Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática sobre a busca de soluções para os problemas ambientais das cidades e demais comunidades. O tema desta aula é o consumo consciente, o qual, como um ato político, tem poder para provocar mudanças na sociedade. Esta aula pretende mostrar ao estudante que o ato de comprar carrega atrás de si a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção e pelo bem estar animal, bem como o papel protagonista do próprio estudante como agente ativo desse processo. Você pode buscar mais informações sobre o consumo consciente no site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui: <http://mma.gov.br/component/k2/item/11520-consumo-sustent%C3%A1vel> Acesso em 30 de junho de 2018.
Materiais necessários para a aula: Data show (se preferir, quadro branco, pincel de quadro branco e um dicionário da língua portuguesa). Será necessário imprimir os textos do material anexado aqui neste link e providenciar com antecedência quatro ou cinco cópias para as equipes que se formarão em sala.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Divida a turma em equipes de até quatro estudantes e diga para escolherem um nome para suas equipes, esse nome deve ser mantido em segredo. Pergunte se eles sabem o que é consumo consciente e, após as respostas, pergunte se eles se consideram consumidores conscientes. Não corrija as respostas, apenas ouça o que eles pensam sobre este tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Se tiver data show, apresente este slide e leia com eles os significados, extraídos do dicionário, das palavras que formam o tema desta aula. Analise com eles os significados e contraponha ao que eles disseram antes, isto criará um conflito cognitivo que vai estimular o envolvimento dos estudantes com a aula. Se preferir usar o dicionário, escreva estes significados no quadro e siga o procedimento acima.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Agora que eles sabem o sentido literal da frase “consumo consciente”, pergunte o que significa “ser” um consumidor consciente, ou seja, como esse conhecimento se traduz em ações e como tais ações têm potencial para mudar a sociedade.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Primeira etapa (10 min): Entregue para as equipes apenas a primeira página do material disponibilizado em anexo (o link indicado no primeiro slide) e peça aos estudantes que escrevam nesta página o nome da equipe (o nome da equipe que eles escolheram no início da aula, e não os nomes deles, lembre-os que esse nome deve ser mantido em segredo, as outras equipes não podem saber). Na primeira página do material em anexo tem uma tabela com os itens disponíveis para compras, e os estudantes devem marcar o que irão comprar até o limite do dinheiro disponível, 200 reais. Segunda etapa (12 minutos): Você deve recolher as tabelas e trocá-las entre as equipes de modo que uma fique com a tabela de outra, sem saber exatamente a qual equipe a lista pertence. Entregue o restante do material em anexo para as equipes e, com essas informações, elas vão julgar se as compras escolhidas pela outra equipe foram positivas ou negativas. Dando menos um (-1) a cada compra considerada negativa. Como há 34 itens, então cada equipe começa com 34 pontos. Terceira etapa (10 minutos): Recolha novamente as tabelas e devolva às equipes originais, elas devem compartilhar com a turma com quantos pontos ficaram e o que compraram que vai contra os princípios do consumo consciente e, por que isso foi julgado negativo pela outra equipe, razão pelo qual perderam pontos.
Mão na massa
Orientações: Nesse jogo as equipes “fazem compras” e depois são julgadas pelas compras que fizeram, ao mesmo tempo em que elas próprias julgam as compras das outras equipes, de modo que esse desafio as faz buscar com atenção os fatores considerados importantes para um consumidor consciente, para assim, fazer um julgamento eficaz, bem como saber argumentar caso ela própria seja julgada de modo injusto. Se você tiver mais tempo que 50 minutos, pode deixar acontecer (e se prolongar) um debate muito interessante e construtivo em sala. Os estudantes verão no material que foi disponibilizado um resumo de fatores que possivelmente alguns deles nunca tenham ouvido falar, como “pegada de carbono”, “pegada de água” e “microplásticos”, além daqueles mais frequentemente citados na mídia, como “exploração de mão de obra infantil” e “contaminação do solo e da água” em cadeias produtivas diversas. Com esse jogo, eles serão colocados em uma situação real de seu cotidiano (fazer compras), mas com um olhar bem diferente do que eles provavelmente estão habituados. A ideia é o desvelar de uma nova realidade e consciência, as quais vão exigir deles uma nova postura enquanto consumidores.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Repita a pergunta inicial “o que significa ser um consumidor consciente”, espere as respostas e depois apresente este slide. Se tiver usando apenas o quadro branco, escreva as respostas dos estudantes no quadro, veja se está dentro do que este slide apresenta e peça que eles escrevam em seus cadernos.