12379
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A Economia Circular

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A Economia Circular

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática sobre os problemas ambientais e a busca por uma sociedade sustentável. Nesta aula será apresentada a ideia de Economia Circular (modelo que propõe uma mudança na cadeia produtiva, desde a forma de pensar o design do produto até a forma que lidamos com a matéria-prima e com os resíduos) por meio de processos produtivos inspirados na natureza e em seu caráter cíclico e que já estão sendo praticados por diferentes grupos de pessoas e empresas em diferentes países, inclusive no Brasil. Neste novo modelo de economia, os resíduos e subprodutos de um processo são considerados “alimentos”, que retornam para o ciclo produtivo da própria empresa, de outra empresa para os quais eles são considerados
matéria-prima ou, quando são biodegradáveis, para a própria natureza. Você pode saber mais sobre este novo conceito e seus princípios nos links abaixos:
1. No site da Ecycle, disponível em: <https://www.ecycle.com.br/2853-economia-circular/>, acesso em: 9 de junho de 2018.
2. No site da Fundação Ellen MacArthur, disponível em: <https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/economia-circular-1/conceito>, acesso em: 9 de junho de 2018, fundação que produz material educativo com o objetivo de disseminar este modo de repensar o design e a produção dos produtos.

Se você já aplicou os planos P2 e P3 desta unidade, verá que eles serão retomados aqui, já que são essenciais para a compreensão deste novo modelo de economia.

Materiais necessários para a aula: Datashow e os textos disponíveis neste link. Na ausência de datashow o professor pode utilizar apenas o quadro e os textos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco estudantes. Após a formação dos grupos leia o título da aula. Caso você tenha apresentado as aulas anteriores desta sequência didática, comente que a Economia Circular traz uma nova dinâmica para o processo produtivo fugindo do modelo linear já estudado, caso não tenha apresentado você pode falar rapidamente sobre o modelo linear no slide 4.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (5 minutos para este slide e a história da velejadora, 5 para o slide seguinte).

Orientações: Se tiver datashow, peça que os estudantes leiam o slide e depois comente a experiência da velejadora Ellen MacArthur. Se não houver datashow, conte a história da velejadora para a turma. Além de ser muito interessante, esta história tem a função de contextualizar esta aula. Pergunte de que maneira os estudantes usariam as suas coisas (inclusive comida) se estivessem em um barco, isolados de tudo?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Mostre os esquemas deste slide (ou escreva-os no quadro). Enfatize que na economia linear há degradação da natureza e acúmulo de lixo, enquanto na economia da natureza não há sobras, pois tudo é continuamente reutilizado em diferentes processos. Os planos 2 e 3 desta sequência didática tratam destes dois esquemas em detalhes.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora, instigue-os sobre as características de um processo produtivo que tem como modelo a própria natureza. Lembre a eles que na natureza não há produção de lixo, que o “lixo” de uma espécie é o “alimento” de outra e que toda a energia utilizada em todos os ciclos da natureza é proveniente do Sol. Anote as respostas que surgirem para que no final vocês retornem a elas para verificar o que mudou nas ideias e hipóteses apresentadas por eles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (10 minutos para ler e responder as questões propostas e 10 minutos para compartilhamento, próximo slide).

Orientações: Cada grupo receberá um texto disponível no material indicado no primeiro slide, referente a um dos itens da lista acima. Oriente os estudantes a ler os textos com os modelos vistos no slide 4 em mente (economia linear e economia da natureza) para que encontrem similaridades e diferenças entre estes modelos e a produção do item em questão. Cada texto fala um pouco sobre as motivações que levaram à criação do produto bem como sobre as estratégias utilizadas para fugir do modelo linear convencional. As perguntas no fim dos textos têm a função de desafiar o estudante a pensar sobre um modelo econômico em mais sintonia com a natureza e o coloca como agente ativo, já que os itens da lista são produtos comuns, servindo como uma preparação para a próxima aula sobre consumo consciente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Como cada grupo leu sobre a produção de um item diferente, o principal deste momento de compartilhamento das respostas é a percepção de que nestes novos modelos há sempre uma preocupação com a origem da matéria-prima e com o descarte final do produto, ou seja, busca-se nestes processos fechar um ciclo, como na natureza (sem resíduos ou com o mínimo possível).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (sugestão: 10 minutos para esta parte e 4 minutos para apresentar o slide seguinte e comparar com o esquema proposto pelos alunos).

