12381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sustentabilidade - Ações coletivas

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Sustentabilidade - Ações coletivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e analisarem as ações coletivas em busca de um desenvolvimento sustentável. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como a comunidade pode lutar pelo desenvolvimento sustentável?

Mão na massa
Divida a turma em 2 grupos. Envie um texto (disponível aqui) para cada grupo- e peça para refletirem.

Peça para os estudantes escreverem um problema da comunidade. O representante deve compilar em uma planilha os problemas e compartilhá-la com o grupo.
O grupo deverá escolher 5 problemas e indicar possíveis soluções.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa para consolidar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Use o Padlet, um recurso digital, para criar um mural com os cinco problemas e as possíveis soluções. Tutorial Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem conversar sobre desenvolvimento sustentável para perceberem quais os problemas que a comunidade possui e de qual forma cada um pode fazer a sua parte.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_13V&E06

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas