12380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Consumo consciente

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Consumo consciente

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática sobre a busca de soluções para os problemas ambientais das cidades e demais comunidades. O tema desta aula é o consumo consciente, o qual, como um ato político, tem poder para provocar mudanças na sociedade. Esta aula pretende mostrar ao estudante que o ato de comprar carrega atrás de si a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção e pelo bem estar animal, bem como o papel protagonista do próprio estudante como agente ativo desse processo. Você pode buscar mais informações sobre o consumo consciente no site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui: <http://mma.gov.br/component/k2/item/11520-consumo-sustent%C3%A1vel> Acesso em 30 de junho de 2018.

Materiais necessários para a aula: Data show (se preferir, quadro branco, pincel de quadro branco e um dicionário da língua portuguesa). Será necessário imprimir os textos do material anexado aqui neste link e providenciar com antecedência quatro ou cinco cópias para as equipes que se formarão em sala.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes de até quatro estudantes e diga para escolherem um nome para suas equipes, esse nome deve ser mantido em segredo. Pergunte se eles sabem o que é consumo consciente e, após as respostas, pergunte se eles se consideram consumidores conscientes. Não corrija as respostas, apenas ouça o que eles pensam sobre este tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Se tiver data show, apresente este slide e leia com eles os significados, extraídos do dicionário, das palavras que formam o tema desta aula. Analise com eles os significados e contraponha ao que eles disseram antes, isto criará um conflito cognitivo que vai estimular o envolvimento dos estudantes com a aula. Se preferir usar o dicionário, escreva estes significados no quadro e siga o procedimento acima.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Agora que eles sabem o sentido literal da frase “consumo consciente”, pergunte o que significa “ser” um consumidor consciente, ou seja, como esse conhecimento se traduz em ações e como tais ações têm potencial para mudar a sociedade.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Primeira etapa (10 min): Entregue para as equipes apenas a primeira página do material disponibilizado em anexo (o link indicado no primeiro slide) e peça aos estudantes que escrevam nesta página o nome da equipe (o nome da equipe que eles escolheram no início da aula, e não os nomes deles, lembre-os que esse nome deve ser mantido em segredo, as outras equipes não podem saber). Na primeira página do material em anexo tem uma tabela com os itens disponíveis para compras, e os estudantes devem marcar o que irão comprar até o limite do dinheiro disponível, 200 reais. Segunda etapa (12 minutos): Você deve recolher as tabelas e trocá-las entre as equipes de modo que uma fique com a tabela de outra, sem saber exatamente a qual equipe a lista pertence. Entregue o restante do material em anexo para as equipes e, com essas informações, elas vão julgar se as compras escolhidas pela outra equipe foram positivas ou negativas. Dando menos um (-1) a cada compra considerada negativa. Como há 34 itens, então cada equipe começa com 34 pontos. Terceira etapa (10 minutos): Recolha novamente as tabelas e devolva às equipes originais, elas devem compartilhar com a turma com quantos pontos ficaram e o que compraram que vai contra os princípios do consumo consciente e, por que isso foi julgado negativo pela outra equipe, razão pelo qual perderam pontos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse jogo as equipes “fazem compras” e depois são julgadas pelas compras que fizeram, ao mesmo tempo em que elas próprias julgam as compras das outras equipes, de modo que esse desafio as faz buscar com atenção os fatores considerados importantes para um consumidor consciente, para assim, fazer um julgamento eficaz, bem como saber argumentar caso ela própria seja julgada de modo injusto. Se você tiver mais tempo que 50 minutos, pode deixar acontecer (e se prolongar) um debate muito interessante e construtivo em sala. Os estudantes verão no material que foi disponibilizado um resumo de fatores que possivelmente alguns deles nunca tenham ouvido falar, como “pegada de carbono”, “pegada de água” e “microplásticos”, além daqueles mais frequentemente citados na mídia, como “exploração de mão de obra infantil” e “contaminação do solo e da água” em cadeias produtivas diversas. Com esse jogo, eles serão colocados em uma situação real de seu cotidiano (fazer compras), mas com um olhar bem diferente do que eles provavelmente estão habituados. A ideia é o desvelar de uma nova realidade e consciência, as quais vão exigir deles uma nova postura enquanto consumidores.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Repita a pergunta inicial “o que significa ser um consumidor consciente”, espere as respostas e depois apresente este slide. Se tiver usando apenas o quadro branco, escreva as respostas dos estudantes no quadro, veja se está dentro do que este slide apresenta e peça que eles escrevam em seus cadernos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática sobre a busca de soluções para os problemas ambientais das cidades e demais comunidades. O tema desta aula é o consumo consciente, o qual, como um ato político, tem poder para provocar mudanças na sociedade. Esta aula pretende mostrar ao estudante que o ato de comprar carrega atrás de si a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção e pelo bem estar animal, bem como o papel protagonista do próprio estudante como agente ativo desse processo. Você pode buscar mais informações sobre o consumo consciente no site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui: <http://mma.gov.br/component/k2/item/11520-consumo-sustent%C3%A1vel> Acesso em 30 de junho de 2018.

