ao meio, o ímã permanece com um polo norte e outro sul.

Leia o slide com a turma e motive um registro de sistematização do que foi investigado.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Ímãs, objetos diversos, cartolinas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título com a turma e identifique o que os estudantes entendem por ímãs.

Para saber mais sobre os ímãs acesse: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/CampoMagnetico/imasemagnetos.php

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-ima.htm

Como é feito um ímã artificial: https://www.youtube.com/watch?v=jCL2dLh5MME

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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente à turma o episódio Larva - Magnet Man, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XalJhyxmgaE, no intervalo 0:00 a 1:50. Após os estudantes terem assistido ao episódio, motive uma breve discussão orientada pelas questões propostas no slide. O objetivo da contextualização é enfatizar que um ímã ocorre uma atrai alguns tipos de materiais, de forma geral os, metais. Questione sobre o motivo de apenas alguns objetos serem atraídos pelo íma e peça para as crianças tentarem identificar a semelhança entre eles.

O elemento de ficção mais relevantes presente no episódio é a intensidade do campo magnético gerado pelo ímã encontrado. Ele seria capaz de atrair grandes objetos a grandes distâncias, inclusive um avião que passava sobre ele. Ao encontrarmos um imã, ele provocará um efeito de atração, no entanto de intensidade muitíssimo menor e, quanto maior a distância entre o ímã e o objeto, menor será a intensidade dessa atração.

Observação importante: como bem mostra no episódio, um ímã possui dois pólos, o sul e o norte. Quando aproximamos dois ímãs, os pólos distintos são atraídos e os iguais são repelidos. Ao partirmos um ímã, como ocorre no instante 0:24, cada parte terá um pólo sul e um pólo norte, diferentemente do que sugere o desenho, quando uma larva fica com o polo norte e a outra com o polo sul.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma, relembre o comportamento dos objetos apresentados no vídeo, assim como das experiências de cada um com um ímã.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos de grupos de três a cinco estudantes. Se possível, ofereça um ímã a cada pequeno grupo ou peça aos estudantes, na aula anterior, que tragam ímãs de casa. O ímã de geladeira é muito fácil de ser encontrado, no entanto, ele apresenta fraca intensidade de atração, além disso, é mais difícil de identificar seus pólos magnéticos. É possível encontrar ímãs mais ‘potentes’ em caixas de som, auto-falantes ou eletrônicos antigos que possam ser desmontados.

Oriente os pequenos grupos a levantar hipóteses sobre como os diferentes objetos se comportarão na presença no ímã. Motive-os a escolher objetos pela sala de aula ou pela escola e testar seu comportamento, respondendo e registrando as questões sugeridas no slide.

Caso não seja possível encontrar ímãs, os estudantes podem realizar a investigação em livros ou na internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora com a turma: Como os objetos se comportam na presença de um ímã? Organize os estudantes para que cada grupo possa apresentar sua análise aos demais. Oriente os pequenos grupos a observar como os ímãs se comportam aos serem aproximados. Ressalte que eles podem ser tanto atraídos como repelidos e diga que isso dependerá da orientação dos pólos de cada ímã. Se possível, divida um ímã ao meio e motive uma nova observação, mostrando que, mesmo partido ao meio, o ímã permanece com um polo norte e outro sul.

Leia o slide com a turma e motive um registro de sistematização do que foi investigado.

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