12371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Ciclones, furacões, tufões e tornados

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Ciclones, furacões, tufões e tornados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem se seu caderno suas observações sobre a imagem do furacão Catarina. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: Ciclones, furacões, tufões e tornados: como diferenciar um do outro?

Mão na massa
Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa” e peça para os grupos fazerem a pesquisa sobre as perguntas abaixo.

Divida a turma em grupos de cinco alunos. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Envie as perguntas:

- Qual a velocidade média e quais as categorias de cada um deles?
- Em quais locais cada um deles ocorre mais comumente?
- O que é, e quais apresentam “olho”?
- Há curiosidades sobre eles?
- Há ações antrópicas que podem aumentar suas ocorrências?
- Procure exemplos de cada um. Não esqueça de colocar o local e data da ocorrência.

Peça para elaborarem os mapas conceituais.

Solicite que os representantes dos grupos enviem as respostas para você.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha que os grupos falem sobre as diferenças entre ciclones, furacões, tufões e tornados.

Use o Padlet, recurso digital, para apresentar os mapas conceituais.
Tutorial Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar na análise dos vídeos, ajudando os estudantes a entenderem o efeito estufa/aquecimento global.

Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_14T&U04

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas