Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem se seu caderno suas observações sobre a imagem do furacão Catarina. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: Ciclones, furacões, tufões e tornados: como diferenciar um do outro?
Mão na massa
Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa” e peça para os grupos fazerem a pesquisa sobre as perguntas abaixo.
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Envie as perguntas:
- Qual a velocidade média e quais as categorias de cada um deles?
- Em quais locais cada um deles ocorre mais comumente?
- O que é, e quais apresentam “olho”?
- Há curiosidades sobre eles?
- Há ações antrópicas que podem aumentar suas ocorrências?
- Procure exemplos de cada um. Não esqueça de colocar o local e data da ocorrência.
Peça para elaborarem os mapas conceituais.
Solicite que os representantes dos grupos enviem as respostas para você.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha que os grupos falem sobre as diferenças entre ciclones, furacões, tufões e tornados.
Use o Padlet, recurso digital, para apresentar os mapas conceituais.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar na análise dos vídeos, ajudando os estudantes a entenderem o efeito estufa/aquecimento global.
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).