12405
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Situações de Solubilidade

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Situações de Solubilidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE04_01ME05

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
     - Videochamadas: Zoom ou Google meet.
     - Envio de mensagens e documentos: E-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
     - Apresentações Google para projeção.
     - Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.

Optativas:
     - Planilhas e gráficos - Google Planilhas

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula, para sua turma, por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e faça uma apresentação de slides para partilhar as informações e imagens com a turma.

Em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que os alunos partilhem suas ideias.

Mão na massa
Antes de iniciar a proposta, siga as orientações do slide 5. Deixe os materiais previamente preparados e peça aos alunos que fiquem muito atentos a sua orientação.
Você deverá fazer uma adaptação dessa aula.

Explique à turma que eles serão divididos em grupos e que você se reunirá com cada um deles, por alguns minutos. Crie outro link de vídeo para que os grupos selecionados acessem para discutir com você, um a um.

Partilhe com os grupos as questões sugeridas no material complementar, por meio de um documento compartilhado, Docs ou Apresentações, e oriente-os a preencher, após realizarem o experimento com você.

Marque o tempo para cada grupo e simule o “mão na massa” de modo que os alunos te digam o que fazer. Explique que eles devem dizer sobre o que e quanto misturar e você fará as misturas.

À medida que trabalha com os grupos, peça-os que ao saírem da sala façam a atividade, proposta nos materiais complementares.
Faça a reunião com cada grupo refletindo sobre as questões propostas no slide 5.

Finalizado o trabalho com os grupos, retome a sala inicial e faça a 2ª fase do “mão na massa” com o acompanhamento de toda a turma. Faça as perguntas sugeridas e solucione as dúvidas que os alunos possam ter.

Permita que os alunos discutam sobre seus experimentos e projete os documentos preenchidos pelos grupos.

Sistematização
Ainda na videochamada proponha a atividade do slide 8. Peça aos grupos que produzam os gráficos. Você pode usar o Google planilhas, para isso, partilhe um documento com as abas definidas por grupos. Na sequência, peça aos alunos que partilhem seu gráficos.

Finalize a aula com a leitura do slide 9 e tire as dúvidas que os alunos possam ter.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano e preenchimento das tabelas.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E05

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas