Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é a sexta aula de uma sequência didática para a contemplação da habilidade EF09CI13 da Base Nacional Curricular Comum. Esta habilidade propõe a análise de ações bem sucedidas em busca de um desenvolvimento sustentável, bem como estimula iniciativas neste sentido. Nesta aula, vamos focar em ações que partiram das próprias comunidades em resposta aos problemas locais. O objetivo é mostrar aos estudantes, futuros agentes sociais, que a mudança pode partir de baixo para cima, ou seja, da base, que é a comunidade, para o topo, que são as instituições governamentais.
Abordaremos também o conceito de permacultura, que consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos de ciências agrárias, engenharias, arquitetura, ciências sociais e outras, todas abordadas sob a ótica da ecologia. Você encontra mais informações no Instituto de Permacultura Ipoema, disponível aqui <http://ipoema.org.br/conceitos-da-permacultura/>, acesso em 22 de Junho de 2018.
Como leitura inicial sobre desenvolvimento sustentável a partir da perspectiva de Ignacy Sachs, economista que propõem 5 dimensões que precisam ser levadas em consideração quando se fala sobre o tema, veja o artigo de Valdir Lamim-Guedes, disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128119/Sachs%20Ignacy%20dimensoes%20DS.pdf?sequence=27>, acesso em 01 de julho de 2018. Cabe ressaltar que este é um conceito em constante evolução e alguns autores falam em até 7 dimensões. Para todos eles, a sustentabilidade é uma valor a ser buscado a partir de um desenvolvimento que leva em consideração essas 5 dimensões. Outra boa referência é o livro de M. Alice Setubal:
SETUBAL, M.A. “Educação e Sustentabilidade - Princípios e valores para a formação de educadores”. São Paulo: Peirópolis, 2015. E, claro, o site das Nações Unidas sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, disponível em <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>, acesso em 01 de julho de 2030.
Ao fim da aula, os alunos farão um mapa conceitual coletivo, que é uma forma de organizar as ideias de modo hierárquico, destacando os fatores chave de um tema. É uma ferramenta didática simples de executar e que permite até mesmo avaliar de forma qualitativa a aprendizagem do estudante. No site da WikiHow você encontra um passo a passo de como fazer um mapa conceitual, disponível aqui <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Mapa-Conceitual>, acesso em 22 de Junho de 2018.
Materiais necessários para a aula: Datashow ou quadro branco e os textos disponíveis no material complementar desta aula, disponível aqui. você terá que imprimir cópias destes textos com antecedência.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Você pode dividir os estudantes em grupos agora ou, se preferir, somente na hora do Mão na Massa. Leia o tema da aula. Diga que, para saber mais sobre ações coletivas em prol do desenvolvimento sustentável, vamos analisar alguns casos reais.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Se houver data show, peça para os estudantes lerem este texto. Se não houver, conte um pouco da história de Chico Mendes para a turma e sobre a tática do empate. Chico Mendes foi um grande articulador de alianças entre movimentos sociais em prol do desenvolvimento sustentável e sua luta é uma prova de que a comunidade, quando organizada em torno de uma causa, consegue ter voz perante ao governo. Assim, é interessante apresentar a história de Chico Mendes e sua comunidade, que, literalmente, deram as mãos uns aos outros para proteger a floresta e seu modo de vida, para contextualizar esta aula sobre ações coletivas em busca de um desenvolvimento sustentável.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora ou escreva-a no quadro, na ausência de data show. Caso os estudantes façam comentários, anote as palavras chave no quadro, elas poderão ser retomadas ao fim da aula na construção do mapa conceitual.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Se ainda não tiver dividido a turma em grupos, divida agora. Entregue para metade das equipes o primeiro texto e para a outra metade o segundo texto. Após 10 minutos de leitura e reflexão, peça que algum aluno, voluntariamente, conte o caso que leu. Pergunte à turma o que mais chamou a atenção deles nessas histórias. Busque deixar claro três aspectos presentes em ambos os casos descritos: o trabalho em grupo, os conhecimentos técnicos e científicos e a iniciativa popular.
Após a análise dos casos, peça que reflitam sobre a realidade do ambiente escolar, identificando possíveis problemas socioambientais e pensando em soluções que podem ser empenhadas em grupo pela comunidade escolar. Neste momento, o estudante não precisa necessariamente encontrar soluções ou construir projetos com base no desenvolvimento sustentável. O objetivo desta prática é simplesmente estimular o olhar crítico sobre o ambiente que nos rodeia.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Construa um mapa conceitual coletivamente com os estudantes. Peça para eles citarem as palavras chave abordadas nesta aula. Após uma chuva de palavras, peça que eles escolham a mais importante (provavelmente “desenvolvimento sustentável”, “sustentabilidade” ou “comunidade sustentável”). Em seguida, peça que escolham as segundas mais importantes e assim por diante. Por fim, relacione os conceitos citados por eles. No site da WikiHow você encontra um passo a passo para a construção de mapas conceituais hierárquicos, como o aqui proposto, disponível aqui <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Mapa-Conceitual>, acesso em 22 de Junho de 2018.
Sistematização
Orientações: Exemplo de mapa conceitual dos temas abordados nesta aula. Você pode apresentá-lo e pedir que os estudantes façam no caderno. Se você quiser aprofundar este assunto, pode pedir que a turma faça uma pesquisa sobre as ideias e ações em torno da busca pelo desenvolvimento sustentável. Pode, por exemplo, manter os grupos formados em sala e dar a cada grupo um tema referente ao desenvolvimento sustentável, para que apresentem em uma outra aula. Como, por exemplo: “agenda 2030”, “as dimensões do desenvolvimento sustentável” ou “o Ecossocialismo”, entre outros.