Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática que visa, em sua totalidade, contemplar a habilidade da Base Nacional Comum Curricular a que se propõe.
Materiais necessários para a aula: Serão necessários textos impressos para a pesquisa (indicados nos links do slide 5). Se a escola oferecer uma sala de informática, os alunos poderão realizar a pesquisa via internet.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Introduza o tema que será trabalho nesta aula lendo o título para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Contextualize o tema da aula com a seguinte afirmação: “Existem evidências que mostram como, provavelmente, se originaram a vida e os seres vivos. Porém, existem diferentes culturas que explicam a origem da vida à sua maneira. Estas explicações são crenças e, muitas vezes, não apresentam relação entre si. Assim, em todo o mundo, muitas são as explicações para como teriam se originado os primeiros seres vivos na Terra”.
Em seguida, questione quais as crenças sobre o tema que eles conhecem. É possível que eles citem o criacionismo. Ouça a discussão e pondere que, nesta aula, eles verão diferentes crenças, que já foram (ou ainda são) aceitas por diferentes culturas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a Questão disparadora que norteará a atividade a seguir.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Após transcorrido o tempo para a pesquisa, organize a sala numa grande roda.
Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar a sua pesquisa. Convide cada grupo, um a um, para se dirigir ao centro da roda. O grupo da vez lerá seu texto e as respostas anotadas no roteiro de pesquisa.
Após a finalização desta parte da aula, conduza um debate sobre os temas trabalhados. Para isso, utilize questões como:
Alguém gostaria de comentar qual crença achou mais interessante?
Quais crenças poderiam ter realmente acontecido? É possível que mais de uma?
Qual delas poderia ter sido aceita pela ciência?
É importante que se ressalte que não podemos aferir maior ou menor credibilidade a uma crença, pois isso faz parte de diferentes culturas. No entanto, introduza o conceito da teoria da sopa orgânica, apontando que é a mais aceita hoje na comunidade científica. Aponte que esta teoria é baseada na formação de moléculas orgânicas de gases da atmosfera primitiva e que já foi testada em laboratório comprovando sua viabilidade, ou seja, pode ser chamada de teoria científica, uma vez que para ser científica deve estar fundamentada em fatos e fenômenos observáveis. Mais informações sobre a teoria podem ser encontradas no link: http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_responde/lqes_responde_sopa_primordial.html
Texto complementar ao professor:
As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra: https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-38205665
Teorias e explicações para a origem do universo e da vida: https://novaescola.org.br/conteudo/3422/teorias-e-explicacoes-para-a-origem-do-universo-e-da-vida