Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: A descoberta na torre de cubos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Prismas e pirâmides
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane de Souza Pereira
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.
Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para as duplas.
Material de uso coletivo: Pincel e/ou giz para lousa.
Indicação de leitura: BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Prepare as imagens a serem apresentadas antes da aula. Você poderá preparar um cartaz em cartolina ou projetar as imagens na lousa. Deixe que os alunos observem as imagens por alguns instantes.
Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.
Discuta com a turma
- Vocês conseguem identificar os sólidos apresentados na imagem?
- Por que eles são tão utilizados em nosso cotidiano? Já pensaram nisso?
- Por que a maioria das piscinas apresentam a forma de blocos retangulares? Como seria uma piscina na forma de uma pirâmide invertida?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações:
Professor escute a opinião de alguns alunos. Essas discussões enriquecem muito a aula. Como não é possível escutar a todos, pois nem sempre o tempo é suficiente, combine com os alunos que em um próximo momento eles serão ouvidos.
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre a utilidade dos sólidos geométricos em nosso cotidiano, em especial prismas e pirâmides.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
- As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
- Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?
Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:
- Já encontraram alguma solução?
- Como vocês começaram?
- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
- As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
- Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?
Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:
1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?
3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
- As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
- Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?
Caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:
- Já encontraram alguma solução?
- Como vocês começaram?
- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha de atividade para cada aluno.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e criem estratégias para realizá-la. Em seguida, deixe que em dupla discutam com o colega suas conclusões e modos de realizar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Estabelecer as diferenças (faces, arestas e vértices) entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias vocês utilizaram para quantificar os cubos?
- As informações fornecidas são suficientes para a resolução do problema?
- Vocês conseguem visualizar todos os cubos utilizados na construção da torre?
Orientações: Professor caso os alunos tenham dificuldades de estabelecer critérios para quantificar os cubos, coloque algumas questões como:
1- Já encontraram alguma solução?
2- Como vocês começaram?
3- Explique o que vocês não conseguiram fazer ainda.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.
Orientações: Professor durante a realização da atividade você poderá circular pela sala observando o envolvimento e desempenho dos alunos. Este é um momento que permite uma avaliação das duplas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno registre na lousa o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar os cubos e identificar se os alunos conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar os cubos?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).
Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais são as características de um prisma?
- O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
- Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12).
Orientações: Após discussão da atividade em um painel integrado na lousa, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais são as características de uma pirâmide ?
- O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
- Qual a relação existente entre o polígono da base e suas faces laterais?
- Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_14GEO02
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Como reconhecer formas: https://www.youtube.com/watch?v=QM_35TCj_5Y
Geogebra: https://www.geogebra.org/m/gTMSvJTB.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
O aquecimento pode ser usado como uma atividade para retomada do assunto que antecede à Atividade Principal
Atividade Principal (adaptada)
O objetivo dessa aula é que, os alunos leiam a atividade principal e criem estratégias para realizá-la. Através da observação da torre de cubos congruentes, os alunos precisam descobrir o número de cubos total da torre (visíveis e não visíveis), a quantidade de cubos em cada andar, o total de arestas, vértices e faces necessárias para a construção. Em seguida, eles precisam imaginar, se fosse possível construir a mesma torre, utilizando pirâmides de bases quadradas congruentes e, mantendo o mesmo padrão, responder às perguntas anteriores. Envie a “Atividade Principal” via WhatsApp para os alunos Se sua aula for síncrona, comece compartilhando através dos meios de comunicação combinado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) a imagem da torre de cubos. Em seguida, siga o roteiro de perguntas da atividade principal. Deixe um tempo para que os alunos pensem nas respostas e socializem no grupo. É importante a participação e valorização das respostas e também dos possíveis equívocos para que você faça os encaminhamentos e direcione para os focos da aula. Através do erro, os alunos refletem sobre novos caminhos e estratégias para rever como pensou. Ao final das problematizações sobre a torre do cubo, faça o mesmo com a pirâmide. Nesse caso, eles podem ter dificuldade de visualização. Eles precisam fazer uma generalização a partir do que aconteceu no cubo. No caso da pirâmide vão gastar menos arestas. Veja se eles percebem isso. Se puder, use o software Geogebra e faça uma simulação com algumas pirâmides.
Se sua aula fora assíncrona, grave um áudio explicando e peçam que enviem a você via WhatsApp, combinando um retorno para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar as explicações com comentários e registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Raio X
Use o Raio X como finalização da sua aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane de Souza Pereira
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides.
Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para as duplas.
Material de uso coletivo: Pincel e/ou giz para lousa.
Indicação de leitura: BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.