Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto". Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como o bloqueio da luz do Sol foi capaz de gerar tamanha extinção?
Mão na massa
Divida a turma em dois grupos. Cada grupo receberá um ciclo para desenvolver a atividade:
Grupo A - Criar um esquema de como era a fauna e flora na Era Mesozóica antes do impacto do asteróide na Terra
Grupo B- Criar um esquema de como deve ter ficado o planeta Terra após o cataclismo
Os grupos podem ser subdivididos para elaborar a atividade, que pode ser uma mapa mental ou uma redação descritiva.
Caso opte pelo mapa, envie o link mapa mental on-line (disponível aqui).
Marque uma data para o representante do grupo enviar a atividade.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma reflexão sobre o planeta ter ficado escuro impedindo que o Sol lançasse seus raios sobre a Terra, devido a queda do asteróide.
Use o Padlet, recurso digital, para organizar um mural com as atividades dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_17T&U06
(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes