9701
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Investigando prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: lápis, borracha, caderno, exercício impresso para os grupos.

Material de uso coletivo:  Embalagens e imagens de produtos e/ou construções, cartolina ou outro tipo de papel para confeccionar o cartaz, fita adesiva colorida,  pincel atômico de várias cores, lápis de cor e régua.

Indicação de leitura:  COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.


Código: MAT6_14GEO01

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas