Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que respondam:
- Quais as causas prováveis da origem das ondas representadas na imagem?
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- O que os fatos de jogar uma pedra na água e de apertar o botão de um controle remoto têm em comum?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Envie a atividade em Word, via Whatsapp.
Peça para eles fazerem uma pesquisa sobre:
- Elementos de uma onda;
- Velocidade de uma onda.
a) As ondas produzidas em uma vasilha de água sempre se propagam com a mesma velocidade, independentemente da forma como as produzimos.
b) Uma onda produzida em uma corda sempre se propaga com a mesma velocidade, independentemente da frequência e da amplitude.
Considerando verdadeiras as afirmativas a e b, pense: de que depende a velocidade de uma onda?
- Imagine algumas folhas caídas na água. Uma pessoa lança uma pedra e formam-se ondas. As folhas começam a “dançar”. O que você acha é a água que causa o movimento das folhas?
(BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências Física e Química. Capítulo 12: Instrumentos ópticos. p. 128-133. Editora Ática. 9º ano. 2011)
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Passe o vídeo (disponível aqui) e converse com eles sobre o transporte de energia por uma onda.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.