12365
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de um sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior esclarecimento e aprofundamento, acesse demais planos de aula desta sequência, principalmente os planos CIE8_07EV01, CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03. Esse acompanhamento contribuirá para a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela, cópias impressas da atividade (situações-problema), imagens impressas ou recortadas de revistas ou jornais, caderno, lápis, caneta, borracha, quadro, giz ou caneta para quadro, folhas de papel sulfite (folhas de ofício), lápis de cor, canetas hidrocor (canetinhas), régua e fita adesiva. Pode-se utilizar ferramentas da internet para produção de histórias em quadrinhos, charges ou tirinhas (por exemplo, software HQ, Pixton, ToonDoo, Powtoon e Canva).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos falar sobre a fase da adolescência, que também é o período que se inicia a maturação sexual, ou seja, a puberdade, e vai até a idade adulta. Para compreender o que acontece durante a adolescência, entenda que na puberdade acontecem importantes modificações físicas, comportamentais e emocionais, em diferentes momentos para cada pessoa, com diferentes efeitos sobre meninos e meninas. Para melhor esclarecimento, sugerimos a leitura das Cadernetas de Saúde do Adolescente, as quais podem ser sugeridas para os estudantes como leitura complementar. A Caderneta das Meninas Adolescentes está disponível neste link e a caderneta dos meninos pode ser acessada neste link. Para o seu aprofundamento no assunto, sugerimos a leitura das páginas 19 a 31 do documento disponível neste link: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4795.pdf .

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou recorte imagens semelhantes em revistas ou jornais e distribua para os alunos analisarem. Pergunte à turma: “O que essas pessoas têm em comum com você e seus colegas?”. Envolva os estudantes em uma discussão que os faça refletir sobre o que é puberdade e adolescência, dando enfoque à sexualidade nessa etapa da vida.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma: “Como compreender e ser compreendido na adolescência?” Ouça as respostas dos estudantes, que deverão elencar formas de compreensão e respeito às transformações físicas, emocionais e psicológicas que acontecem durante a adolescência e que compõem a puberdade. Identifique ideias que se destacam, repetindo-as, sem necessidade de registrar no quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A etapa Mão na Massa tem duração total de 25 minutos. Para essa primeira parte, sugerimos utilizar 10 minutos para a dinâmica com situações-problema. Projete este slide ou passe as orientações no quadro. Ou ainda, caso ache possível, apenas explique oralmente esta tarefa para a turma. Peça que os alunos formem grupos com 4 integrantes. Entregue para cada grupo uma situação-problema, disponível para impressão neste link. Se não for possível imprimir as propostas, escreva-as no quadro, o que vai necessitar de um tempo maior. Caso haja mais grupos que a quantidade de situações-problemas, estas podem se repetir entre os grupos. Os alunos devem ler e discutir as situações para criar possíveis soluções. Circule entre os grupos orientando-os a refletirem sobre soluções embasadas no respeito à diversidade de transformações que acontecem durante a puberdade, compreendendo a adolescência como uma etapa importante para a construção da sexualidade. Procure desconstruir ideias desrespeitosas ou preconceituosas, motivando os estudantes a desenvolverem autonomia e valores de respeito com si mesmos e com os outros. As orientações para a resolução desta atividade podem ser consultadas neste link.

Peça que cada estudante escreva em seu caderno a solução proposta em grupo. Depois, cada grupo compartilha as respostas com a turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte de finalização da dinâmica com situações-problema, sugerimos utilizar 15 minutos. Faça a conclusão dos debates propondo que cada grupo produza uma tirinha, história em quadrinhos curta ou charge, em papel ou usando TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), conforme disponibilidade de recursos (HQ, Pixton, ToonDoo, Powtoon, Canva…). A apresentação dos trabalhos será feita em forma de roda de debates na etapa Sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora “Como compreender e ser compreendido na adolescência?”. Peça para que cada grupo apresente a charge, história em quadrinhos ou tirinha que elaborou. Caso as produções tenham sido em papel, exponha em um mural na sala. Caso as produções tenham sido em meios digitais, peça que a turma compartilhe nas redes sociais. Finalize a aula identificando com a turma formas de respeitar o corpo (e todas as suas transformações fisiológicas que acontecem por causa da puberdade), o psicológico e o emocional durante a adolescência. Enfatize a importância do respeito consigo mesmo em primeiro lugar, e o quanto precisamos debater sobre essa temática para que possamos juntos, enquanto sociedade, construir valores de respeito com as outras pessoas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de um sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior esclarecimento e aprofundamento, acesse demais planos de aula desta sequência, principalmente os planos CIE8_07EV01, CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03. Esse acompanhamento contribuirá para a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela, cópias impressas da atividade (situações-problema), imagens impressas ou recortadas de revistas ou jornais, caderno, lápis, caneta, borracha, quadro, giz ou caneta para quadro, folhas de papel sulfite (folhas de ofício), lápis de cor, canetas hidrocor (canetinhas), régua e fita adesiva. Pode-se utilizar ferramentas da internet para produção de histórias em quadrinhos, charges ou tirinhas (por exemplo, software HQ, Pixton, ToonDoo, Powtoon e Canva).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos falar sobre a fase da adolescência, que também é o período que se inicia a maturação sexual, ou seja, a puberdade, e vai até a idade adulta. Para compreender o que acontece durante a adolescência, entenda que na puberdade acontecem importantes modificações físicas, comportamentais e emocionais, em diferentes momentos para cada pessoa, com diferentes efeitos sobre meninos e meninas. Para melhor esclarecimento, sugerimos a leitura das Cadernetas de Saúde do Adolescente, as quais podem ser sugeridas para os estudantes como leitura complementar. A Caderneta das Meninas Adolescentes está disponível neste link e a caderneta dos meninos pode ser acessada neste link. Para o seu aprofundamento no assunto, sugerimos a leitura das páginas 19 a 31 do documento disponível neste link: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4795.pdf .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou recorte imagens semelhantes em revistas ou jornais e distribua para os alunos analisarem. Pergunte à turma: “O que essas pessoas têm em comum com você e seus colegas?”. Envolva os estudantes em uma discussão que os faça refletir sobre o que é puberdade e adolescência, dando enfoque à sexualidade nessa etapa da vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma: “Como compreender e ser compreendido na adolescência?” Ouça as respostas dos estudantes, que deverão elencar formas de compreensão e respeito às transformações físicas, emocionais e psicológicas que acontecem durante a adolescência e que compõem a puberdade. Identifique ideias que se destacam, repetindo-as, sem necessidade de registrar no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A etapa Mão na Massa tem duração total de 25 minutos. Para essa primeira parte, sugerimos utilizar 10 minutos para a dinâmica com situações-problema. Projete este slide ou passe as orientações no quadro. Ou ainda, caso ache possível, apenas explique oralmente esta tarefa para a turma. Peça que os alunos formem grupos com 4 integrantes. Entregue para cada grupo uma situação-problema, disponível para impressão neste link. Se não for possível imprimir as propostas, escreva-as no quadro, o que vai necessitar de um tempo maior. Caso haja mais grupos que a quantidade de situações-problemas, estas podem se repetir entre os grupos. Os alunos devem ler e discutir as situações para criar possíveis soluções. Circule entre os grupos orientando-os a refletirem sobre soluções embasadas no respeito à diversidade de transformações que acontecem durante a puberdade, compreendendo a adolescência como uma etapa importante para a construção da sexualidade. Procure desconstruir ideias desrespeitosas ou preconceituosas, motivando os estudantes a desenvolverem autonomia e valores de respeito com si mesmos e com os outros. As orientações para a resolução desta atividade podem ser consultadas neste link.

Peça que cada estudante escreva em seu caderno a solução proposta em grupo. Depois, cada grupo compartilha as respostas com a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte de finalização da dinâmica com situações-problema, sugerimos utilizar 15 minutos. Faça a conclusão dos debates propondo que cada grupo produza uma tirinha, história em quadrinhos curta ou charge, em papel ou usando TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), conforme disponibilidade de recursos (HQ, Pixton, ToonDoo, Powtoon, Canva…). A apresentação dos trabalhos será feita em forma de roda de debates na etapa Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora “Como compreender e ser compreendido na adolescência?”. Peça para que cada grupo apresente a charge, história em quadrinhos ou tirinha que elaborou. Caso as produções tenham sido em papel, exponha em um mural na sala. Caso as produções tenham sido em meios digitais, peça que a turma compartilhe nas redes sociais. Finalize a aula identificando com a turma formas de respeitar o corpo (e todas as suas transformações fisiológicas que acontecem por causa da puberdade), o psicológico e o emocional durante a adolescência. Enfatize a importância do respeito consigo mesmo em primeiro lugar, e o quanto precisamos debater sobre essa temática para que possamos juntos, enquanto sociedade, construir valores de respeito com as outras pessoas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano