Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Lupas, folhas em branco, lápis e fichas técnicas, disponíveis em "materiais complementares".
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Dê início à aula expondo aos alunos o título “animais terrestres” e levante os conhecimentos prévios das crianças sobre quais desses animais pertencentes à região eles conhecem. Após a turma citar alguns nomes, pergunte especificamente sobre os animais que imaginam encontrar em lugares como jardins de casas, da escola, em pequenos parques e hortas cultivadas. Prossiga, então, para a etapa de contextualização do tema.
Observação: Atente-se para o foco da aula “animais terrestres” e, caso os alunos citem algumas, dê algumas informações sobre as diferenças entre esses seres vivos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Assista junto com ao alunos ao vídeo “O causo das formigas”, do canal oficial Turma da Mônica, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=pbqeqFrqcVQ e discuta sobre as ações do Chico Bento. Faça à turma questões como: Onde ele está? O que está fazendo? Quais animais aparecem no vídeo? Qual conselho daria para ajudar o Chico? Esse momento será para que os alunos comecem a pensar sobre jardim, hortas e parques, cujas floras são cultivadas pelo ser humano e quais animais elas atraem.
Obs: Caso a escola não possua recursos como projetor para a reprodução do vídeo, narre para a turma as aventuras no Chico Bento em busca de proteger sua plantinha das formigas, desde o uso de inseticidas, mangueira de água, espingarda, até trazer um tamanduá (predador natural) para comê-las. E que após conseguir se livrar delas, se sentindo aliviado, ele avista uma lagarta, prontinha para abocanhar as folhas que estão crescendo! Em seguida, promova a discussão proposta.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Para nortear a aula pergunte aos alunos, após eles terem assistido ao vídeo ou depois de você ter narrado a história do Chico Bento, quais animais terrestres podem habitar áreas como jardins, hortas e parques. A turma começará a levantar as hipóteses sobre animais encontrados nesses locais, de acordo com suas experiências prévias, conforme aconteceu no início da aula. Aprofunde a questão, portanto, perguntando como são esses animais e do que eles podem se alimentar.
Para que os alunos consigam concluir de maneira autônoma essas respostas, leve-os para a investigação, que será descrita na próxima etapa (mão na massa) desta aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leve os alunos para uma observação das áreas verdes da escola, peça que se reúnam em grupos, que terão como objetivo investigar os animais que habitam o local. Solicite que olhem minuciosamente a terra, as folhas (e flores, caso houver) com uso da lupa e, posteriormente, registrem tudo o que observaram. Ressalte o cuidado que as crianças deverão ter ao interagir com as plantas, sem tocar nos bichos, bem como ao usar a lupa, não deixando que raios solares se concentrem no foco de observação, para que os animais não sejam machucados. Peça para que registrem livremente o que observaram e, caso não conheçam algum dos animais encontrados, possam averiguar mais informações com adultos. Se houver um responsável por regar, podar e cuidar das plantas, sugira que façam algumas perguntas para saber melhor sobre quais animais aparecem por ali e sobre hábitos ou curiosidades já observados por essa (ou essas) pessoas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a exploração dos alunos, retorne para sala e, com a turma organizada em roda, proporcione um momento de troca de observações, hipóteses e conhecimentos acerca da investigação. Finalize a aula retomando as questões disparadoras e conclua o aprendizado que os alunos tiveram sobre as espécies terrestres encontradas em locais como jardins, hortas e parques. Faça uso dos nomes registrados pelos alunos na área verde da escola e traga, se necessário, outros exemplos, expandindo a discussão para regiões de solo e clima diferentes da sua. Cite, além do caracol (slide), animais maiores como roedores, lagartos e tatus. Fale também sobre os menores como minhocas, aranhas, também diplopodas, conhecidos como piolhos de cobra, carrapatos, insetos como grilos, louva-a-deus, joaninhas, pulgões, formigas etc. Sistematize a coleta livre de dados, distribuindo a ficha técnica (disponível para impressão em materiais complementares), de modo que os alunos organizem suas próprias anotações e produzam um material informativo, com um padrão que poderá ser usado por outras turmas em aulas de ciências. Peça que junto à ficha anexem uma ilustração do animal descrito - pode ser um desenho ou recorte de revistas, caso tenha disponível na escola. Com relação às fichas técnicas, se não for possível fornecê-las impressas, transcreva o modelo do slide no quadro e peça que os alunos as produzam em grupos.