Orientações: Os estudantes devem fazer o esquema de produção do objeto que cada um recebeu no texto. Deste modo, a turma terá vários modelos com pequenas diferenças entre si, porém todos devem apresentar uma circularidade, como os ciclos na natureza. É importante ressaltar este ponto - o da circularidade do processo, que é a base da Economia Circular.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Enfim, o termo e o conceito de Economia Circular são apresentados formalmente, mas ao chegar aqui espera-se que os estudantes tenham compreendido com as leituras e as atividades os elementos-chave deste modelo econômico, para que este slide apenas sistematize o que foi trabalhado em
toda a aula. Peça para eles que observem com atenção a ilustração e comparem com os modelos criados por eles - O que está igual? O que está diferente?
Se houver diferenças, quais são e o que provocou essas diferenças?
Neste ponto é importante verificar se os esquemas propostos pelos alunos realmente refletem o princípio fundamental da Economia Circular: o “lixo” de um é “alimento” para outro, como no caso do cinto de segurança, que, quando “lixo” (descartado), virou matéria-prima (alimento) para outra empresa, por exemplo.

Se você ainda tiver tempo com a turma e disponibilidade de datashow também, passe este vídeo <https://www.youtube.com/watch?v=zhFhgXb4hO4>, ele mostra o conceito de Economia Circular de forma muito didática, além de abordar também as formas de consumo, tudo em 3’48’’ minutos, ideal para fechar esta aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática sobre os problemas ambientais e a busca por uma sociedade sustentável. Nesta aula será apresentada a ideia de Economia Circular (modelo que propõe uma mudança na cadeia produtiva, desde a forma de pensar o design do produto até a forma que lidamos com a matéria-prima e com os resíduos) por meio de processos produtivos inspirados na natureza e em seu caráter cíclico e que já estão sendo praticados por diferentes grupos de pessoas e empresas em diferentes países, inclusive no Brasil. Neste novo modelo de economia, os resíduos e subprodutos de um processo são considerados “alimentos”, que retornam para o ciclo produtivo da própria empresa, de outra empresa para os quais eles são considerados
matéria-prima ou, quando são biodegradáveis, para a própria natureza. Você pode saber mais sobre este novo conceito e seus princípios nos links abaixos:
1. No site da Ecycle, disponível em: <https://www.ecycle.com.br/2853-economia-circular/>, acesso em: 9 de junho de 2018.
2. No site da Fundação Ellen MacArthur, disponível em: <https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/economia-circular-1/conceito>, acesso em: 9 de junho de 2018, fundação que produz material educativo com o objetivo de disseminar este modo de repensar o design e a produção dos produtos.

Se você já aplicou os planos P2 e P3 desta unidade, verá que eles serão retomados aqui, já que são essenciais para a compreensão deste novo modelo de economia.

Materiais necessários para a aula: Datashow e os textos disponíveis neste link. Na ausência de datashow o professor pode utilizar apenas o quadro e os textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco estudantes. Após a formação dos grupos leia o título da aula. Caso você tenha apresentado as aulas anteriores desta sequência didática, comente que a Economia Circular traz uma nova dinâmica para o processo produtivo fugindo do modelo linear já estudado, caso não tenha apresentado você pode falar rapidamente sobre o modelo linear no slide 4.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (5 minutos para este slide e a história da velejadora, 5 para o slide seguinte).

