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Plano de aula - A descoberta na torre de cubos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para as duplas.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura: BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Vocês conseguem identificar os sólidos apresentados na imagem?
  • Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
  • Por que a maioria das piscinas apresentam a forma de blocos retangulares? Como seria uma piscina na forma de uma pirâmide invertida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

Professor escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar a todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento eles serão ouvidos.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre a utilidade dos sólidos geométricos em nosso cotidiano, em especial prismas e pirâmides.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?

3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?

3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Professor durante a realização da atividade você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação das duplas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno registre na lousa o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar os cubos e identificar se os alunos conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de um prisma?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de uma pirâmide ?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?
  • Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para as duplas.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura: BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Vocês conseguem identificar os sólidos apresentados na imagem?
  • Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
  • Por que a maioria das piscinas apresentam a forma de blocos retangulares? Como seria uma piscina na forma de uma pirâmide invertida?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

Professor escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar a todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento eles serão ouvidos.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre a utilidade dos sólidos geométricos em nosso cotidiano, em especial prismas e pirâmides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?

3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

  • Já encontraram alguma solução?
  • Como vocês começaram?
  • Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
  • Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?

Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:

1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?

3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.

Orientações: Professor durante a realização da atividade você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação das duplas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno registre na lousa o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar os cubos e identificar se os alunos conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar os cubos?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de um prisma?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de uma pirâmide ?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?
  • Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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