Materiais necessários para a aula: Data show (se preferir, quadro branco, pincel de quadro branco e um dicionário da língua portuguesa). Será necessário imprimir os textos do material anexado aqui neste link e providenciar com antecedência quatro ou cinco cópias para as equipes que se formarão em sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes de até quatro estudantes e diga para escolherem um nome para suas equipes, esse nome deve ser mantido em segredo. Pergunte se eles sabem o que é consumo consciente e, após as respostas, pergunte se eles se consideram consumidores conscientes. Não corrija as respostas, apenas ouça o que eles pensam sobre este tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Se tiver data show, apresente este slide e leia com eles os significados, extraídos do dicionário, das palavras que formam o tema desta aula. Analise com eles os significados e contraponha ao que eles disseram antes, isto criará um conflito cognitivo que vai estimular o envolvimento dos estudantes com a aula. Se preferir usar o dicionário, escreva estes significados no quadro e siga o procedimento acima.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Agora que eles sabem o sentido literal da frase “consumo consciente”, pergunte o que significa “ser” um consumidor consciente, ou seja, como esse conhecimento se traduz em ações e como tais ações têm potencial para mudar a sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Primeira etapa (10 min): Entregue para as equipes apenas a primeira página do material disponibilizado em anexo (o link indicado no primeiro slide) e peça aos estudantes que escrevam nesta página o nome da equipe (o nome da equipe que eles escolheram no início da aula, e não os nomes deles, lembre-os que esse nome deve ser mantido em segredo, as outras equipes não podem saber). Na primeira página do material em anexo tem uma tabela com os itens disponíveis para compras, e os estudantes devem marcar o que irão comprar até o limite do dinheiro disponível, 200 reais. Segunda etapa (12 minutos): Você deve recolher as tabelas e trocá-las entre as equipes de modo que uma fique com a tabela de outra, sem saber exatamente a qual equipe a lista pertence. Entregue o restante do material em anexo para as equipes e, com essas informações, elas vão julgar se as compras escolhidas pela outra equipe foram positivas ou negativas. Dando menos um (-1) a cada compra considerada negativa. Como há 34 itens, então cada equipe começa com 34 pontos. Terceira etapa (10 minutos): Recolha novamente as tabelas e devolva às equipes originais, elas devem compartilhar com a turma com quantos pontos ficaram e o que compraram que vai contra os princípios do consumo consciente e, por que isso foi julgado negativo pela outra equipe, razão pelo qual perderam pontos.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse jogo as equipes “fazem compras” e depois são julgadas pelas compras que fizeram, ao mesmo tempo em que elas próprias julgam as compras das outras equipes, de modo que esse desafio as faz buscar com atenção os fatores considerados importantes para um consumidor consciente, para assim, fazer um julgamento eficaz, bem como saber argumentar caso ela própria seja julgada de modo injusto. Se você tiver mais tempo que 50 minutos, pode deixar acontecer (e se prolongar) um debate muito interessante e construtivo em sala. Os estudantes verão no material que foi disponibilizado um resumo de fatores que possivelmente alguns deles nunca tenham ouvido falar, como “pegada de carbono”, “pegada de água” e “microplásticos”, além daqueles mais frequentemente citados na mídia, como “exploração de mão de obra infantil” e “contaminação do solo e da água” em cadeias produtivas diversas. Com esse jogo, eles serão colocados em uma situação real de seu cotidiano (fazer compras), mas com um olhar bem diferente do que eles provavelmente estão habituados. A ideia é o desvelar de uma nova realidade e consciência, as quais vão exigir deles uma nova postura enquanto consumidores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Repita a pergunta inicial “o que significa ser um consumidor consciente”, espere as respostas e depois apresente este slide. Se tiver usando apenas o quadro branco, escreva as respostas dos estudantes no quadro, veja se está dentro do que este slide apresenta e peça que eles escrevam em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano