Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais, padrões de circulação atmosférica e oceânica, aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão leituras de textos sobre o el niño e la niña para posteriormente apresentarem suas hipóteses sobre quais fatores podem influenciar na ocorrência destes fenômenos. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: imprima os textos disponíveis no material complementar desta aula (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Utilize também livros e material didático que contenha o assunto. Caso sua escola tenha acesso à internet, é possível que os alunos utilizem a rede para as pesquisas.
Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o título da aula e diga aos alunos que hoje eles vão aprender sobre mais dois tipos de fenômenos meteorológicos naturais: el Niño e la Niña. Pergunte se ele sabem o que são cada um deles e quais as diferenças entre eles.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles imaginam que pode influenciar na ocorrência do ENOS. Você e os alunos devem se familiarizar com as siglas ENSO ou ENOS, que são as nomenclaturas que se dá para o ciclismo de El Niño e La Niña juntos, sendo ENSO sigla de El Niño Southern Oscillation em inglês ou ENOS El Niño oscilação sul em português.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua um texto para cada grupo. No material complementar há 4 textos disponíveis (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Dependendo do número de grupos formados, você pode repetir o texto entre eles ou sentir-se livre para selecionar outros que você julgue ser pertinentes. A partir da leitura os alunos deverão tentar encontrar respostas para as seguintes perguntas:
- Como ocorre o El niño?
- Como ocorre a La niña?
- Exemplifique outros fenômenos que ocorrem de maneiras semelhantes a estes
- O que pode influenciar a ocorrência destes fenômenos?
- Relate uma curiosidade de seu texto ou alguma informação nova para seu grupo.
Peça para que utilizem também os livros e outros materiais trazidos por você.
Observe que os textos selecionados não irão responder à todas as perguntas, mas colaboram para os alunos criarem dúvidas para que, posteriormente, possam compreender o assunto na sistematização. Também servirá para que eles sintam-se inspirados para raciocinar e criar hipóteses diversas sobre o que pode influenciar na ocorrência destes fenômenos.
Na divisão dos tempos sugiro deixar 20 minutos para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Agora os alunos deverão compartilhar suas respostas com a sala e discutir as hipóteses e reflexões.
Retome a questão disparadora (O que ocasiona o ENOS?) e peça para eles tentarem responder novamente.
Na divisão dos tempos sugiro deixar 15 minutos para esta etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide e peça para os alunos observarem a imagem. Traduza para eles a legenda da barra de cores: Anomalia da temperatura da superfície do mar (ºC). Traduza também a legenda da imagem: “Estes mapas globais centrados no Oceano Pacífico mostram padrões de temperatura da superfície do mar durante os episódios de El Niño e La Niña. As cores ao longo do equador mostram áreas mais quentes ou mais frias do que a média de longo prazo”.
Peça para que observem as diferenças entre as imagens. Explique que o El niño (menino em espanhol) descreve um extenso aquecimento da superfície do oceano em todo o Pacífico Equatorial central e oriental, com duração de três ou mais estações. Este fenômeno ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos. Quando essa região oceânica muda para temperatura abaixo do normal, ela é chamada de La niña (menina em espanhol).
Espera-se que os alunos tenham compreendido que o ENOS são fenômenos meteorológicos naturais, mas com relação ao que causa esses fenômenos ainda não há consenso entre os meteorologistas. Explique a eles que, apesar dos estudos ainda serem escassos para demonstrar uma relação, é possível que o aquecimento global aumente a quantidade de eventos como os efeitos do El niño. Então, pode ser que o ser humano influencie a ocorrência do el niño à medida que libera para a atmosfera gases de efeito estufa, que aumentam o aquecimento global. Entretanto, por enquanto isso é apenas uma suposição.
Complemente seus argumentos lendo os textos disponíveis em:
- https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2015/12/aquecimento-global-tende-aumentar-frequencia-de-el-nino-diz-inpe.html
- https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/afinal--qual-e-a-causa-do-el-nino-_388183.html
Fonte do print screen: https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/can-we-blame-el-ni%C3%B1o