Orientações: Se tiver datashow, peça que os estudantes leiam o slide e depois comente a experiência da velejadora Ellen MacArthur. Se não houver datashow, conte a história da velejadora para a turma. Além de ser muito interessante, esta história tem a função de contextualizar esta aula. Pergunte de que maneira os estudantes usariam as suas coisas (inclusive comida) se estivessem em um barco, isolados de tudo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Mostre os esquemas deste slide (ou escreva-os no quadro). Enfatize que na economia linear há degradação da natureza e acúmulo de lixo, enquanto na economia da natureza não há sobras, pois tudo é continuamente reutilizado em diferentes processos. Os planos 2 e 3 desta sequência didática tratam destes dois esquemas em detalhes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora, instigue-os sobre as características de um processo produtivo que tem como modelo a própria natureza. Lembre a eles que na natureza não há produção de lixo, que o “lixo” de uma espécie é o “alimento” de outra e que toda a energia utilizada em todos os ciclos da natureza é proveniente do Sol. Anote as respostas que surgirem para que no final vocês retornem a elas para verificar o que mudou nas ideias e hipóteses apresentadas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (10 minutos para ler e responder as questões propostas e 10 minutos para compartilhamento, próximo slide).

Orientações: Cada grupo receberá um texto disponível no material indicado no primeiro slide, referente a um dos itens da lista acima. Oriente os estudantes a ler os textos com os modelos vistos no slide 4 em mente (economia linear e economia da natureza) para que encontrem similaridades e diferenças entre estes modelos e a produção do item em questão. Cada texto fala um pouco sobre as motivações que levaram à criação do produto bem como sobre as estratégias utilizadas para fugir do modelo linear convencional. As perguntas no fim dos textos têm a função de desafiar o estudante a pensar sobre um modelo econômico em mais sintonia com a natureza e o coloca como agente ativo, já que os itens da lista são produtos comuns, servindo como uma preparação para a próxima aula sobre consumo consciente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Como cada grupo leu sobre a produção de um item diferente, o principal deste momento de compartilhamento das respostas é a percepção de que nestes novos modelos há sempre uma preocupação com a origem da matéria-prima e com o descarte final do produto, ou seja, busca-se nestes processos fechar um ciclo, como na natureza (sem resíduos ou com o mínimo possível).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (sugestão: 10 minutos para esta parte e 4 minutos para apresentar o slide seguinte e comparar com o esquema proposto pelos alunos).

Orientações: Os estudantes devem fazer o esquema de produção do objeto que cada um recebeu no texto. Deste modo, a turma terá vários modelos com pequenas diferenças entre si, porém todos devem apresentar uma circularidade, como os ciclos na natureza. É importante ressaltar este ponto - o da circularidade do processo, que é a base da Economia Circular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Enfim, o termo e o conceito de Economia Circular são apresentados formalmente, mas ao chegar aqui espera-se que os estudantes tenham compreendido com as leituras e as atividades os elementos-chave deste modelo econômico, para que este slide apenas sistematize o que foi trabalhado em
toda a aula. Peça para eles que observem com atenção a ilustração e comparem com os modelos criados por eles - O que está igual? O que está diferente?
Se houver diferenças, quais são e o que provocou essas diferenças?
Neste ponto é importante verificar se os esquemas propostos pelos alunos realmente refletem o princípio fundamental da Economia Circular: o “lixo” de um é “alimento” para outro, como no caso do cinto de segurança, que, quando “lixo” (descartado), virou matéria-prima (alimento) para outra empresa, por exemplo.

Se você ainda tiver tempo com a turma e disponibilidade de datashow também, passe este vídeo <https://www.youtube.com/watch?v=zhFhgXb4hO4>, ele mostra o conceito de Economia Circular de forma muito didática, além de abordar também as formas de consumo, tudo em 3’48’’ minutos, ideal para fechar esta aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano