Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é melhor aplicado depois de uma aula sobre mitose (Mitose - parte I - CIE9_09VE04).
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides e computador (ou então faça cartazes com as imagens utilizadas), cartolina colorida (1 por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis e borracha. Recursos para pesquisas na internet ou pesquisas trazidas pelos estudantes. Se não puder exibir a animação proposta na Sistematização, leve uma cópia impressa para cada aluno do texto disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer, para uma leitura e conclusão coletivas: “O que é o câncer?”, preparado pelo Instituto Nacional do Câncer em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer#:~:text=C%C3%A2ncer%20%C3%A9%20o%20nome%20dado,que%20invadem%20tecidos%20e%20%C3%B3rg%C3%A3os. , acesso em 03 out, 2020. Para saber mais sobre o assunto abordado nesta aula, acesse o site do INCA com informações sobre câncer: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/cancer (acesso em 03 out, 2020).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos eucariontes unicelulares e pluricelulares. Este plano de aula é melhor aplicado depois de uma aula sobre mitose (Mitose - parte I - CIE9_09VE04).
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente as imagens do slide (ou busque imagens semelhantes) e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta: “O que está sendo demonstrado na imagem?”; “Sempre fomos do mesmo tamanho?”; “O que é a mitose?”; “O que a mitose nos proporciona?”. Chame a atenção dos alunos para a imagem do esquema da mitose, retomando esse assunto — que a mitose é um processo de divisão celular em que uma célula origina duas células-filhas com a mesma quantidade de cromossomos (retomada do plano Mitose - parte I - CIE9_09VE04).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e leia a questão disparadora com os alunos. Escreva no quadro algumas palavras-chave das falas dos estudantes. Se possível, tire uma foto com o seu celular ou escreva numa folha (para usar as respostas para fins comparativos na sistematização). Não julgue as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança para esse momento de levantamento das concepções prévias deles sobre o assunto. Se aparecer a palavra “câncer”, fale que no momento seguinte estudaremos sobre alguns tipos de câncer e suas formas de prevenção. Para saber mais, acesse um vídeo que trata sobre as células Hela e suas aplicações nos estudos citológicos: https://www.youtube.com/watch?v=22lGbAVWhro (acesso em 29 mai. 2018).
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Se os alunos tiverem celular ou acesso à sala de informática com internet, a proposta é que eles pesquisem neste momento. Divida os alunos em trios ou quartetos para fazerem uma pesquisa sobre os tipos de câncer escolhidos por eles mesmos. Sugestões: câncer de pele, câncer das mamas, do colo do útero, da próstata e leucemia. Dados para pesquisar: definição, prevenção, sintomas, tratamento, biotecnologia e dados estatísticos. Se não tiverem acesso a meios de pesquisa, instrua seus alunos, num momento anterior à esta aula, a fazerem essa pesquisa em casa, trazendo para aula textos e imagens. De posse dos dados, deverão elaborar um cartaz-guia, conforme o modelo no próximo slide. Ao final, deverão apresentar para os demais colegas da turma.
Materiais necessários: Recursos para pesquisas na internet ou pesquisas trazidas pelos estudantes, cartolina colorida (1 por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis e borracha.
Mão na massa
Orientações: Este é o modelo do cartaz-guia. Projete essa imagem ou desenhe no quadro para este momento para que os alunos reconheçam como deverão construir os cartazes. Para saber mais sobre metodologias ativas e suas aplicações em sala de aula: MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf (acesso em 25 mai.2018).
Materiais necessários: Recursos para pesquisas na internet ou pesquisas trazidas pelos estudantes, cartolina colorida (1 por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis e borracha.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a apresentação dos grupos, escreva no quadro ou projete novamente a questão disparadora e estimule as respostas dos alunos, instruindo para que cada um reescreva sua resposta em seu próprio caderno, comparando com as concepções prévias. É possível retomar nesse momento os registros das ideias iniciais dos estudantes, como sugerido no slide da questão disparadora. Para finalizar a aula, exiba a animação “Câncer: conhecer, prevenir e vencer”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HU2sXd5H48Q (acesso em 25 mai. 2018). Lembre-se que muitos dos termos usados na animação serão abordados apenas no Ensino Médio. O processo retratado na animação deve ser compreendido de uma maneira mais genérica agora no 9º ano, pois será aprofundado na etapa escolar seguinte. Outra alternativa à exibição do vídeo é levar o texto para uma leitura do 1º tópico e conclusão coletivas: “O que é o câncer?”, preparado pelo Instituto Nacional do Câncer, disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322 (acesso em 15 jun. 2018).