12376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Divisão celular: mitose - parte I

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Divisão celular: mitose - parte I

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma introdução à mitose.

Materiais necessários para a aula: Projetor e computador ou cartazes com as imagens sugeridas, cartolina colorida (uma por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis, acesso à internet ou materiais para pesquisa (livro didático ou dicionário), borracha e uma folha impressa para cada aluno (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit).

A proposta desta aula é montar um mapa conceitual.

Para saber mais: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Disponível em: http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf, acesso em 23 jun. 2018 e CARNEIRO, S. P.; DAL-FARRA, R. A. As situações-problema no ensino de genética: estudando a mitose. Revista Genética na Escola, v. 6, n° 2, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_52af92c4c6b94a3ba1532c2c6a808bb9.pdf, acesso: em 20 mai. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013,
p. 291 e p.299.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente as imagens aos estudantes e converse com eles sobre o que elas representam. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta e compartilhem as suas concepções prévias com a turma: O que está sendo demonstrado na imagem?; Sempre fomos do mesmo tamanho?; O processo de crescimento acontece apenas com os seres humanos? Dê exemplos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e leia com os alunos a Questão disparadora. Escreva no quadro as falas dos estudantes. Não julgue as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança neste momento de levantamento das concepções prévias sobre o assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida os alunos em trios. Distribua cópias do texto que trata do crescimento de um ser humano e que insere a problemática da divisão celular nas células somáticas: a mitose (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit). Oriente os trios que devem decidir quem assume cada papel para uma leitura ativa. Os papéis são: um leitor, que fará a leitura em voz alta para todos, um escriba, que vai anotando as ideias que considera principais do texto, e um detetive, que vai marcar as palavras desconhecidas ou trechos a ser investigados (esta investigação pode ser realizada usando internet e celular ou no livro didático, ou com um dicionário, ou, ainda, esclarecendo diretamente as dúvidas com você, professor. Não dê respostas prontas, mas problematize para que os alunos cheguem às suas conclusões). No final, os alunos devem elaborar um mapa conceitual utilizando a cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis e borracha. Lembre-os que, por se tratar de um cartaz, o tamanho da letra deve ser adequado para que todos consigam ler mesmo sentado na última fileira da sala de aula. Para saber mais sobre mapas conceituais: para um melhor aproveitamento da aula os estudantes já devem estar familiarizados com este método de organização conceitual: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa, em https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf, acesso em: 21 jun. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para que cada trio apresente e explique seu mapa conceitual à turma. No final, compare com as concepções iniciais, fazendo as relações percebidas por você, professor, retomando os registros das ideias dos alunos ao responderem a Questão disparadora. Oriente-os a comparar as ideias iniciais ao que foi apresentado pelos grupos e ao conteúdo sugerido neste slide, registrando os conceitos abordados nesta aula. Lembrando que a mitose acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 291 e p.299.

Para o professor saber mais: https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/a/bacterial-binary-fission&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNHis9vmxbkJhultytiiCY06U_UEUQ e https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/v/mitosis&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNFWN_rAOM44PR0AcFn2AU1Np6sW0A, acesso em: 8 jun. 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é uma introdução à mitose.

Materiais necessários para a aula: Projetor e computador ou cartazes com as imagens sugeridas, cartolina colorida (uma por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis, acesso à internet ou materiais para pesquisa (livro didático ou dicionário), borracha e uma folha impressa para cada aluno (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit).

A proposta desta aula é montar um mapa conceitual.

Para saber mais: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Disponível em: http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf, acesso em 23 jun. 2018 e CARNEIRO, S. P.; DAL-FARRA, R. A. As situações-problema no ensino de genética: estudando a mitose. Revista Genética na Escola, v. 6, n° 2, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_52af92c4c6b94a3ba1532c2c6a808bb9.pdf, acesso: em 20 mai. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013,
p. 291 e p.299.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente as imagens aos estudantes e converse com eles sobre o que elas representam. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta e compartilhem as suas concepções prévias com a turma: O que está sendo demonstrado na imagem?; Sempre fomos do mesmo tamanho?; O processo de crescimento acontece apenas com os seres humanos? Dê exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e leia com os alunos a Questão disparadora. Escreva no quadro as falas dos estudantes. Não julgue as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança neste momento de levantamento das concepções prévias sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida os alunos em trios. Distribua cópias do texto que trata do crescimento de um ser humano e que insere a problemática da divisão celular nas células somáticas: a mitose (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit). Oriente os trios que devem decidir quem assume cada papel para uma leitura ativa. Os papéis são: um leitor, que fará a leitura em voz alta para todos, um escriba, que vai anotando as ideias que considera principais do texto, e um detetive, que vai marcar as palavras desconhecidas ou trechos a ser investigados (esta investigação pode ser realizada usando internet e celular ou no livro didático, ou com um dicionário, ou, ainda, esclarecendo diretamente as dúvidas com você, professor. Não dê respostas prontas, mas problematize para que os alunos cheguem às suas conclusões). No final, os alunos devem elaborar um mapa conceitual utilizando a cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis e borracha. Lembre-os que, por se tratar de um cartaz, o tamanho da letra deve ser adequado para que todos consigam ler mesmo sentado na última fileira da sala de aula. Para saber mais sobre mapas conceituais: para um melhor aproveitamento da aula os estudantes já devem estar familiarizados com este método de organização conceitual: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa, em https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf, acesso em: 21 jun. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para que cada trio apresente e explique seu mapa conceitual à turma. No final, compare com as concepções iniciais, fazendo as relações percebidas por você, professor, retomando os registros das ideias dos alunos ao responderem a Questão disparadora. Oriente-os a comparar as ideias iniciais ao que foi apresentado pelos grupos e ao conteúdo sugerido neste slide, registrando os conceitos abordados nesta aula. Lembrando que a mitose acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 291 e p.299.

Para o professor saber mais: https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/a/bacterial-binary-fission&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNHis9vmxbkJhultytiiCY06U_UEUQ e https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/v/mitosis&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNFWN_rAOM44PR0AcFn2AU1Np6sW0A, acesso em: 8 jun. 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano