Atividade para impressão - Mão na Massa - O Sol e a extinção
Plano de Aula
Plano de aula: O Sol e a extinção
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Evolução estelar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU05, uma vez que traz temas já abordados e reitera a interação com o Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.
Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio presente no slide 5, mão na massa. Texto presente em reportagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre o processo de extinção dos dinossauros e como o Sol pode ter tido algum tipo de relação com esse processo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com os estudantes o slide acima e explique que existiam compostos chamados hidrocarbonetos e esses compostos estavam em grande quantidade na região da Península de Iucatã, no México, local onde ocorreu o impacto com o asteroide. É importante mostrar a imagem aos alunos (projetada ou em um mapa), para que eles localizem o local de impacto do asteróide. Você também pode utilizar imagens do Google Earth, onde é possível visualizar a cratera.
Link para reportagem sobre a cratera de Chicxulub, na península de Iucatã: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/04/ciencia/1428102827_162801.html
Comente com eles também que os cientistas estão em constante discussão sobre qual corpo celeste chocou-se com a Terra, havendo outra linha de defesa, mas nenhuma anulando completamente a outra. Explique também a diferença entre o meteorito (semelhantes aos meteoros que são conhecidos como estrelas cadentes por, quando entrarem na atmosfera, se desintegrarem em flashes luminosos, esses corpos conseguem passar a atmosfera e chegar ao chão com massa relevante) e o asteroide (corpo rochoso de minerais e metais que orbitam o sistema solar). Link para matéria com desenvolvimento do contexto: http://bafafah.com.br/ciencia/dinossauros-foram-azarados/
Apresente para eles o conceito de hidrocarbonetos (moléculas que apresentam apenas carbono e hidrogênio em sua composição química e que hoje é muito usado para obtenção de combustíveis, como gasolina e diesel).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e deixe os alunos perceberem que a queda do asteroide só explicaria a extinção dos animais e plantas daquela região, mas lembre que esse impacto ocasionou quase a extinção de 75% das espécies vivas do planeta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue uma cópia dos textos aos alunos para que eles criem argumentos na formação de suas representações do ambiente antes da queda do asteroide. Segue o link para textos completos:
- Reportagem “No tempo dos dinossauros” completa: https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/como-era-a-flora-brasileira-na-epoca-dos-dinossauros/;
- Reportagem “Dois anos de escuridão” completa: https://veja.abril.com.br/ciencia/asteroide-que-extinguiu-dinossauros-trouxe-dois-anos-de-escuridao/;
- Dica para seleção dos textos de apoio: https://docs.google.com/document/d/19QlV3BZxtMmIB10d8US0EKmBTRkUjcbEiLR2jOdrOl4/edit;
- Utilização de mapas conceituais: https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Para esse slide, você precisará de 14 minutos. É esperado que os alunos entendam que a extinção pode ter ocorrido pela queda do asteroide, e isso ter lançado na estratosfera elementos particulados que encobriram a atmosfera, obscurecendo todo o planeta e impedindo que o Sol lançasse seus raios sobre a Terra. Isso diminuiu a temperatura em até 10°C, o que causou um colapso nos ecossistemas e nos níveis tróficos; afetou primeiro os produtores, que não conseguiam mais fazer o processo de fotossíntese, levando a morte das plantas, que secaram, e os dinossauros herbívoros acabaram morrendo de fome, e isso levou a um declínio dos dinossauros carnívoros, levando todos da espécie que não se adaptaram à morte.
Porém, não se pode esquecer de explicar que na ciência o conhecimento não é imutável. Indique aos alunos que existem outras teorias, e assim como a mais aceita (da queda do meteorito/asteroide levando à problemas na fotossíntese), outras explicações são dadas sobre esse processo de extinção. Entre as outras de maior destaque podemos encontrar:
- Intenso vulcanismo - uma região na Índia decorrente dessas atividades vulcânicas é conhecida como Deccan Traps, sendo prova de que durante a Era Mesozóica a intensa atividade de vulcões na região pode ter liberado para atmosfera partículas, semelhantes às que são apresentadas na primeira teoria e causado um blackout da luz solar, também semelhante, além de levar a processos intensos de chuva ácida e elevação no aquecimento global, já que o CO2 é um dos principais produtos gerados por essa atividade. Todos esses desdobramentos acabariam causando uma quebra da cadeia trófica por falta da correta ação fotossintetizante dos produtores e isso levaria ao declínio dos dinossauros. Link com explicação sobre o intenso vulcanismo na Índia - http://cienciahoje.org.br/coluna/ainda-a-extincao-dos-dinossauros/.
