12404
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Quem são os artrópodes?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Quem são os artrópodes?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.

Contexto e questão disparadora

Agende uma videochamada com a sua turma e apresente o tema da aula
- Quem são os artrópodes?

Pergunte aos alunos se conhecem esse nome, permita que pensem livremente sobre o assunto e exponham ideias. Em sua apresentação de slides, projete os quadrinhos disponíveis no slide 3 do plano, e siga as orientações descritas.

Continue com a explicação sugerida e leia a questão disparadora para as crianças, de modo a deixá-los curiosos.

Mão na massa

Organize a turma em duplas ou trios e proporcione um meio de comunicação entre eles (Whatsapp ou Classroom). Disponibilize para os grupos o álbum de figurinhas configurado como documento compartilhado editável, tipo Google Docs. Assim, os grupos podem pesquisar imagens da internet para completar o material.

Motive-os a se encontrarem virtualmente e discutirem, em grupo, a melhor forma de completar o álbum.

Para finalizar, peça aos alunos que produzam uma capa temática para o trabalho e que entreguem o produto através de um meio de envio de mensagens e documentos comum a todos, que pode ser Classroom ou e-mail.

Sistematização

Após o recebimento dos álbuns, marque uma videochamada por Hangouts ou Zoom com toda a turma. Siga as orientações do plano para a sistematização e incentive os alunos a compartilharem as produções entre si, com objetivo de avaliarem e prestigiarem os trabalhos dos outros colegas.
Corrija qualquer equívoco ou conceito construído de forma errônea.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento da organização do encontro virtual dos grupos e do envio do material para você.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E06

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas