Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que eles discutam como ocorrem os mecanismos de transmissão e de captação das ondas de rádio. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível, com um único aparelho, sintonizarmos inúmeras emissoras de rádio, selecionando as que mais gostamos?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie a atividade em Word, via Whatsapp.
Atividade 1:
Procedimentos:
I) Ligue o aparelho de rádio, sintonize-o em uma estação, observe a qualidade da transmissão e a intensidade do som emitido por ele.
II) Pegue o aparelho ainda ligado, coloque-o dentro de uma caixa de papelão, lacrando-a com fita adesiva e novamente observe a qualidade da transmissão e a intensidade do som emitido por ele.
III) Pegue agora a caixa em que está o aparelho de rádio e coloque-a dentro da outra caixa de papelão, lacrando com fita adesiva. Observe também, nessa situação, a qualidade da transmissão e a intensidade do som emitido.
Peça para eles observarem as seguintes questões:
- O aparelho continua captando as ondas da emissora?
- Foi notada alguma diferença na qualidade de recepção dessas ondas?
- O que houve com a intensidade do som emitido pelo aparelho?
Repita as questões quando a primeira caixa for colocada dentro da segunda e lacrada com a fita adesiva.
Elaborem um quadro comparativo nas diversas situações.
Situação 1 - Rádio fora da caixa.
Situação 2 - Rádio dentro da caixa de papelão.
Situação 3 - Caixa dentro da caixa com o rádio.
Siga a orientação no mão na massa e peça aos alunos para realizarem as atividades 2 e 3.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa, releia para os alunos a questão disparadora e discuta com eles as diferenças e semelhanças entre as ondas geradas pelas emissoras e as ondas sonoras emitidas pelo aparelho.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.