- Expansão das angiosperma - como o processo de evolução das espécies de plantas não pararam, existem linhas de pesquisas que indicam que, ao desenvolver plantas que apresentavam frutos e sementes protegidas (as angiospermas), os dinossauros herbívoros não se adaptaram a essa alimentação e a quantidade de alimento foi reduzido, já que essas plantas conseguem se reproduzir de forma mais rápida, tomando o lugar das gimnospermas que antes eram as colonizadoras. Confira o link com explicação sobre expansão das angiospermas, do livro “Biogeografia: Dinâmicas e transformações da natureza”: https://bit.ly/2MEcSbH.
- Mamíferos se adaptaram melhor que os dinossauros - por possuírem uma carga energética menor para se tornare adultos e conseguirem se reproduzir, os mamíferos, quando apareceram do processo evolutivo dos Therapsida na árvore filogenética, entravam mais cedo no ciclo trófico, e os pais ou jovens mais velhos competiam diretamente com os dinossauros bebês, que nasciam com um peso centenas de vezes menor que o dos seus pais, além de que nos seus primeiros momentos só contavam com o vitelo presente no ovo como fonte de energia, já os mamíferos tinham suas mães para os prover com leite e proteção. Leia mais sobre a resistência dos mamíferos em https://hypescience.com/ovos-causaram-a-extincao-dos-dinossauros/.
- Grande epidemia - semelhantes aos problemas que os nativos americanos tiveram quando as grandes navegações chegaram ao “Novo Mundo”, os dinossauros possivelmente sofreram o mesmo problema com as doenças que estavam se alastrando pelo planeta pela ação dos vulcões após o choque do meteorito/asteroide. Sobre essa teoria, leia: http://www.achetudoeregiao.com.br/dinossauros/extincao_dos_dinos.htm e https://news.nationalgeographic.com/news/2008/01/080115-dino-diseases_2.html
Sistematização
Orientações: Dedique 3 minutos para essa complementação. Explique aos alunos que é bom lembrar que mesmo com 75% das espécies tendo encontrado seu fim com o asteróide, algumas espécies permanecem no processo evolutivo até hoje, como é o caso dos terópodes, grupo de dinossauros do qual o Tyrannosaurus rex fazia parte e hoje vemos vestígios nas aves atuais. Sendo assim, lembre aos alunos que a representação que observamos em desenhos e filmes, por vezes, podem não ser cientificamente acurada, uma vez que o maior ícone da cultura pop sobre os dinossauros, o T-rex, foi representado erroneamente, já que pesquisas recentes indicam que a espécie deveria possuir penas e não a pele coberta de um rígido tecido epitelial. Link para melhor expandir erros comuns sobre os dinossauros: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150831_dinossauros_dez_tg.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto". Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como o bloqueio da luz do Sol foi capaz de gerar tamanha extinção?
Mão na massa
Divida a turma em dois grupos. Cada grupo receberá um ciclo para desenvolver a atividade:
Grupo A - Criar um esquema de como era a fauna e flora na Era Mesozóica antes do impacto do asteróide na Terra
Grupo B- Criar um esquema de como deve ter ficado o planeta Terra após o cataclismo
Os grupos podem ser subdivididos para elaborar a atividade, que pode ser uma mapa mental ou uma redação descritiva.
Caso opte pelo mapa, envie o link mapa mental on-line (disponível aqui).
Marque uma data para o representante do grupo enviar a atividade.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma reflexão sobre o planeta ter ficado escuro impedindo que o Sol lançasse seus raios sobre a Terra, devido a queda do asteróide.
Use o Padlet, recurso digital, para organizar um mural com as atividades dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.
9° Ano
Objetivos de aprendizagem
Comparar modelos ambientais do planeta durante a Era Mesozóica e ao final da catástrofe ocorrida com o asteróide no planeta, do ponto de vista da ação do Sol nos mesmos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Ayslan Carvalho de Melo
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza