9700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Organizando quantidades de coleções diferentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_01NUM04

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e ou atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções. As atividade podem ser aplicadas conforme orientações do plano de aula, exceto as dinâmicas em grupo. Ou seja, a atividade principal deve ser realizada individualmente. Mande a atividade aos alunos, mas, se receberem digitalmente e, não tiverem como imprimir, podem fazer numa folha. Depois promova uma troca de ideias e estratégias de resolução, como está indicado na Discussão das soluções. Faça o fechamento e para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:

Retomada
Envie a imagem ou a impressão da figura do slide. Peça às famílias que conversem com os sobre:
     - O que você vê na ilustração?
     - Que tipos de coleções aparecem?
     - Quantas coleções temos nessa ilustração?
Caso julgue necessário, solicite que registrem as respostas para te enviar.
Atividade principal
Envie a atividade e solicite às famílias que leiam a comanda juntamente com as crianças. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem fazer numa folha. Explique o propósito e que eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha, ou outra maneira que encontrarem.

Discussão das soluções
Envie as questões a seguir, peça que respondam e te encaminhem juntamente com a atividade:
     1. QUE TIPO DE MATERIAIS VOCÊ ENCONTROU?
     2. COMO ORGANIZOU?
     3. SE FOSSE PRECISO REALIZAR A CONTAGEM DESSE MATERIAL, QUAL SERIA A FORMA MAIS FÁCIL?
Se houver necessidade, um adulto poderá ser o escriba da criança. Oriente as famílias.

Encerramento
Faça uma devolutiva nas atividades dos alunos, sintetizando as aprendizagens e realizando alguma intervenção que achar necessária.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_01NUM04

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas