Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane de Souza Pereira
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.
Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para as duplas.
Material de uso coletivo: Pincel e/ou giz para lousa.
Indicação de leitura: BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Código: MAT6_14GEO02
(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 10
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes