Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula representa a primeira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento do contato dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, botões ou tampas plásticas de garrafa PET, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns animais do bioma Pantanal. Suas pesquisas e estudos serão para compreender melhor as características destes animais na perspectiva evolutiva dos cientistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem o que é o Pantanal. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa como tarefa de casa para chegarem com referências para esta aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Caso eles não saibam, conte que o Pantanal é um dos biomas brasileiros. Pergunte o que eles sabem sobre ele, usando questões como: “Onde o Pantanal se localiza?; Que características morfoclimáticas ele possui?; Que animais e vegetais costumam viver neste bioma?; Que característica mais chama a atenção quando vocês observam o animal da foto?”. Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam a paisagem do Pantanal e o urubu-rei. Juntamente com as respostas dos alunos, comente que aqui vamos estudar um animal que vive no Pantanal brasileiro, o urubu-rei (Sarcoramphus papa). Ele é uma ave de grande porte, encontrada nas zonas tropicais e semitropicais da América Latina, desde o México até a Argentina e por todo o Brasil. Então, além de viver no Pantanal, ele pode ser encontrado no Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, entre outros biomas. Sua alimentação é do tipo saprófaga, ou seja, ele se alimenta de cadáveres de outros animais ou de restos orgânicos, ajudando a limpar os ambientes. Você pode propor um trabalho interdisciplinar com Geografia, por exemplo, estudando a biodiversidade do Pantanal e de outros biomas brasileiros. Ou propor um trabalho interdisciplinar com História, pesquisando informações sobre a ocupação da Região Centro-Oeste brasileira desde a colonização do país por Portugal, ou pesquisando informações sobre populações indígenas que costumavam habitar esta região antes da colonização do país por Portugal, e sua relação com os animais da região. Para mais informações sobre o assunto recomenda-se consultar o artigo SABINO, J. ANDRADE, L.P. Estratégias para identificar concepções espontâneas da biodiversidade do Pantanal. Revista Educação Ambiental em Ação. n. 6, ano, XVI, set-nov/2017 (disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2911) e os sites http://www.biomasdobrasil.com/ e http://www.wikiaves.com.br/urubu-rei.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como biólogos estudando o Pantanal. Explique que eles estão interessados em observar as características das aves que ali vivem, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a Questão disparadora.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como:
“Que estruturas estes animais possuem? Como elas funcionam? Como elas podem ajudar na sobrevivência?”. Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos, estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Cada grupo também deve receber um conjunto de materiais que pertencem ao jogo “Sobrevivendo no Pantanal”. Explique a atividade usando as informações do slide projetado e imprima as fichas de atividades no arquivo disponível neste link. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de jogos de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso. Você também pode formular tabuleiros usando papel quadriculado e registrar as informações das cartas em folhas sulfites ou pedaços de cartolina.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, botões ou tampas plásticas de garrafa PET, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste link. Para estabelecer uma relação entre o segundo parágrafo deste slide (sobre a seleção natural) e os desafios propostos nas cartas do jogo, é possível retomar algumas informações das cartas, como o fato de alguns indivíduos possuírem bicos mais afiados do que outros; a diferença do tamanho das asas de alguns indivíduos, onde os que possuíam asas mais longas sobreviveriam; e ainda, aqueles com uma taxa reprodutiva maior, permitindo a sua sobrevivência. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala. Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os sites http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml e http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5Adaptation.shtml.